Car.blog.br

Pesquisar este blog

Golf lidera e Skoda Octavia chega ao pódio na Europa

Categorias: , , , 6 Comentários

O segmento de veículos compactos do mercado europeu apresentou um crescimento de vendas de 9% em 2014 em relação à 2013, com 2,274 milhões de unidades sendo comercializadas. A evolução foi impulsionada pela enxurrada de novos modelos - algo que deve se reduzir em 2015, o que deve levar a um desempenho mais modesto neste ano.

Volkswagen Golf - líder entre os compactos na Europa

Os carros do Grupo Volkswagen ainda são ultra-dominantes nesse segmento (no Brasil conhecidos como hatchs médios), tendo aumentado sua participação de mercado para além de 44% e vendas totais superiores a 1 milhão de unidades. Destes, 865.000 são carros baseados na plataforma modular MQB, mas esse número sobe a mais de 1 milhão se forem computadas as vendas do Audi A3 - que é o líder do segmento de compactos premium.

Ford Focus é o segundo compacto mais vendido

O Golf atingiu um recorde de 23% de participação no mercado de hatchs compactos, mas o dado mais impressionante é o fato do Skoda Octavia ter entrado no top 3 europeu pela primeira vez, e não muito longe do segundo colocado, que é o Ford Focus. Na verdade, o Octavia superou o Focus em 7 dos 12 meses, incluindo os três últimos - provando que o facelift do Focus é mais do que necessário.

Skoda Octavia 2015

O Skoda Octavia, que é um irmão do Golf - adotando a plataforma MQB - roubou a terceira posição do Opel / Vauxhall Astra - modelo que regrediu 10% no ano, tendo sido ultrapassado pelo Peugeot 308 nos últimos três meses do ano, e provavelmente ficará assim até que venha a reestilização no final do ano.

Seat Leon 2015

O Seat Leon teve um ano recorde, tornando-se o modelo Seat mais vendido, superando o Ibiza, e atingindo o top 6 do segmento compacto pela primeira vez na história. O resultado é atribuído à introdução da nova geração e ao fato de ter incorporado a versão station - altamente popular na Europa.

Peugeot 308 2015

Tanto a Renault Megane quanto Toyota Auris foram ultrapassados pela novo Peugeot 308, agora quinto mais vendido, e pelo Seat Leon. O Toyota caiu relativamente mesmo tendo crescido 13%, enquanto o Megane retraiu 10%. O Renault corre o risco de perder a posição para o Auris, caso a nova geração não chegue ao mercado no segundo semestre de 2015.

Skoda Rapid 2015

O Hyundai i30 fica na 9ª posição, com 81.686 unidades vendidas, enquanto o Skoda Rapid fecha o top ten europeu, com 76.925 unidades vendidas - crescimento de 100% sobre 2014.

Ranking - 30 compactos mais vendidos - Europa 2014

RankModelo20142013      ΔMkt Share
1Volkswagen Golf52372946252713%23,0%
2Ford Focus222297225102-1%9,8%
3Skoda Octavia20507116502724%9,0%
4Opel/Vauxhall Astra179547198449-10%7,9%
5Peugeot 3081615159969762%7,1%
6Seat Leon1368968595459%6,0%
7Renault Megane135206149435-10%5,9%
8Toyota Auris12890511432813%5,7%
9Hyundai i308168697865-17%3,6%
10Skoda Rapid7692538447100%3,4%
11Kia Cee’d7569286743-13%3,3%
12Citroën C46153379476-23%2,7%
13Mazda3480962479694%2,1%
14Honda Civic4203543009-2%1,8%
15Volkswagen Beetle2937136432-19%1,3%
16Citroën C4 Cactus2897401,3%
17Citroën DS41945025883-25%0,9%
18Nissan Leaf151581109737%0,7%
19Toyota Corolla124324714164%0,5%
20Seat Toledo1103713597-19%0,5%
21Kia Soul102613202220%0,5%
22Volkswagen Scirocco1009311828-15%0,4%
23Volkswagen Jetta967514693-34%0,4%
24Toyota Prius816216098-49%0,4%
25Nissan Pulsar802100,4%
26Chevrolet Cruze740634361-78%0,3%
27Citroën C-Elysee59337091-16%0,3%
28Renault Fluence54656681-18%0,2%
29Fiat Bravo38509433-59%0,2%
30Mitsubishi Lancer3761295427%0,2%
31Peugeot 30128373943-28%0,1%
32Subaru Impreza2240199612%0,1%
33Honda Insight5361276-58%0,0%
34Honda CR-Z301696-57%0,0%
35Fiat Linea220634-65%0,0%
36Dodge Caliber110%0,0%
Total227431720774659%

Postagens relacionadas:

6 comentários:

  1. O Golf é incrível, não é a toa que é um sucesso de vendas! O carro é impressionante, é um carro bem construído, seguro, bem acabado, com um conjunto mecânico excelente, é econômico, tem um ótimo desempenho, um bom comportamento dinâmico e por aí vai, uma pena que no Brasil seja caríssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Golf tem potencial para ser o líder de mercado entre os hatches médios no Brasil, mas hoje, como o colega bem destacou, o carro não tem preço e faz apenas o papel de coadjuvante, não de protagonista.

      É o tal carro bom, com preço ruim, por isso vende pouco e é superado pelo Focus e pelo Sport6, ano após ano.

      Na Europa a coisa é bem diferente. Por lá, como sabemos, o Golf, que é apenas um carro popular em todo o mundo, é oferecido em versões bem mais equilibradas e realistas, como a Trendline e a Comfortline, com motores 1.0 TSI e 1.2 TSI.

      E não vamos nos iludir, racional como é o europeu, são essas as versões do Golf que mais vendem por lá e também serão as mais vendidas aqui no Brasil, quando o carro for lançado esse ano.

      Hatch médio é um tipo de carro que não pode custar mais de R$75K, completo.

      Mais do que isso a esmagadora maioria dos consumidores vai de sedã médio, e as excelentes vendas do Corolla e do Civic no mercado brasileiro estão aí para provar isso.

      E nos EUA a situação não é diferente, afinal, Corolla, Civic, Focus e Cruze nem sabem que o Golf existe.

      Excluir
    2. pois é, sendo que na europa ele é compacto, tem preço de compacto, e tem qualidade superior... por isso que lá ele vende....

      Excluir
  2. E o Golf 1.0 e o 1.2 aqui NADA! Pq?????? Lá vende pra kct por isso! VW CEGA!

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.