O Uno Sporting 1.4 Dualogic é, junto com o Volkswagen up! I-motion (impressões sobre o up! aqui), uma opção "acessível" de carro com transmissão de operação automática - novidade da linha 2015 do sub-compacto da Fiat. Este artigo relata as impressões que tivemos em um teste-drive com o modelo.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

O vídeo a seguir mostra detalhes internos e externos do Uno Sporting 1.4 Dualogic, assim como detalhes de funcionamento da transmissão e as nossas impressões de condução.



Fiat Uno 1.4 Dualogic x Volkswagen up! I-Motion - desempenho

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen up! I-Motion: comparativo

Segundo a revista Quatro Rodas, o Fiat Uno 1.4 Dualogic acelera de 0 a 100 Km/h em 15,9 segundos, sendo, portanto, 0,8s mais rápido que o Volkswagen up! 1.0 i-Motion, que completa a mesma prova em 16,7 segundos, ambos com gasolina.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

Tendo em vista que já rodamos quase 2.000 Km com nosso up! I-motion (veja aqui), temos uma impressão adequada do desempenho dele em várias situações, e nesse ponto ficamos um pouco decepcionados com o Uno 1.4 Dualogic, pois esperávamos uma performance significativamente superior a do modelo da VW, já que o Fiat adota um motor quatro cilindros 1.4 8V contra o três cilindros 1.0 12V do Up! I-motion.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

Na prática, porém, não percebemos diferenças notáveis de desempenho entre os dois carros, com ambos ágeis e responsivos o suficiente para uma condução agradável em cidade ou estrada.

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen Up! I-Motion

A diferença se dá no consumo, já que o up! I-motion é cerca de 20% mais econômico.

Volkswagen up! I-Motion - interior
Volkswagen up! I-Motion - interior
A título de comparação, colocamos a imagem acima que  traz o painel do up! I-Motion, evidenciando um desenho de formas mais sóbrias, limpas e menos rebuscadas, e, portanto, mais agradável que o design excessivo, pesado e confuso do Uno.

Consumo

Segundo o INMETRO, o Uno 1.4 Dualogic consome 7,7 Km/l de etanol em cidade e 8,5 Km/l em estrada. Já com gasolina, é 11,1 Km/l em cidade e 12,3 Km/l em estrada.

Volkswagen up! I-motion - espaço traseiro
Volkswagen up! I-motion - espaço traseiro
Os números do up!, também segundo o INMETRO, são bem mais favoráveis: 9,2 Km/l de etanol em cidade, 10,2 Km/l em estrada. Com gasolina, o up! I-motion faz 13,2 Km/l em cidade e atinge 14,8 Km/l em estrada.

Modelo
Consumo - EtanolConsumo - Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
Uno 1.4 Dualogic7,78,511,112,3
Up! 1.0 I-Motion9,210,213,214,8
Vantagem do up!19,50%20,00%18,90%20,30%

Como se pode observar, o up! I-motion é cerca de 20% mais econômico que o Uno Dualogic - o que é uma diferença significativa, e que faz o modelo da VW apresentar consumo em cidade menor que o do Uno em estrada.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015 - espaço traseiro
Fiat Uno Dualogic 1.4 - espaço traseiro
Assim, em termos dinâmicos, há, nos números de desempenho uma vantagem de 5% do Uno 1.4 Dualogic (que, ressaltamos, não é percebida em condução normal), mas o up! responde sendo 20% mais econômico, evidenciando um trade-off bastante favorável ao modelo da Volkswagen.

Comportamento da transmissão

A transmissão Dualogic Plus do Uno 1.4 Sporting apresenta, assim como a I-motion do up!, a mesma impressão de mudança de marcha, sobretudo de 1ª para 2ª. Não se trata de um "tranco", mas apenas se percebe que o carro está fazendo a troca de marcha. De 2ª para 3ª a impressão é menor e fica praticamente imperceptível daí para cima. Isso não traz incômodo algum, e o motorista se acostuma rapidamente com o processo e acaba nem mais percebendo isso logo após os primeiros quilômetros de uso.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

Sobre o comportamento da transmissão, comparativamente à I-motion, observa-se que são programações diferentes. A Dualogic Plus do Uno 1.4 tem um software que naturalmente troca as marchas em rotações mais elevadas, mesmo quando se anda tranquilamente. O Uno troca as marchas no mínimo a 2.500 RPM, enquanto o I-motion do up!, caso se ande em plano e de forma convencional, troca a cerca de 2.000 RPM.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015 - interior

Assim, o Uno se mostra mais arisco, enquanto o up! I-motion tem um comportamento mais suave. Ambos mudam o mapeamento respondendo a uma acelerada mais forte, mas o Uno faz isso antes, visto que qualquer pisada mais funda já faz com que o Dualogic Plus segure as marchas até 3.500 ou 4.000 RPM.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015 - interior

O up! é mais progressivo, enquanto o Uno é mais arisco. Essa impressão fica evidenciada também pelo fato de o Uno 1.4 ser mais ruidoso internamente, ouvindo-se com bastante nitidez o ruído do motor. Já o up! I-motion é bem mais silencioso, e sua transmissão muda o mapeamento com maior progressividade.

Essa maior progressividade da transmissão I-motion do up! fica evidente na maior amplitude de formas de funcionamento. Em uso tranquilo o I-motion troca as marchas a 2000 RPM. Acelere um pouco mais e ele segura até os 3.000 RPM. Pise mais fundo e verá o motor esticar até 4.500 RPM. Se usar todo o curso do acelerador, o Up! I-motion estica as marchas até 6.200 RPM (invadindo um pouco a faixa vermelha).

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen Up! I-Motion - comparativo

O comportamento em lombadas é o mesmo tanto no Up! quanto no Uno, ou seja, o câmbio reduz para 2ª, corretamente por sinal, ao se frear para superar uma lombada, fazendo com que o carro saia com ação do redutor de velocidade. O Up I-motion também tem esse comportamento.

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen Up! I-Motion - comparativo

Outro ponto que notamos é que, assim como ocorre com o up! I-motion, o Uno Dualogic percebe quando há uma mudança de inclinação da via e faz o ajuste de marcha. Caso se entre em uma ladeira em 3ª, por exemplo, a transmissão logo comuta para 2ª no início da rampa para garantir que a velocidade se mantenha.

Interior

O interior do Uno Sporting tem um aspecto mais rebuscado - aspecto que não raro é confundido com "sofisticação", sendo que o cluster de instrumentos conta com um visor de LCD digital e tem cores chamativas e um design mais ostensivo.

Fiat Uno Sporting Dualogic 2015 - interior
Fiat Uno Sporting Dualogic 2015 - interior
Além disso, o Uno Sporting tem uma disponibilidade de espaço interno na dianteira menor que a observada no up! - o que não deixa de ser uma surpresa, pois o modelo da VW é cerca e 18 cm menor no comprimento (a VW economizou esses 18 cm no comprimento do capô do up!, de forma a não prejudicar o espaço interno).

Volkswagen up! I-Motion x Fiat Uno Dualogic - espaço dianteiro
Volkswagen up! I-Motion  - espaço dianteiro
Outro ponto é o porta-malas, que no Uno tem 280 litros e não tem um fundo plano, prejudicando sua usabilidade. O Up!, por sua vez, tem um porta-malas de maior capacidade, com 285 litros, tem fundo plano e ainda o sistema S.A.V.E. - que é bastante prático.

Fiat Uno Sporting Dualogic 2015 - interior
Fiat Uno Sporting Dualogic 2015 - interior - porta-malas
O acabamento interno do Uno é adequado, mas ainda está bem distante do padrão de montagem de peças, encaixes e qualidade dos materiais adotados no Volkswagen up!.

Preço

O Uno Sporting Dualogic 1.4 como o mostrado nas imagens e mais ar-condicionado tem preço sugerido de R$ 47.373 reais.


Já um up! I-motion 4 portas (como o mostrado no vídeo abaixo), com ar-condicionado, sistema de som, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas sai a R$ 43.596 reais - R$ 3.750 reais a menos.



Para quem não faz questão das 4 portas, um up! I-motion 2 portas com os mesmos itens sai a R$ 41.322 reais - o que representa uma economia nada desprezível de mais de R$ 6.000 reais em relação ao preço do Uno. É importante ressaltar que, na prática, a distância é até maior, pois a Volkswagen está vendendo o up! com descontos promocionais (veja aqui).

Vídeo - Uno Dualogic x Up! I-Motion



Conclusão

A impressão que tivemos ao testar o Uno Sporting 1.4 Dualogic é que se trata de uma transmissão com comportamento adequado e arisco, no sentido de deixar o carro em rotações mais elevadas para trocas de marchas quando comparado ao câmbio I-motion do up!.

Fiat Uno x Volkswagen up!

No geral são duas transmissões evoluídas, com maior suavidade e progressividade no caso do I-motion do up!.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

Em termos de desempenho, não há diferenças notáveis de performance do Uno 1.4 Dualogic relativamente ao Up! 1.0 I-motion em condução normal em cidade ou estrada, mas o up! I-motion é significativamente mais econômico, e mais barato também.

38 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Gostei bastante da matéria e da avaliação! Não notei nenhum puxasaquismo para o up! nem para o Uno! Entre o Uno e o up! a minha escolha seria o up!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em TODOS os testes, exceto o deste blog, o uno dualogic ganha disparado do up, o cambio do up é bem lerdo pra trocar as marchas, quase 2s, enquanto o uno troca a marcha rápidamente, se assemelhando muito à um automático. Você é muito fanboy, está nítido o tanto que puxuram sardinha para o up, ainda tiveram a coragem de dizer que o interior do up é melhor que o do up, são cegos ou fanboys.

      Excluir
    2. O Uno Dualogic não se assemelha em nada a um automático convencional. Eu tenho um carro automático convencional, que é um Golf AT6, e não há a menor possibilidade de comparação do Uno Dualogic com uma transmissão automática como a do Golf. Zero chance de comparar.

      No Golf só se "ouve" e mudança de marcha - e isso se ficar prestando a atenção, do contrário só vai ver a rotação do motor caindo no conta-giros e mais nada. Mas no Golf não sente nada da troca. Nada. Já no Uno se sente, e se sente bem.

      Com relação à comparação do I-motion com o Dualogic do Uno, a transmissão I-motion do up! tem uma programação que privilegia a suavidade de funcionamento, enquanto a do Uno é mais arisca.

      A transmissão Dualogic Plus do Uno tem um ajuste mais "esportivo", e qualquer acelerada ela já muda o mapeamento mais "Sport". Já o I-motion do up! é mais progressivo.

      Quando ao tempo de troca de marchas, não vi diferença alguma entre o I-motion e o dualogic, até mesmo porque ambos precisam acionar a embreagem, trocar a marcha e desacoplar a embreagem, e isso demora entre 1 e 1,5 segundos, seja em operação manual, seja automatizada.

      Na realidade, o que eu percebi é que o software de gerenciamento do I-motion é que é mais refinado, pois aparenta ter mais mapeamentos, o que o torna mais progressivo. As reduções de marcha do I-Motion são quase imperceptíveis e mais suaves que o no Dualogic do Uno.

      Quanto ao interior, o do up! é bem superior, e basta entrar nos dois para verificar. Primeiro que o do up! é mais espaçoso. Segundo que é melhor acabado. O painel do up! é mais objetivo e sóbrio, com comandos melhor posicionados. As informações no cluster do up! estão nítidas e bem localizadas, enquanto no Uno é muita informação inútil que se coloca na tela e acaba confundindo, fora que o cluster é muito colorido.

      A iluminação do painel do up! é mais bonita, e o up! é claramente mais espaçoso e melhor acabado. Os bancos do up! são mais ergonômicos e o porta-malas do up! bem superior, sobretudo em função do fundo plano e do SAVE.

      Em termos de rigidez torcional, o up! é bastante superior, com seu rodar "sólido", já o Uno não transmite tal sensação.

      O interior do up! é bem mais silencioso, e o motor do up! mais progressivo.

      Quem dirigir up! e uno, vai ficar com o up!, que é bem mais agradável, prático e prazeroso de ser conduzido, fora que é mais confortável também.

      E temos que lembrar também que o up!, em configuração com equipamentos semelhantes, é R$ 3.500 reais mais barato que o Uno, e se for 2 portas, mais de R$ 6000 reais mais barato. E ainda é 20% mais econômico.

      Enfim, entre os dois, eu considero o up! bem superior em todos os aspectos.

      Excluir
    3. Isso foi apenas um test-drive amigo, não tem como perceber grandes diferenças em um test-drive. Exemplo? Já andei em Civic LXR e Corolla XEi em test-drive porém não percebi diferença alguma no desempenho, acerto de suspensão coisa e tal, porque? Porque andei pouca coisa no carro, deu só para "sentir algumas coisas" do carro. Que o câmbio do up! é lerdo disso não há dúvidas, afinal de contas é uma transmissão automatizada de mono embreagem e sim eu concordo, a Dualogic Plus é superior sim. Em relação ao Uno ganhar os comparativos, nada mais do que o esperado né? O Uno tem uma ergonomia melhor, um acabamento melhor, a transmissão é melhor e ele tem um desempenho melhor custando praticamente a mesma coisa.
      O Uno não troca as marchas rápidamente nem aqui nem na China e nunca vai se assemelhar a um câmbio automático convencional. Eu fanboy? Você sabe o significado da palavra fanboy? Acho que não, recomendo a você procurar o significado dessa palavra antes de vir chamar alguém disso, ok? Em relação ao interior, isso é gosto pessoal pelo menos no quesito design. E como eu disse, eu escolheria o up! por "N" motivos tais como:
      * Pós-venda da VW é melhor que o da Fiat.
      * O up! é o carro que tem o menor custo de reparo segundo o CESVI.
      * A qualidade de construção do up! é melhor.
      * O up! é um projeto mais moderno e eficiente.
      * O up! é mais seguro.
      * O motor do up! é mais moderno e eficiente.
      * A direção é mais direta e eficiente.
      * O isolamento acústico do up! é melhor.
      * Nos testes de frenagem o up! se demonstrou superior.
      * O up! é mais econômico.

      Excluir
    4. Eu já andei mais de 2.000 Km com o up! I-motion e o câmbio dele troca as marchas na mesma velocidade que uma pessoa levaria para acionar a embreagem, trocar a marcha e soltar a embreagem, e isso apenas da 1ª para 2ª. E talvez de 2ª para 3ª. O restante das trocas é mais rápida que um humano faria e as reduções são muito rápidas, se assemelhando a transmissões automáticas.

      No test-drive que fiz com o Uno, não observei superioridade alguma do Dualogic Plus sobre a do up! I-motion. Há, sim, programações diferentes. O do Uno é programado para segurar as marchas acima de 2.600 RPM, enquanto o up!, em uso normal, troca a 2.000 RPM.

      Muito provavelmente esse é um dos motivos do Up! ser 20% mais econômico. A programação da transmissão do Uno troca as marchas mais vezes, enquanto a do up! usa mais a disponibilidade de torque mais plana do EA-211 1.0 12V.

      Como a transmissão do up! troca marchas mais cedo, mais tempo tem que esperar para acoplagem das marchas de forma suave. Se enfiar o pé no acelerador, o up! troca as marchas tão ou mais rápido que o Uno.

      Quem diz que a transmissão I-motion do up é lerda ou não dirigiu o carro e está se baseando em vídeo de test-drive de 20 minutos que foi feito no Youtube, ou fez um best-drive de 5 minutos, que não é suficiente para saber o funcionamento do I-motion.

      Não vejo superioridade de um sobre o outro, mas prefiro o funcionamento do I-motion, que é mais suave.

      Quanto à ergonomia, só quem jamais andou no up! para dizer que a ergonomia do Uno é melhor. A ergonomia do Uno é péssima, o volante é elevado, e nos que não tem regulagem de altura, o volante encobre o velocímetro. A posição do volante cansa os braços e os bancos são muito inferiores aos do Up!.

      Sobre acabamento, o Uno tem plásticos mais recortados e um visual rebuscado, mas o acabamento dele é bem inferior ao do up!. Não dá para comparar. No Uno os plásticos tem variação de tonalidade, rebarbas para todos os lados, coisa que não se ve no up!.

      O Uno é bem mais ruidoso internamente que o Up!, não dá para comparar.

      E o Uno Dualogic com ar mais barato que tem custa R$ 47.900 reais, contra R$ 43 mil de um Move-up I-Motion 4 portas completo (esse carro sai a menos de R$ 40 mil com as promoções) e de R$ 41 mil do up 2 portas.

      Excluir
    5. Ainda sobre acabamento, o painel do Uno tem um grafismo ostensivo, todo colorido, com degradês em vermelho, pontos em amarelo. E a tela central de LCD solta mensagens confusas...é uma profusão de informações sem lógica.

      O painel desse "novo Uno" é claramente um enxerto de uma peça plástica rebuscada sobre o painel anterior, totalmente de plástico.

      A ergonomia é mal estudada no Uno. Os botões do ar-condicionado ficam na parte inferior do console central, obrigando o motorista a tirar atenção da via para acioná-lo. Já som é na parte superior, totalmente desconectado dos demais comandos. E os botões ficam espalhados sem lógica.

      No up! há o módulo de comando central, com controle do som, ar-condicionado e demais botões de sinalização, desembaçador traseiro. Tudo agrupado em um ponto central de fácil acesso, com desenho limpo, simples e funcional, muito elegante. E para operar tais comandos não é necessário desviar a atenção da via, já que eles ficam um pouco abaixo do campo de visão do motorista.

      E tem o detalhe que o painel do up! não invade a área do passageiro e do motorista. Observem a distância do painel à beirada do banco do motorista e passageiro para ver a diferença de espaço que há entre os dois.

      Excluir
    6. O sistema de som do Uno é outra coisa que considerei muito mal estudado. Trata-se de uma peça enorme, do tamanho de um sistema multimídia.Só que não é multimídia. É um tela simples, que traz apenas a informação do rádio, volume do som, basicamente as mesmas informações que são mostradas no visor do up!, muito menor, e que ocupa menos espaço no painel.
      Acredito que a tela grande do rádio do Uno está lá apenas para "aparentar" ser um sistema multimídia, mas não é de fato. Então ele só ocupa um espaço, sendo pouco funcional.

      No caso do up!, o sistema de som fica posicionado abaixo, e, caso se opte pelo Maps and More, este se integra ao sistema do carro, trazendo informações do computador de bordo, econômetro e ainda o GPS, com uma tela que posicionada em um local que permite ao motorista consultá-la sem desviar a atenção da via.

      Excluir
    7. Concordo com tudo o que o blogueiro escreveu!
      Não há como comparar esse uno com o up!
      Conheço bem o uno, pois no escritório temos esse modelo, que usamos quando em serviço que, além dele, temos um voyage, um gol e uma partner, todos com câmbio automatizado, exceto a partner e afirmo, categoricamente, que esse uno dualogic é uma bost*!
      Mal acabado, cheio de rebarbas, acabamento sofrível e super Gastão.
      O funcionamento do imotion, especificamente, no up, é perfeito, com trocas de marchas nos tempos corretos e maximizando tanto a performance, como a economia de combustível!
      Quem fala que esse câmbio é um lixo, ou nunca dirigiu o up, ou simplesmente critica por criticar e eu era um que achava esse cambio ruim, baseado em minhas experiências com o gol e voyage imotion, que, nesses carros, realmente, era muito ruim!
      Digo isso com autoridade de quem tem, para uso particular, um up manual e um imotion!
      Esse dualogic plus não tem o mesmo acerto que o imotion, nunca!
      A Fiat está à anos-luz da modernidade e da tecnologia da VW

      Excluir
    8. O cluster de controles do Up é muito pratico, e principalmente seguro na sua operação, vc faz um pequeno desvio da cabeça para ligar o ar ou acertar a temperatura ou fechar a recirculação ou mudar de estação do radio, etc. Vá dirigir um Sandero e tente ligar e regular o arcon, depois me diga alguma coisa. O Up é muito bem projetado, estado-da-arte.

      Excluir
  2. Apenas o título da matéria deveria ser "Comparativo - Uno Sporting x UP!".

    ResponderExcluir
  3. Porque apenas nesse blog a transmissão do Up é melhor do que a do Uno? Tirando que o Uno tem aletas para troca de marcha e função sport, start/stop, coisa que o Up nem sonha um dia em adquirir.
    Acho que todos os outros portais automotivos estão errados, apenas esse é correto.
    Parabéns ao blog mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja a qualidade construtiva do Up que está a anos luz a frente do Uno, a começar das 5 estrelas do LatinCap.

      Excluir
    2. SIm, até porque a qualidade construtiva tem tudo a ver com o cambio né.

      Excluir
    3. José, Vc não entendeu ainda? O CarBlog é para quem curte VWs - PONTO.

      O titulo deveria ser de um comparativo, Dualogic x I-motion ou algo similar.

      Mas, tudo que foi dito do Up i-motion é pura verdade; o Up com este cambio surpreende e como Vitor referiu, antes de comprar um Up MT é bastante recomendado andar no i-motion que é show! E não vai dar problemas, pois é um sistema eletromecânico, robusto e de baixo custo de reparação se ocorrer, que duvido. Sds

      Quanto o Dualogic +, eu nunca dirigi. Parece que a Fiat-Bosch resolveu os problemas da primeira geração e sua baixa confiabilidade.

      Excluir
    4. Fora que só eu só eu que acho o painel e o acabamento do Uno melhor?? Ok, Up! é o mais seguro, mas em questão de acabamento interno, acho que o Uno leva MUITA vantagem, principalmente pelo fato de não ter lataria a mostra...

      Excluir
  4. O up imotion é sensacional!
    Estamos em viagem pelo litoral com um cross up imotion, percorrendo, até agora, em torno de 600 km, e o comportamento em estrada foi surpreendente!
    Funcionamento preciso, suave e extremamente silencioso, muito melhor que meu antigo Picanto AT, e muito semelhante ao funcionamento preciso do AT do 500 que tínhamos antes do cross!
    Já dirigi Fox e Voyage com esse câmbio, e sempre achei uma bost*, mas no up, é espetacular.
    Quem nunca dirigiu, recomendo um bom testdrive, antes de partir para um manual!

    ResponderExcluir
  5. O UP vai colocar o UNO no bolso quando a VW lancar o GT aí eu quero ver .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, não ta vendendo nem o aspirado por 40 mil, quanto mais o turbo beirando 60 mil

      Excluir
    2. O up! já é o sexto carro mais vendido do Brasil, e só não vende mais que o Uno pois a VW não está vendendo ele para frotista, coisa que a Fiat faz de baciada com o Vivace.
      O fato é que tem muito mais up! na rua que esse Novo Uno.
      Up! tá vendendo como nunca, bateu recorde de vendas em janeiro e em fevereiro tá bombando novamente.

      http://www.car.blog.br/2015/02/palio-lidera-e-fox-e-o-segundo-no.html
      Parabéns VW por fazer um carro tão bom e tão acessível.!

      Excluir
  6. Já saiu o Preço dele, eu não sabia que a VW já o tinha lançado.

    ResponderExcluir
  7. Deixa de ser inocente e volte ao mundo

    ResponderExcluir
  8. Vou voltar ao mundo, provavelmente se bobear sera Mais barato que o UNO SPORTING.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, eu torço por isso, mas infelizmente não, tomara que seja um sucesso, assim as outras montadoras se sintam obrigadas a fazer carros melhores e por aí vai, bom para o consumidor.

      Excluir
  9. Fiquei na duvida se o etanol faz tanta diferençã assim! O Uno Sporting Dualogic nos testes do Carplace fez 14,5 - 1,4 secs mais rapido do que o testado pelo Carblog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que se ter dúvida, pois a questão é muito simples. Os carros da VW não apresentam diferença de desempenho com etanol ou gasolina, e o up! é emblemático nesse sentido, já que, na 4 Rodas, foi mais rápido testado com gasolina que com etanol.
      Isso é o correto, já que 99% dos consumidores usam a gasolina.
      Ocorre que Fiat e Ford ajustam seus motores para oferecer melhor desempenho com etanol, pois sabem que as revistas, em sua maioria (exceto a 4 Rodas, agora) testam os carros com etanol.
      Só que esses carros, como Uno e Ka, muito ajustados para etanol, quando coloca gasolina piora bem. E aí que os VW crescem, pois eles andam bem tanto com gasolina como etanol, basicamente a mesma coisa. E os Ford e Fiat perdem muito desempenho com gasolina.
      No final das contas, qual o melhor para o consumidor? Evidente que a abordagem da VW, já que, tanto com etanol quanto gasolina o carro tem o mesmo desempenho, sendo com gasolina até um pouco melhor, beneficiando, assim, a maior parte dos consumidores.
      Moral da história: a VW ajusta seus motores para que sejam melhores nas mãos dos consumidores. Já Ford e Fiat ajustam para que se saiam melhores nos testes de revistas.

      Excluir
    2. Deixe de ser ridículo, Carlos, o que manda é o jabá, na prática os resultados são muito diferentes, eu por exemplo, consigo no etanol resultados de consumo, bem melhores que a 4R na gasolina.

      Excluir
    3. Exatamente isso. Os resultados são muito diferentes mesmo do Uno e do Ka em termos de DESEMPENHO quando os carros estão abastecidos com gasolina ou etanol, sendo muito mais rápidos com etanol.
      A Quatro Rodas é a única que testou os carros com etanol e gasolina, e o que ficou claro é que tanto o Ka quanto o Uno ficam muito mais rápidos quando abastecidos com etanol.
      Já no caso do up!, os números da 4 Rodas mostram que o desempenho é o mesmo tanto com etanol quanto com gasolina, sendo, inclusive, um pouco melhor com gasolina.
      Todos os demais sites e revistas testam apenas com etanol.
      Como a Ford e a Fiat sabem disso, então elas preparam o carro para ser melhor com etanol, e ir bem nos testes de revistas.
      Só que a mudança da 4 Rodas, ao resolver testar os carros com gasolina, expôs esta artimanha da Fiat e da Ford, pois evidenciou que tanto Ka quanto Uno perdem e perdem MUITO desempenho com gasolina.
      E mostrou também que o up! é o único que fica melhor com gasolina.
      Então, qual o combustível mais usado? 99% das pessoas usam gasolina. Então, ficou claro que Fiat e Ford fazem carros para ir bem em testes de revistas com etanol.
      Já a VW faz carros para ir bem nas mãos dos consumidores (que usam gasolina).
      Entendeu ou preciso desenhar melhor? Eu não falei de consumo. Falei de DESEMPENHO.

      Excluir
    4. O próprio Car.Blog notou que o Ka fica 1.5s mais rápido quando abastecido com etanol, veja:
      http://www.car.blog.br/2014/11/novo-ford-ka-10-consumo-e-comportamento.html

      Excluir
    5. Já cansei de lhe chamar para uma prova prática, mas você não aceita. Estudei engenharia mecânica, FEI, na década de 70, engenharia metalúrgica, UFF, década de 80, nasci apaixonado por carros e me informo desde moleque na Quattroruote ( não confundir com Quatro Rodas), Auto Motor und Sport, etc, portanto não preciso que desenhe nada para mim. O carblog é nitidamente VW, mas tem a grande qualidade de publicar as opiniões contrarias. Vou comprar um Up! com computador de bordo, pois os das locadoras normalmente não tem, para ver se iguala o consumo que consigo com o meu Evolution 1.4.

      Excluir
  10. Diferença potência etanol - gasolina
    Ka 1.0 = 05 cv
    Nissan 1.0 = 00 cv
    Picanto = 03cv
    Uno 1.0 = 02 cv
    Uno 1.4 = 3cv
    Up! = 07 cv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é teoria. Na prática dos testes da 4 Rodas, o que se vê é:

      - o Ka com gasolina sendo 1.5 segundo mais lento que o Ka com etanol
      - o Up! com gasolina sendo 0,2 segundo mais rápido que o up! com etanol
      - o Uno com gasolina sendo 1.5 segundo mais lento que o Uno com etanol.

      Então: Ford e Fiat preparam motores para se dar bem em testes de revistas - que são feitos com álcool, em sua maioria (exceto a Quatro Rodas).

      Já a VW prepara seus motores para se dar bem nas mãos dos consumidores (já que a maioria usa gasolina).

      E você é um que pelo jeito caiu como um pato na artimanha da Fiat, comprou um Uno 1.4 achando que tava abafando com consumo e desempenho, e quando pega o carro descobre que o consumo baixo exibido no INMETRO é do carro sem ar-condicionado, e que, com ar-cond. instalado, o seu Uno 1.4 é um petroleiro de marca maior, como este Uno mostrado aqui, que bebe mais em estrada que o Up! em cidade...kkk
      Pior, descobriu tb que os números de desempenho que vc leu na sua revista favorita só vale para etanol, e quando coloca gasolina, o seu Uno 1.4 toma pau de Up! 1.0...especialmente em retomadas...kkkkk

      Pode chorar, amigo, e procure todos os números para tentar aplacar sua dor de ter sido enganado. Agora só resta tentar se enganar a si próprio.....Assim é a vida de Fiateiro....

      Excluir
    2. Christian, não vale a pena discutir com esse cara, ele não tem carro! Quem se baseia em números de revistas como se estivesse jogando super trunfo pra dizer que o carro da marca que ele venera é o melhor e qualquer outra compra é péssima, nunca dirigiu,não dirige, e nem sabe. O melhor carro é aquele que você pode comprar/manter, se adapta e atende as necessidades, cidadão! Ninguém anda na rua apostando corrida ou batendo o carro todo final de semana, nem vive em função da economia ou estrutura do carro ser melhor que a do vizinho, quem anda tomando pau é o consumidor que paga mais de 40 mil num carro 1.0.

      Excluir
  11. É isto aí Pedro! Ótima observação.(2)

    ResponderExcluir
  12. Uno é carro bom o uno é um carro popular não é um volvo e nem mercedes - benz porque a vw não fala que as peças são mais caras e golf tsi completo 1.4 custa 86.000.00

    ResponderExcluir
  13. Legal...

    O Uno vem com uma central multimidia não mencionada no comparativo. Vem com aletas para trocas de marchas que é um belo de um recurso, vem com painel com display colorido LCD, vem com o porta-malas totalmente forrado em carpete, portas totalmente forradas e com aplique em tecido.

    Aí a avaliação coloca o painel colorido como um defeito, porque é colorido e exibe muita informação rsrsrs Ou seja, Mercedes, Audi e carros de categoria superior precisam rever seus conceitos e abandonar os paineis de LCD porque exibem uma "profusão de informação sem lógica". Santo Deus...

    O Up chega a passar vergonha na foto com sua lataria exposta internamente, sem nenhum aplique em tecido nas portas e painel extremamente simplório.. Não vamos confundir simplório com sóbrio. O painel do Golf é sóbrio, mas não é simplório e espartano como o Up.. Lembra o Celta quando foi lançado.

    Já com relação à mecânica, sim.. é fato que o motor 3 cilindros combinado ao baixo peso do carro oferece uma vantagem significativa na relação custo x benefício no que diz respeito ao desempenho x consumo. A solidez da estrutura e acerto dinâmico também são superiores, embora não seja admissível apontar um vencedor entre os câmbios já que os dois são produzidos pelo mesmo fabricante e apresentam as mesmas especificações (velocidade de troca, etc). O que muda é apenas a programação e nisso o dualogic plus é superior, citando apenas o recurso creeping que é uma mão na roda na hora de estacionar.

    Não é a toa que o Up é mais barato. É mais pobre internamente, com menos recursos tecnológicos e mimos para o proprietário. O up oferece um valor mais acessível e interior mais despojado e apertado, mas compensa com um melhor acerto dinâmico e uma direção elétrica bem calibrada, o que implica num maior prazer ao guiar aos apaixonados por carro.

    Embora o Uno seja claramente superior ao Up na minha opinião (com larga vantagem nos itens de série e acabamento e pouca perda no conjunto mecânico), eu ainda prefiro o Up simplesmente porque o peso de um bom acerto mecânico e dinâmico são fundamentais na minha escolha.

    Mas não posso concordar com as aberrações apresentadas na avaliação desse blog que passa imagem de total parcialidade em relação à VW. Melhor ser sincero e admitir as deficiências do modelo e alogiar a superioridade do rival do que perder a credibilidade.. Hoje só venho aqui muito de vez em quando rir das avaliações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem