A Honda do Brasilapresentou a linha 2016 do Honda Civic - carro que trouxe como novidade o relançamento da versão EXR e a incorporação aperfeiçoamentos tecnológicos e de segurança.

Honda Civic EXR 2016

No quesito segurança, o Honda Civic 2016 recebeu em suas versões LXR e EXR itens como controle eletrônico de tração e de estabilidade e Hill Start Assist (assistente de partida em rampa). O modelo EXR agora conta com seis airbags, agregando os laterias e de cortina.

Honda Civic EXR 2016 - interior

Outra novidade é a nova central multimídia, que adota um aperfeiçoado sistema de navegação por GPS Garmin que recebe, via rádio (e, portanto, sem a necessidade de conexão à Internet), informações atualizadas de trânsito.

Honda Civic EXR 2016 - sistema GPS

A funcionalidade está disponível, inicialmente, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Queda de vendas

Entretanto, mesmo com essas melhorias aplicadas ao Civic, a montadora trabalha com uma perspectiva de queda de vendas do seu sedã médio: a média de 4.360 unidades por mês vendidas em 2014 deve cair para algo em torno de 3.000 veículos mensais.

Novo Honda HR-V 2016

Isso ocorrerá pois a Honda prepara a chegada ao mercado, no próximo mês de março, do SUV compacto, concorrente do EcoSport, Honda HR-V.

Novo Honda HR-V 2016 - interior

O Honda HR-V ocupará parte da capacidade de produção do Civic na planta da empresa na cidade de Sumaré, interior do Estado de São Paulo - situação que perdurará até o final do ano, quando entra em operação a nova fábrica que a Honda ergue na cidade de Itirapina, também em São Paulo.

Novo Honda HR-V 2016

A nova fábrica, que terá capacidade de produção de 120 mil veículos por anos, duplicará a capacidade de produção da Honda no Brasil.

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Na minha opniao deixar de comprar um civic para comprar um "pseudo SUV" com plataforma de FIT menos espaço interno e o mesmo preço de um sedan medio é complicado....

    Entre Hrv e Renegade sou muito mais o Renegade pelo simples fato de ele ter um motor diesel 2.0 de 170 cv....
    Agr ja a versao a gasolina concerteza a Hrv... 1.8 da Fiat ê ruim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.msn.com/pt-br/carros/autosenthusiasts/divulgados-finalistas-do-carro-do-ano/ar-AA9iTiQ

      Excluir
  2. Não sei se um vai prejudicar as vendas do outro, acho que o público deles são diferentes. E esse painel do HR em? Não gostei não, as saídas de ar fico estranho. Mas gosto é gosto né.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros amigos leiam:
    o Malfadado HRV vai ser produzido na linha do Civic
    Portanto cairá a produção do Civic para produzir o HRV
    no mais concordo em tudo que disseram
    e mais esse HRV é feito em cima da base(monobloco) do Fit e com atenção a suspensão traseira é barra de torção, uma porcaria para quem gosta de dirigir, essa suspensão vc escorrrega muito ou seja sai de traseira, a não leia o comentário de diario de bordo da ultima 4R sobre o Corolla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não generalize amigo, Megane RS discorda totalmente de você, ele é o carro FWD mais rápido que já cruzou Nürburgring (virando na frente de M135i, Golf R, RS3, Camaro SS) e a suspensão traseira é eixo de torção. DS3, A1, 500 Abarth, RCZ e Swift também mandam lembranças. O Civic mesmo por exemplo tem um bom comportamento dinâmico mas o conjunto mecânico deixa a desejar, ou seja, quem quer de fato uma tocada mais prazerosa e esportiva acaba escolhendo o Focus que alia um bom conjunto mecânico a um bom comportamento dinâmico.

      Excluir
    2. não a minha generalização
      e sim Fisica e engenharia mecanica
      barra de torção = é uma barra que une as rodas traseiras
      estude fisica e verá o resultdo disso
      ademais, a barra de torção é dentro da engenharia automotiva uma solução simples e barata em termos de custo
      ja uma multi link é muito mais cara
      e uma jurisprudencia: todos disse todos os carros top não usam barra de torção
      e um Megane RS tem boa estabilidade com uma barra de torção, imagine se tivesse uma suspensão traseira independente????????
      seria fantastico

      Excluir
    3. A Renault deve ter seus motivos pra não usar multilink no RS. E vc não entende NADA de física e muito menos de engenharia!!

      Excluir
    4. a sim vc é o exxperto em fisica , afinal vc é engenheiro mecanico e trabalha na BMW na Alemanha e ou na MB
      uma barra que une as duas rodas acontece o que em termos fisico
      va ja dirigiu mais esportivamente um Corolla?

      Excluir
    5. a motivo da Renault de não usar suspensão independente é custo

      Excluir
    6. Bem amigo, nessas ruas brasileiras esburacadas, cheias de radar e com a velocidade máxima limitada é impossível dirigir esportivamente um veículo e sair "rasgando as curvas", só em track day mesmo, coisa que são poucos os consumidores que vão. Além do mais o comportamento dinâmico do Corolla é bom na minha opinião, temos um Corolla XEi MT 2003 aqui em casa e eu não tenho nada a reclamar, faz curvas muito bem e a suspensão é bem macia, resumindo, aguenta bem os trancos desse nosso asfalto brasileiro. Além do mais em Interlagos o Corolla XRS fez bonito viu, para um carro que não tem nada de esportivo (a não ser o visual) o desempenho foi agradável.

      Excluir
    7. Não tem nada haver com custo. Se a Renault quisesse ela colocaria multilink no RS tranquilamente, afinal o RS é um Hot Hatch e caro! Outra coisa, o que determina a estabilidade e o prazer em dirigir de um carro é um bom projeto. O Na Dúvida, acelera citou vários exemplos. Por exemplo, o Cruze tem um projeto de suspensão traseira tão bom, que comparam o comportamento dele com o Focus de 1ª geração que tinha multi-braço. E hoje em dia, o abismo entre suspensão independente atrás e eixo de torção simples diminuiu muito! Graças as fabricantes que não querem gastar com multilink e preferiram melhorar a opção mais barata. Então parabéns a engenharia da Renault por tirar "leite de pedra" e fazer um conjunto simples, barato mas muito eficientee eficaz, que foi capaz de ganhar de rivais com conjuntos mais caros e "emperiquitados". Isso sim é engenharia!!

      Excluir
  4. A suspensão multilink, conhecida tb como independente, se diferencia por ter varios braços de contato. Dessa maneira o impacto do lado direito tem menor propagação para o lado esquerdo.


    O Dual Link já é um sistema menos sofisticado, com apenas dois pontos independentes. Carros como Honda Civic (incluindo o new civic), Jetta, Sentra tem.. uma nota para o J3 da JAC que é o unico dos compactos com esse tipo de suspensão.
    O eixo de torção é o sistema mais simples e mais popular, devido ao baixo custo. São dois braços ligados por uma barra. Citamos como exemplo todos os compactos como 207, GOL, UNO, FOX, FIESTA, HONDA CITY, até o ECOSPORT ou DUSTER tb usam, o que é incompreensivel...
    Para carros de alta performance em curvas obviamente que o multilink é o mais indicado. Para carros de rua comum, obvio que se sente diferença, mas o conjunto é muito mais limitante.

    ResponderExcluir
  5. No meio termo entre os jurássicos eixos rígidos e as complexas suspensões independentes, o eixo de torção é um conceito que continua bastante aplicado na suspensão traseira dos carros atuais. Trata-se de uma economia de mercado pobre, ou uma medida de custo-benefício totalmente justificável?
    No início dos anos 30, três grandes marcas começaram a utilizaram o conceito do eixo de torção como uma alternativa mais confortável ao robusto eixo rígido. Trata-se de uma disposição que permite o movimento interdependente das rodas, mas que não pode ser aplicada no eixo de tração.
    A Citroen foi a primeira a produzir um carro com essa inovação. Projetado por André Lefebvre, o modelo 7/11 Traction Avant era um projeto de automóvel pequeno de duas portas, motor dianteiro e tração dianteira, praticamente um esboço do que seria o veículo urbano moderno. Em setembro de 1934 era lançado o Citroen 7A, um pouco maior, com quatro portas, carroceria monobloco, motor com válvulas no cabeçote e cilindros lubrificados, tração dianteira, suspensão dianteira independente de braços sobrepostos e traseira por eixo de torção.
    O eixo de torção foi praticamente uma evolução do eixo rígido, o mais antigo conceito de suspensão automotiva, e que ainda é utilizado em tipos bem específicos de carros, como veículos off-road e carros de tração traseira com grande potência e construção simples, como o Mustang.

    Ambos são baratos, robustos e de baixo custo de manutenção, mas também possuem grandes diferenças, a começar pelo fato do eixo rígido poder transmitir força às rodas. Já o eixo de torção tem como vantagem um comportamento mais próximo de uma suspensão independente, permitindo um conforto maior, e com um custo ainda bastante acessível. Hoje em dia, a maioria dos automóveis sai de fábrica com suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
    Teoricamente, um mecanismo desse tipo possui performance inferior às suspensões 100% independentes, com braços sobrepostos ou multilink. Durante as curvas, a roda externa de um eixo de torção tende a ficar com cambagem positiva, pois acompanha a rolagem do veículo. A roda interna pode perder contato com o solo, e nesse caso a tendência é a saída de traseira (sobresterço, ou oversteer).

    Modelos mais sofisticados não abrem mão da suspensão independente nas quatro rodas, e com razão. Na prática, porém, carros compactos e médios com eixo de torção na traseira podem andar tão bem quanto os “independentes”. Basta ter em mãos um projeto bem executado e ajustado. O ultrapassado Golf Mk 4, por exemplo, continua sendo referência em estabilidade, e acompanha qualquer Focus ou i30, ambos com multilink.
    Entre os sedãs médios, o sistema mais sofisticado do Civic proporciona um rodar quase duro, enquanto o eixo de torção do Corolla prioriza o conforto, mas ambos oferecem ótimo comportamento, e em nenhum deles você terá motivos para críticas. O novo Jetta é um caso peculiar: a versão Confortline traz eixo de torção, enquanto a Highline oferece multilink. Quem já andou diz ser difícil de notar a diferença.

    Mesmo os Mustang atuais, bastante criticados pelo eixo rígido, não costumam fazer feio em comparativos entre esportivos lá fora. Pelo contrário.

    Um ponto positivo em relação à suspensão independente é o fato do eixo não invadir em excesso o interior do veículo, deixando espaço de sobra para o bagageiro e a possibilidade de se montar um maior assento traseiro. O sistema também é mais barato de ser fabricado, e demanda pouca manutenção além da troca preventiva de suas buchas – alinhamento, por exemplo, não é necessário.

    Exemplos de carros com eixo de torção:

    VW - Golf, Gol (G4 e G5), Voyage, Fox, CrossFox, Novo Jetta (Confortline 2.0.), Saveiro e Parati.

    Ford - Fiesta, Ka, EcoSport (exceto a versão 4WD.)

    ResponderExcluir
  6. Sentra vai pra 2000 unidades e Civic vai cair para 2200, aguardem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem