Car.blog.br

Pesquisar este blog

Fornecedores trabalham no motor 1.0 Turbo para o Ford Ka

Categorias: , , , , 38 Comentários

O programa Auto Esporte de 15/02/2015  (veja aqui) informou que os fornecedores de turbinas instalados no Brasil, notadamente a BorgWarner - que fabrica a turbina que será usada no Volkswagen up! 1.0 Turbo, trabalham aceleradamente para atender as montadoras de automóveis.


A meta, segundo o programa, é o de lançar o motor de três cilindros flex nacional, citando especificamente o Ford Ka e o Volkswagen up!.


O Volkswagen up! Turbo começa a ser produzido em maio, visto que a Volkswagen é a empresa mais avançada no desenvolvimento do motor 1.0 Turbo Flex. Entretanto, quando o portal Automotive Business noticiou isso (veja aqui), veiculou também a informação de que a BorgWarner estaria negociando o fornecimento com outras quatro montadoras instaladas no Brasil para o fornecimento de turbinas, sem especificar quais.

Assim, o Programa Auto Esporte de 15/02/2015 sugere que a Ford pode ser uma outra empresa a lançar o seu motor 1.0 Turbo, mas, ao contrário do anunciado anteriormente (veja aqui), destinado inicialmente para o Ka.

É importante ressaltar que, conforme informado previamente (veja aqui), como o desenvolvimento de motores turbo demanda alguns meses de desenvolvimento, é improvável que o motor 1.0 Turbo da Ford chegue ao mercado em 2015, sendo mais provável seu lançamento em 2016.

Agradecimentos ao Luciano Botelho pela dica

Postagens relacionadas:

38 comentários:

  1. Muito bom saber disso, certamente uma opção a mais que podemos contar. Fica só a dúvida em relação a durabilidade desses motores, quem se habilita pode explicar.

    ResponderExcluir
  2. A VW sempre está na frente da Ford no que diz respeito a tecnologia em minha opinião.
    A VW já tinha motores/transmissões eficientes bem antes da Ford, a VW tem carros com plataformas mais modernas que a Ford, a VW trás mais novidades para o mercado brasileiro do que a Ford e também investe mais em tecnologia que a Ford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem da VW sobre a Ford é tão grande, que os carros antigos da VW já são suficientes para superar os atuais da Ford. Pegue o Golf 4,5, ele é superior ao Focus atual. Dá uma boa briga. Já o Focus atual não tem chance contra o Golf 7.
      O Fox, por exemplo, com projeto de 2003, é superior ao Fiesta que foi lançado em 2012, e o Fox está vendendo bem mais que o Fiesta.
      O Fox tem melhor motor, é mais bem acabado, melhor transmissão.E o Fox ainda é muito mais espaçoso internamente que o Fiesta.
      O up! com o Ka, então, dá dó do Ka. O Ka, coitado, é 26 cm maior que o up!, mas tem menos espaço interno na dianteira, menos porta-malas, pesa 140 Kg a mais que é menos seguro!
      Não adianta, VW infinitamente à frente de Ford...e as kazettes piram.!

      Excluir
    2. Vw sempre a frente? A autolatina que o diga. Parati, gol, passat com motor ford. Simplesmente pq na época a vw não tinha motor a álcool, a Ford sim. Depois justiça se faça. A vw mandou muito bem com o seu 1.6 biela longa, o melhor de seu tempo. Em engenharia a vw nos últimos anos nos presenteou com os piores motores, ineficientes, antiquados comparados aos vw europeus. Vide a paralisação de entregas dos 1.0 ha poucos anos sem explicações até hj. Qto a caixa de cambio eu endosso, são os melhores. Eu não babo ovo pra quem me trata como se eu fosse cubano. Isso vale pra qq montadora. Eu cresci vendo a vw solitária a frente de todas no mercado brasileiro. Se hj ela cai é porque não investiu, pratica a velha politica dos pés de boi, caros demais. Engenharia ela tem, falta preço. Agora golf 4,5 melhor que focus? Kkkkkkkk tem que vwmaniaco, mas respeito.

      Excluir
    3. Não se esqueça que tem Ford que usou motor da VW também meu amigo. Bem meu amigo, nesse quesito a VW e a Ford estão bem empatadas, a Ford também nos presenteou com os piores motores, ineficientes, antiquados se comparado aos Fords americanos. Além do mais, observe que a VW chegou primeiro com os motores 3cc, com os motores turbo, com transmissões mais eficientes e hoje em dia alguns carros da VW tem plataforma mais moderna que outros da Ford.
      Mas respeito a sua opinião.
      Abraços.

      Excluir
    4. A autolatina que o diga. Parati, gol, passat com motor ford.

      Primeiro que passat jamais usou motor Ford. Segundo que Gol e Parati usaram uma versão totalmente rerfeita do CHT da Ford chamado AE-1600, e mesmo assim só nas versões de entrada (CL), pois a partir da GL já voltava a usar o Motor AP-800.

      E antes de mais nada, o motor CHT da Ford era um derivado do motor do Gordini, absurdamente antiquado, com motor de comando lateral. E quando chegou na Autolatina, soi submetido ao dinamômetro de resistência onde os motores VW tinham que aguentar 160 horas em regime máximo para serem aprovados, o CHT não durou nem 20 horas e já abriu o bico. A engenharia da VW mudou o motor inteiro, tudo, e ele passou a durar 100 horas.

      E esse foi o único motor que a Ford emprestou para a VW, só para ser usados em carros de entrada, enquanto a VW emprestou os melhores motores do Brasil para a Ford: AP-800 e AP 2000 que foram usados no Escort XR-3 e Del Rey.

      Então quem não tinha motor era a Ford.

      E mais. Depois da era AP, a VW teve vários motores topo, como o 1.8 Turbo de 150 e 180 cv dos Golf GTI e Audi A3. O próprio motor 1.6 VHT que é excelente, e mesmo sendo 8V faz com seus carros andem mais e bebam menos que os Fiat 1.6 16V.

      O Golf 4,5 usou uma transmissão automática que até hoje a Ford não tem igual, já que a AISIN TipTronic 6M é infinitamente superior ao Powershift da Ford, este que tem inclusive petição pública de tanto problema que dá, e segundo concessionárias dá 1 em cada 10 carros problema.

      O Golf 4,5 é menor por fora que o Focus 3, mas mais espaçoso internamente e com maior porta-malas.

      Excluir
    5. Carlos adora tirar as coisas do sovaco. VW usou motor Ford sim, mesmo que tenha modificado ele, motor é CHT do mesmo jeito. A adaptação ao que a VW queria, não cria um novo motor. O motor CHT tinha a concepção de ser durável e econômico, o desempenho não era seu forte.
      Falar que a Ford não tem motor é de total desconhecimento de história de automóveis. A Ford sempre foi reconhecida em fazer motores nas mais diversas cilindradas e combustíveis (gasolina, álcool e diesel), pergunte a qualquer pessoa mais velha. Vale lembrar que até trator a Ford já fez e sem contar que o motor 1.0 ecoboost é reconhecido e premiado lá fora ganhou até do motor da VW. Sem falar que várias marcas utilizam motores Ford como por exemplo a Land Rover que no Freelander 2, Evoque e outros modelos utilizam motor 2.2 diesel da Ford que é o mesmo da Ranger, escalonado para o cada tipo de uso do carro (esportivo, de trabalho e etc).
      Com relação a tecnologia a VW Brasil de um tempo recente para cá é que começou a oferecer alguma coisa mas deve muito ainda, vejamos Fox tem 7 airbags? Controle de tração e estabilidade foi inserido no Fox de um ano para cá na ultima reformulação, mas nem todos os carros possuem como opcional. A questão de comando de voz, conexão de celular via Bluetooth com opção para ler mensagem ou até atender sem tirar as mãos do volante em carro popular a VW ainda não oferece e quando oferece é caro.
      Sem falar que a Ford mantem contrato para desenvolvimento de novos equipamentos eletrônicos com a Sony e Microsoft. Sony é porcaria? E a Microsoft?
      A nível mundiais as 2 empatam, uma não deve nada a outra. A nível Brasil, a Ford está na frente oferece mais em mais produtos.
      Com relação a transmissão do Golf 4,5 ser melhor que o Powershift, acho que não merece nem atenção, mas seguindo seu raciocínio, então ela deve ser melhor que a DSG do Golf novo também, pelo menos não tem problema de ruído ne? Quase não existe reclamação também.

      Excluir
    6. Os motores da Ford em geral são bons porém a Ford demorou mais que a VW para trazer motores atualizados para o Brasil, isso é fato (é claro que a VW inovou mais nos veículos mais caros). A VW peca bastante em alguns carros mais baratos porém a sua linha importada é de se fazer inveja. O 1.0 EcoBoost de fato é incrível porém creio que a durabilidade seja menor do que a do EA211 1.0 TSI. Em relação a algumas marcas utilizam motores Ford, bem, não se esqueça que é porque pertencem/pertenciam ao mesmo grupo. É a mesma coisa que a VW e Audi, Porsche, SEAT, Škoda e Bugatti.
      A Ford é a mesma coisa amigo, de um tempo pra cá que começou a oferecer algumas coisas mas antes da Ford a VW já tinha motores modernos em seus veículos importados, sem falar nos itens de tecnologia e nas transmissões. Já que você tocou nesse assunto de citar o Fox, bem vou citar o Ka, nem nota do Ka nos testes de colisão nós sabemos já o up! por exemplo é o carro mais seguro de sua categoria.
      A nível mundias a Ford deve muito para a VW, a nível de Brasil considero equivalente:
      Ka Vs up!, ambos são equivalentes em desempenho, consumo, modernidade etc.
      Ka Vs Gol, o Gol deve bastante ao Ka, isso eu concordo.
      Ka Vs Fox, na minha opinião ambos são semelhantes, com vantagem para o Fox.
      Ka + Vs Voyage, outro quesito que o Ka é superior, isso é, pelo menos em conjunto mecânico e em alguns itens de série. A VW peca em não oferecer o EA211 1.6 MSI para o Voyage.
      New Fiesta Vs Fox, o Fox deve bastante ao NF, só não deve em qualidade construtiva e conjunto mecânico, o EA211 é muito bem acertado na minha opinião e a transmissão manual de 6 velocidades é incrível.
      Focus Hatch Vs Golf, nesse quesito não há nem comparação, é clara a superioridade do Golf.
      Jetta Vs Focus Sedan, mesmo o Jetta utilizando a plataforma do Golf MK6 ele se mostra um excelente veículo, na minha opinião ele é superior ao Focus.
      Fusion Vs Passat, não sei se o meu comparativo está correto porém considero o Passat um carro superior, ainda mais com a chegada do Novo Passat que logo deve está chegando ao Brasil.
      Mas eu concordo com você, o Golf 4,5 é um carro inferior ao Focus MK4 em praticamente todos os quesitos.
      Abraços.

      Excluir
    7. Eu já acho o Fusion, (não que exista um abismo entre ele e o Passat) mas a Ford investe pesado nesse carro, em tecnologia, segurança, sustentabilidade, marketing etc. Prova disso é o Fusion Hybrid e os recentes cintos de segurança infláveis.

      Excluir
    8. O cara quer dar exemplo de modernidade da VW e a mesma vende aquele 2.0 pré histórico até nos EUA, fora que aqui os tais TEC 8v nem de longe são modernos, quem trouxe motores 3 cilindros em grande escala foi a Hyundai e não a VW, a Ford não tem motor velho em linha, já a VW tem em sua maioria, se informe melhor torcedor da VW.

      Excluir
    9. Italo Pereira,
      Muita coisa que o Fusion oferece hoje em dia o Passat já oferecia anos e anos atrás. Além do mais enquanto a Ford investe pesado no Fusion, a VW investe pesado no Golf, mas o Fusion está um show mesmo!
      Abraços.
      Mijaro Nomuro,
      O EA111 é um motor de projeto mais antigo de fato porém não larga a mão de ser um motor aceitável aos padrões atuais, o mesmo vale para o EA113. Além do mais a VW tem o belo EA211, o EA888 e por aí vai. Resumindo, a VW pode pecar sim em oferecer alguns motores ultrapassados porém pelo o que eu andei lendo logo mais esses motores serão substituídos por motores mais modernos. Além do mais, vale lembrar que a Ford não disponibiliza nenhuma transmissão automática/automatizada/CVT para os seus veículos mais baratos como o Ka e o Ka Sedan, vale lembrar também que não sabemos a nota do Ka no Latin NCAP ou seja, fica aquela dúvida se a plataforma do Ka é moderna. Sem falar que cá entre nós, a transmissão PowerShift por exemplo está longe de se igualar a DSG.

      Excluir
    10. Não duvido nem um pouco da capacidade da VW, que não é a toa é uma das marcas líderes no mundo. O problema é que em termos de Brasil ela só inova quando a água bate no pescoço. Precisou a hyundai e a kia apresentarem motores 1.0 de 3 cilindros para que a VW fizesse o mesmo. Não que isto não aconteça com as outras grandes montadores, mas na VW eu acho que isto é mais evidente.

      Excluir
    11. Até o maior exemplo de "marasmo" da VW é a kombi. Nunca teve no Brasil um concorrente direto e por isto manteve um projeto de 50 anos em produção até ser tirado de linha por força de lei.

      Excluir
    12. Ai Sim, gostei das respostas, um bom debate. Vi que não apenas eu tenho alguma memória, embora esse blog seja vw até o último fio de cabelo, abre espaço para discordantes e que entendem de carros, bacana. A receita do bom carro teve algumas alterações: Engenharia alemã, design italo-germânico, conforto anglo-americano, preço é que tá difícil, antes eram japoneses, passaram o bastão pros coreanos e hoje ninguém vende bom e barato só os chineses, mas seus carros são muito ruins. Nas comparações que vi acima, eu falei do golf 4,5 contra focus atual, nem tem o que comparar. Quando a fox x ka, na mesma configuração quanto o fox é mais caro? mais de dez paus, é muito dinheiro. Eu fui fazer um teste drive do fox, a tela do gps é pequena e baixa demais, no mais o carro continua mole nas curvas. o tapa no visual deixou o carro desequilibrado entre frente e trazeira. A lanterna horizontal é bonita, mas não tem altura e o carro é alto, estranhão. A lanterna do modelo anterior era melhor. E colocar spoiler daquele tamanho tem gosto duvidoso. Golficar o fox não deu certo. Falando de NCAP, o teste se refere apenas a segurança passiva, sem dúvida muito importante, mas a ativa também é essencial e é por isso que ka leva vantangem sobre o up. saber que o carro aguenta pancada é tão importante quanto a capacidade dele de evitar o acidente quando a gente erra a mão. abraços

      Excluir
    13. Ah sim, concordo plenamente. Tão importante quanto sair ileso de um acidente é poder evita-lo. Até porque o NCAP só garante os resultados dos testes para as situações de impacto mais comuns. Claro que não podemos nos conformar com carros inseguros, mas acho que se o ka conseguir 4 estrelas, irei considerar ele tão seguro quanto outros com 5 estrelas e que não tenham ESP ou que sejam menos estáveis.

      Excluir
    14. O fake carlos tem muita inveja da Ford kkkkkkkk...

      Golf 4.5 é inferior ao Astra...

      Excluir
  3. Olha, Acho muito difícil que lancem o Ford k 1.0 turbo, já que o carro já conta com a opção com motor 1.5. Imagino que o 1.5 e o 1.0T ficaria com aproximadamente a mesma potência portanto acho difícil. Lembrando que esse programa auto esporte juntamente com aquele piloto de testes não teem credibilidade nenhuma no meu ponto de vista. Como por exemplo falaram no lançamento do veloster no Brasil em 2012 se não me engano, que ele tinha injeção direta e isso não é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho bem provável por suas questões principais. A primeira é de ordem tributária, já que carros com motores 1.0 (aspirados ou turbo) pagam 7% de IPI, e os com motores entre 1.0 e 2.0, flex, pagan 11% - uma diferença de 4%.
      A segunda é o Inovar Auto que exige maior eficiência de consumo, e premia as montadoras que conseguirem com incentivos tributários.
      Enfim, vale a pena investir para trocar o motor 1.5 pelo 1.0 Turbo, pois o 1.0 Turbo, além de mais econômico, pagará menos impostos.

      Excluir
    2. Pois é, Fábio, e o Ka ainda é um carro novo no mercado, o que ainda pode voltar o investimento do motor turbo.

      Excluir
    3. Eu acho que o que pega nesses motores turbos é a manutenção,com certeza vai ser mais cara que o comum.

      Excluir
    4. Eu acho que o que pega nesses motores turbos é a manutenção,com certeza vai ser mais cara que o comum.

      Excluir
    5. Com certeza o 1.0 turbo da FORD não ficaria na faixa de potência do 1.5 aspirado da mesma marca, pois o turbo flex deve passar a casa do 140cv e o motor 1.5 gera apenas 110cv, daí então o 1.0 turbo deveria vir mais caro e mais equipado que o motor maior aspirado.

      Excluir
  4. Boa notícia, se a Ford realmente procura trazer o Ecoboost; na competição quem ganha é o consumidor.

    Mas por falar em consumidor e competição, quando a Ford vai publicar os resultados do crash test do Ka? A turmai pode ter esquecido ou "apagado" da memoria, eu já não esqueço. Lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Espero que esses motores venham com preços competitivos. Se for pra trazer e cobrar absurdo por um subcompacto só porque tem motor turbo, aí vai micar.

    Tenho muito interesse no Up com essa motorização, vai ficar sensacional o carrinho com um motor mais forte, na minha opinião só falta isso nele pra deixá-lo perfeito. O 1.0 aspirado anda bem pra um mil, tem desempenho de 1.4, mas ainda é um 1.0, e o conjunto tem uma base ótima pra um esportivo.

    Turbocompressor é pura eficiência. Ganhos em consumo, emissões e desempenho. Quanto à durabilidade, obviamente a montadora prepara o motor em sua estrutura pra maior dose de força, sempre é assim em motores sobrealimentados.

    ResponderExcluir
  6. Poderiam lançar o Ka sport com o motor 1.6 do fiesta

    ResponderExcluir
  7. Boa Notícia para nós consumidorés e mais tecnologia e inovação, pelo menos a VW e a FORD está inovando ao contrário da FIAT que ainda tem um motor jurássico do PALIO e não inova em nada...!

    ResponderExcluir
  8. Que venham os 1.0 turbo flex! Puta eficiência energética, diversão e economia ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  9. Como sabemos, o motor 1.0 EcoBoost 3 cilindros turbo da Ford foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor motor do mundo.

    Será muito bem vindo ao mercado brasileiro, da mesma forma que o motor turbo do Up.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que vira o mesmo, ou vão adaptar p o Brasil.

      Excluir
  10. valeu fábio pela resposta,mas eu acho que a poténçia do fork ka turbo deve ser similar ao motor 1.5 litro.ai na minha opinião vai ser um tiro no pé da ford pós vai ter 2 motores com potençia proxima sendo o turbo mas barato por conta do ipi.a não ser que ela tira o motor 1.5 de linha e fica somente o turbo, é o com a potençia normal.veremos.

    ResponderExcluir
  11. O problema de alguns seguidires desse blog é serem tendenciosos para só elogiar a vw/audi e nunca apontar os defeitos , como se existisse a perfeição ....igual o câmbio do "melhor carro do mundo "Não resta dúvida que o o câmbio dsg é muito bom , desde que vc não ande com o carro com vidro aberto e estradas esburacadas ... Não é um câmbio para o Brasil , país tropical e com as estradas cheias de remendo. Aceitem isso é deixem a paixão de lado.... O consumidor tem que reclamar .. Acho que não é impossível para a vw/audi fazer um bom isolamento acústico da caixa de câmbio ...

    Tive um A3 1.8 sportback ...Questão do ruído do câmbio dsg vw/audi é o seguinte se vc só anda com vidro fechado com ar (como a maioria das pessoas ) maravilhoso , não da para ouvir nada, carro perfeito câmbio rápido , preciso muito bom , mas se vc abre o vidro o ruído incomoda muito , principalmente se vc selecionar a condução efficiency e confort, na qual o sistema do câmbio muda mais para deixar o carro no ponto morto quando vc solta o acelerador... Para mim que gosto de andar com o vidro aberto foi decepcionante !!!!
    Vamos mostrar os defeitos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não é um câmbio para o Brasil, país tropical e com as estradas cheias de remendo. Aceitem isso é deixem a paixão de lado ..."

      A minha opinião sobre o DSG é exatamente igual a sua. Nos EUA a VW já não usa o DSG 7 no Golf, usa o Tip 6, um câmbio mais robusto e banhado em óleo, sem barulhos.

      Excluir
    2. O novo Hyundai i30 2016 foi lançado com transmissão DSG7 na Coreia do Sul e na Europa, enquanto nos EUA mantiveram o AT de seis marchas.
      Nos EUA as restrições ambientais não são tão severas quanto na Europa, então pode-se usar soluções mais antiquadas, menos eficientes e mais baratas, como o 1.8 TSI + AT6 no Golf e o 2.0 Gdi + AT6 no I30.
      Já na Europa as marcas adotam sistemas mais eficientes, com o 1.4 TSI + DSG7 no Golf e DSG7 também no i30.

      Excluir
    3. Sim carlos, e o que isto tem a ver com estradas esburacadas e vidros abertos???
      Sinceramente eu não entendi, já que EUA e Europa estão infinitamente mais adiantados em termos de pavimentação de estradas...

      Excluir
  12. Peraí gente, no Brasil pelo menos, posso dizer que o primeiro motor 3 cilindros foi o do DKW Vemag 2 tempos, depois veio o Suzuki Swift na década de 90 e somente depois vieram Hyundai e Kia. Como eu sempre digo, o Up não tem absolutamente nada de inovador. Motor 3 cilindros com estrutura de baja. Sem dúvidas é moderno, mas inovador de forma alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tenho a dizer uma que o ka anda pra c... Isso posso falar 198 km/h diga um 1.0 que chegue 150 na reta não venha falar que a VW tem tecnologia de ponta tam desinformados ainda + estabilidade direção elétrica de verdade não igual alguns com HB 20 VW não vou falar nem tem entre os popular já possui VW e fiat do ano galera + hj o momento e Ford top

      Excluir
  13. Na década de 90 minha família sempre teve em sua posse os veículos FORD, principalmente Del Rey e Belina, e notei que jamais deram problemas quando equipados com motor 1.6 CHT, contudo quando começamos a adquirí-los com motor 1.8 VW o tal AP só dor de cabeça tinha. Bebia um absurdo e andavam a mesma coisa do 1.6 CHT. Já ouvi dizer que o CHT também não deu muito certo nos Gols. Finalizando, a Autolatina não foi bom para nenhuma das duas, com o prejuízo maior para FORD, pois se já tivesse o Zetec naquela época estaria muito melhor, o famoso campeão das F1 e Rally COSWORT.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.