O mercado automotivo brasileiro caminha para apresentar em fevereiro de 2015 o pior resultado dos últimos sete anos, com vendas totais em torno de 185 mil veículos - retração de 29% sobre o mesmo mês de 2014.

Carros encalhados nos estoques

O resultado é pior do que os anos de crise - 2008 e 2009, quando foram vendidos 201 mil e 199 mil carros respectivamente, e frustrou as expectativas dos varejistas, que esperavam vendas em torno de 200 mil unidades.



Entretanto, é preciso ressaltar que este mês de fevereiro de 2014 foi prejudicado pela menor quantidade de dias úteis em função do Carnaval - evento que, em 2014, ocorreu em março.

No caso das vendas do bimestre, as projeções apontam um volume total de 439 mil unidades vendidas - retração de 23% sobre 2014.

Estoques elevados

Os estoques de carros 0KM nas concessionárias fecharão o mês com capacidade de atender uma demanda de 50 dias úteis - número considerado elevadíssimo, já que o considerado confortável é um que permita atender a cerca de 30 dias de vendas.

Carros encalhados nos estoques

Pior: os estoques crescem mesmo com cortes de produção por parte das montadoras.

Vendas diretas

A estratégia de algumas montadoras de turbinar vendas a locadoras e frotistas permitiu que as vendas não fossem ainda piores.


A Ford vendeu milhares de unidades do Novo Ka para a Localiza, enquanto a Renault também desovou mais de 1.000 unidades do Sandero para locadoras.

Renault Sandero - vendas para locadoras

Com informações: [Auto Data]

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os melhores e mais lindos carros no brasil são os carros da FORD.
    Chupa seus Fã boys da VW...

    ResponderExcluir
  2. É só baixarem os preços... Tenho um carro e uma motocicleta. Só uso o carro nos fins de semana e só vou pro trabalho de carro, quando chove. Então, não trocarei de carro tão sedo - a não ser, se baixarem os preços!

    ResponderExcluir
  3. É só baixarem os preços... Tenho um carro e uma motocicleta. Só uso o carro nos fins de semana e só vou pro trabalho de carro, quando chove. Então, não trocarei de carro tão sedo - a não ser, se baixarem os preços!

    ResponderExcluir
  4. Será que não vão baixar os preços? Em julho, o governo segurou o IPI e tivemos sucessos aumentos. No final do ano, a redução do IPI não foi prorrogada e toma aumentos novamente. As consequências estão aí: queda substancial de vendas.

    ResponderExcluir
  5. Vendas só caindo é caindo! e não para de cair! kkkkkkk LoL

    ResponderExcluir
  6. Elevados preços tem nome: CUSTO BRASIL
    Carga tributária insana, custos trabalhistas altíssimos, burocracia e corrupção extrema para liberar novos investimentos, taxas de juros imorais, fora a falta de políticas públicas incentivadoras para novos produtos e tecnologias, fora a falta de infraestrutura e logística e o péssimo nível educacional dos trabalhadores e o resultado é o que todos nós vivenciamos no dia-a-dia: produtos caríssimos, com qualidade nem sempre primorosa e serviços com preços exorbitantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu da margem de lucro psicopática que foi turbinada pelo crédito fácil e oportunismo do setor. Nem quando fabricava-se carroças artesanalmente haviam estes patamares de preço.Não aproveitaram a fase boa para investir em produtividade, apenas distribuíram os lucros e acostumaram-se a isso.

      Excluir
    2. Esqueceu da margem de lucro psicopática que foi turbinada pelo crédito fácil e oportunismo do setor. Nem quando fabricava-se carroças artesanalmente haviam estes patamares de preço.Não aproveitaram a fase boa para investir em produtividade, apenas distribuíram os lucros e acostumaram-se a isso.

      Excluir
  7. mercado de usados bombando e os carros zeros super faturados encalhados, isso é reflexo dos constantes reajustes de preço em 2014 praticamentea cada dois meses tinha reajuste. Só pra titulo de curiosidade um fox zero custa mais de 50 mil, em 20 min na frente do computador achei uma grande variedade de cruze 2013, 2014 nessa faixa de preço com menos de 20 mil km rodados....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Gustavo, Não acho que comparar carro usado com novo dessa forma seja válido muito menos relevante. So um exemplo: Você situou um Fox novo de 50 mil reais né, aqui se vende voyage quadrado ano 86 que estão inteiraços ainda por 3 mil reais. Com os 50 mil do Fox dava pra comprar 16 caros kkkk. Viu só, não tem lógica comprar carro zero com usado.

      Excluir
  8. Venezuela... ainda nos tornaremos uma.

    ResponderExcluir
  9. Nos últimos anos tivemos recordes de vendas. Acho natural que depois disso, o mercado se retraia.
    Até acho que vendem carros demais. Só em Porto Alegre, são emplacados mais de 100 carros novos por dia. E as ruas entupidas de carros, não há onde estacionar. Mas fazer o quê? Se o transporte público é péssimo. Paradas de ônibus precárias, sem segurança. Ônibus lotados. Motoristas de ônibus imprudentes. Metrô? Privilégio de poucas cidades. Ciclovias? Andar de bicicleta nas ruas é um perigo (de ser roubado ou atropelado).
    Parte dessa retração, acredito, se deve aos aumentos das tarifas, aumento no preço dos combustíveis, da energia elétrica, dos alimentos, da mensalidade escolar (pra quem tem filhos), etc. O pessoal tá com medo de gastar e tá dando uma segurada nos gastos.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de chegar de algumas concess. 208 64 mil griffe auto, onix auto ktz 54 mil, c3 exlc. Auto 57 mil e tracker top 94 mil

    ResponderExcluir
  11. Olha, vamos olhar a conjuntura Macro-econômica do País, estamos tendo uma série de reajustes, custo de vida está nas alturas, juros elevados, renda da população comprometida, valor dos carros absurdos.

    Voltamos ao início da década de 90, apenas não foi dado ênfase na atual crise, mas basta verificar o que aquele Ministro da Fazendo fez, aumentou os tributos dos empresários, esse cara é um verdadeiro estúpido, quem coloca recursos nesse país somos nós, eu por exemplo vou ter que dispensar 1 funcionário.

    Eu acredito que daqui pra frente as coisas vão piorar, não vejo no médio ou longo prazo uma recuperação da economia, ainda mais os EUA voltando a ter um bom desempenho na economia, investimentos todos irão migrar de mercados emergentes para economias mais sólidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Souza Correa concordo com quase tudo o que disse e ainda incluiria mais algumas coisas mas dizer que p ministro da fazenda é um estúpido esta errado. Ele só faz o que a chefe dele manda. Assim como o Guido Mantega fazia. Lembra quando o atual ministro fez uma declaração e depois a Dilma o mandou se desdizer?
      O que deveria ser feito de fato não fazem, a começar cortando os cargos comissionados, se forem notar são estes cargos que estão metidos m 99,9% dos casos de corrupção mas como o PT cobra dízimo de seus filiados e apadrinhados isso nunca irá acontecer.
      1 Nem todos os cargos são de indicados do PT, este fica apenas com a maioria, a minoria distribui aos aliados PMDB, PP, PCdoB e os demais partidos que o acompanham.
      2 Nos EUA por lei estes cargos são limitados a no máximo 200, na Inglaterra são limitados a 100 no Brasil não tem limites e o número passa de 22.500 cargos e em média cada cargo desses tem salário de 6.000 Reais já viu quanto o partido retira por ano né?
      3 Com este dinheiro todo mais o que retiram de suas "comissões" nos escândalos de corrupção agora sabe pq o PT quer acabar com o financiamento particular dos partidos e instituir o público, eles tem imensa vantagem na arrecadação.

      Excluir
    2. DS, o Levy está tendo autonomia para implementar esse arroxo, inclusive segundo a Folha de São Paulo ele seria maior, a Dilma que não deixou com medo de perder mais votos das classes D e E que são sustentadas com Bolsa família, minha casa minha vida e entre outros programas.

      Esse cara não tem visão, aumentar a carga tributária dos empresários é o cúmulo, imagino quem trabalha com exportação como não deve estar preocupado, principalmente agora que o valor das commodities estão barateadas no mundo como o Petróleo.

      Eles deveriam fomentar as exportações, colocar o motor da economia para funcionar, mas estão criando diversos entraves.

      Essa personalidade desse ministro advém da ultra ortodoxa universidade de Chicago, de longe verificamos que se cria todo um mito, pois na prática não transforma teoria em números positivos, ainda que pese o fato de termos tido um Superavit primário considerável, mas isso se deve a economia dos estados que com raras exceções estão quebrados.

      PT é um problema para o Brasil, odeio esse partido !

      Excluir
    3. Vc dispensa agora por causa do aumento do imposto. E quando o imposto foi reduzido de 20% para 2%? Vc contratou?

      Excluir
    4. Souza
      Se vc leu o
      Noticiário pode ver que ele falou justamente isso. Tem eu fomenta exportações e tem que facilitar e diminuir imposto de quem exporta. Teve um imposto aí que ele reduziu tbm nesta sexta para quem exporta.

      Excluir
    5. lorota....o ipi voltou era p ser 2% de aumento no valor e as montadoras reajustaram o valores em 8% 10%...tomara q o boicote continue

      Excluir
    6. Edu, ele disse isso, mas na prática será diferente, tanto que a Fiesp se posicionou contra a estas medidas e demonstrou o contrário.

      Contratei e pude reconhecer o valor de uma mão de obra qualificada, por este motivo eu terei que dispensar, pois não há nada pior do que um funcionário mal remunerado e desestimulado, dessa forma com a demissão de 1 funcionário poderei continuar uma política de valorização que é de suma importância.

      Lee, não só as montadoras são beneficiadas, diversos setores foram agraciados com essa medida que era importante para a competitividade.

      Excluir
  12. Boa indagação Fabio Augusto, afinal de contas o Focus tem número de vendas 3x maior que o Golf e isso mês após mês e o mercado avisado na nova versão do Focus 3.5.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem