O mercado automotivo brasileiro começa 2015 com o pé no freio, com o volume total comercializado em janeiro 30% menor que dezembro de 2014 e 20% menor que janeiro de 2014. Esses números envolvem carros, comerciais leves e caminhões.

Fiat Palio 2015 - carro mais vendido do Brasil

Uma análise mais detalhada de cada mercado, porém, mostra que carros e comerciais leves caíram 30% sobre dezembro de 2014, e 18% sobre janeiro de 2014. Mas a queda maior foi no segmento de pesados (caminhões), com retração de vendas de 43% sobre dezembro de 2014, e de 23% sobre janeiro de 2014.

Chevrolet Onix - 2º carro mais vendido do Brasil em janeiro de 2015

A queda de vendas de automóveis e comerciais leves em janeiro de 2015, porém, tem explicações menos óbvias que a simples retração de mercado. A primeira questão é o fato de que o mês de dezembro apresentou um resultado muito positivo em decorrência da crença geral de que o novo governo subiria os impostos sobre os automóveis - gerando uma corrida às concessionárias para aproveitar o IPI reduzido.

Além disso, dezembro teve números inflados por vendas de diretas de grandes montadoras em um movimento para defender a liderança de mercado de determinados modelos, especialmente VW Gol e Polo, o que acabou prejudicando os emplacamentos em janeiro.

Nesse contexto, há uma expectativa de recuperação parcial do mercado ao longo do ano de 2015 para, ao menos, encontrar os números verificados em 2014.

Ranking de participação de mercado - janeiro de 2015

RankMarcaVendasMarket Share
1Fiat49.68020,40%
2GM46.88119,20%
3Volkswagen39.46316,20%
4Ford24.92710,20%
5Hyundai17.5667,20%
6Renault15.3896,30%
7Toyota12.5255,10%
8Honda10.0414,10%
9Nissan6.0002,50%
10Mitsubishi4.4871,80%
11Citroën3.5251,50%
12Peugeot2.7851,10%
13Kia1.7440,70%
14BMW1.2930,50%
15Mercedes-benz1.1850,50%
16Audi1.0860,50%
17Chery8270,30%
18JAC6520,30%
19Land rover6410,30%
20Lifan5570,20%

No ranking das marcas, a Fiat manteve seu domínio, com 20,4% do mercado, seguido da GM, com 19,2% e VW em 3º, com 19,2%.


Como destaque positivo tem-se a Hyundai, na 5ª posição, com 7,2% de participação de mercado.

Carros e comerciais leves mais vendidos

A Fiat, além de líder de mercado, tem também o carro mais vendido, o Palio, e o comercial leve líder, a Strada.


Como destaque positivo temos o Novo Fox, subindo à terceira colocação entre os carros.



Ranking - carros e comerciais leves mais vendidos - janeiro de 2015

Rank
CarrosComercial Leve
ModeloVendasModeloVendas
1FIAT/PALIO14432FIAT/STRADA11202
2GM/ONIX13462VW/SAVEIRO5735
3VW/FOX9123FORD/ECOSPORT3670
4HYUNDAI/HB208962TOYOTA/HILUX3654
5FIAT/UNO8588GM/S103415
6FORD/KA8229GM/MONTANA3070
7VW/GOL7866RENAULT/DUSTER2823
8GM/PRISMA7772FORD/RANGER1836
9FIAT/SIENA7194MITSUBISHI/L2001749
10VW/UP6780HYUNDAI/TUCSON1579
11RENAULT/SANDERO6224FIAT/FIORINO1511
12HONDA/FIT5062HYUNDAI/IX351234
13FORD/FIESTA4943VW/AMAROK1228
14GM/CELTA4854MITSUBISHI/ASX1009
15VW/VOYAGE4739GM/TRACKER994
16GM/CLASSIC4404MITSUBISHI/PAJERO866
17HYUNDAI/HB20S4102KIA/SPORTAGE860
18TOYOTA/COROLLA4021TOYOTA/HILUX sw4824
19GM/SPIN3337RENAULT/MASTER720
20GM/COBALT3258CITROEN/C3 aircross666
21RENAULT/LOGAN2802FIAT/DUCATO619
22FORD/KA SEDAN2762MITSUBISHI/Outlander600
23NISSAN/MARCH2670TOYOTA/RAV4576
24HONDA/CITY2576HYUNDAI/HR481
25HONDA/CIVIC2347LIFAN/X60419
26TOYOTA/ETIOS HB2112NISSAN/FRONTIER401
27PEUGEOT/2082026LAND rover evoque379
28CITROEN/C31946AUDI/Q3368
29RENAULT/CLIO1810HYUNDAI/SANTAFE358
30FIAT/PUNTO1747RENAULT/KANGOO347
31NISSAN/SENTRA1510VW/TIGUAN328
32FORD/FOCUS1354SUZUKI/GVITARA285
33TOYOTA/ETIOS SEDAN1308DODGE/JOURNEY275
34FIAT/WEEKEND1232M.BENZ/SPRINTER262
35GM/CRUZE HB1089KIA/K2500248
36NISSAN/VERSA982CHERY/TIGGO214
37VW/GOLF961SUZUKI/JIMNY211
38VW/JETTA932IVECO/DAILY211
39VW/CROSSFOX898JEEP/CHEROKEE191
40FIAT/DOBLO880TROLER/T4190
41FIAT/IDEA857PEUGEOT/BOXER177
42GM/CRUZE843BMW/X1175
43FORD/FUSION790FIAT/DOBLO158
44FORD/NEW FIESTA672KIA/SORENTO158
45RENAULT/FLUENCE655VOLVO/XC60150
46CITROEN/C4L528GM/TRAILBLAZER149
47VW/POLO SEDAN516GM/CAPTIVA144
48FIAT/LINEA474BMW/X3142
49FORD/FOCUS SEDAN472FORD/EDGE141
50VW/SPACEFOX463JEEP/COMPASS127
51BMW/320460FIAT/FREEMONT110
52SEAT/POLO424CITROEN/JUMPER109
53HYUNDAI/I30423SUBARU/FORESTER101

38 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A VW perdeu espaço. Algo natural para quem atrasou os modelos no Brasil. Ruim ou não as outras montadoras renovaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentra se consolidando na terceira posiçao no seu segmento, torço pra vender mais que o corolla, pena que a a Nissan ainda tenha poucas concessionarias, Focus hatch liderando seu segmento, fusion vendendo muito bem, cruze despencou, gol caindo igual um cometa, Up vendeu muito (pelos descontos) tomara que continue vendendo bem

      Excluir
  2. E os números tentem a piorar nesse mês, quem praticou descontos fortes em janeiro somado ao estoque com ipi reduzido é que mais vai despencar em fevereiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Onix, que já foi o carro mais vendido no Brasil em 2014 no varejo (sem frotistas), inicia 2015 ainda mais forte, lembrando que no total do Palio estão somadas as vendas do Novo Palio (concorrente do Onix) e do Palio Fire (concorrente do Celta).

      O caso do Gol é de dar pena, indo ladeira abaixo, idem Voyage.

      E o Uno, incrível, mesmo com as chegadas do Up e do Ka, continua na liderança entre os sub-compactos, agora sendo ameaçado pelo Ka.

      No início de fevereiro devem acabar os estoques da linha 14/15 e aí veremos, sem os descontos praticados, como o mercado irá se comportar.

      É o caso, por exemplo, do Up, que teve descontos agressivos na linha 14/15 em janeiro.
      Já está chegando a linha 15/15 nas CSS VW e se vier sem descontos, provavelmente teremos queda de vendas no carrinho.

      Preços de hoje dos sites da Ford e da VW para a linha 15/15:
      Ka SE 1.0 - R$37,5K;
      Ka SE 1.5 - R$41,2K;
      Move Up 4P 1.0 (ar, direção, trio elétrico e som) - R$41,3K.

      Excluir
    2. Reveja seus números: o Palio foi o mais vendido para PF tanto em 2014 como em janeiro deste ano.

      Excluir
    3. Rasec, sinto informar mas esta errado.
      O Ônix era o mais vendido p/ PF até outubro ou novembro, em dezembro o Palio superou sendo o mais vendido p/ PF.
      Td bem tem o lance dos dois modelos do Palio mas se é assim que esta sendo apresentado, deve-se respeitar.

      Alguém poderia me dizer pq, qual motivo racional lógico, p/ carro com duas carrocerias diferentes terem as vendas apresentadas conjuntamente? Pq tem o mesmo nome então não separa? Mas em outros mercados existe esta diferenciação.
      A mesma coisa com as motorizações, creio que o mais certo seria mostrar as vendas do carro separando-se os motores 1.0 dos 1.X

      Excluir
    4. No meu ponto de vista, como deixei claro, o Novo Palio concorre com o Onix e o Palio Fire concorre com o Celta, por isso considero o Onix como o carro mais vendido no Brasil em 2014, fato que está se repetindo nesse início de 2015.

      Essa mesma distorção que hoje ocorre com o Palio também já ocorreu no passado com o Gol, que somava as vendas do G4 e G6.

      Excluir
    5. João LP!!!

      Você esta equivocado caro amigo esse palio vendeu 12990 pra varejo esse mês, ou seja, 1442 foram pra PJ enquanto o gol vendeu no total 7866 e desse valor 2185 foram vendas pra PJ, ou seja não foi o palio que vendeu mais pra e sim o Gol!!!!

      Excluir
  3. No vídeo do Fox Highline fala em 49k, mas no configurador do site da VW o carro já parte de 52k, e colocando os acessórios mostrados no vídeo (rodas de liga, sistema de som, ESC, entre outros) chega em 60k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fox Highline tem rodas de liga "15"de série e sistema de som com controles no volante(de golf) de série. Seu comentário é inválido.

      Excluir
  4. O mercado automotivo brasileiro começa 2015 com o pé no freio, com o volume total comercializado em janeiro 30% menor que dezembro de 2014..... e esse percentual de vendas menor incluem carros em estoque sem o IPI, imaginem a bagaceira que vai ser a partir de agora com o seu retorno. Resumindo: se não praticarem "bons" descontos pra DESOVAR a produção, vai ter muita concessionária com pátio abarrotado.

    ResponderExcluir
  5. Correção: VW com 16,2%. Não adianta chorar, ela caiu já.

    ResponderExcluir
  6. Isso mostra o quanto nosso mercado tende a ter queda nas vendas cada vez maior, visto que todas as montadoras no geral aumentaram consideravelmente o preço dos seus produtos. A e parabéns ao dono do blog que colocou a Foto da versão do palio que mais vende, não do palio fire finalmente acabando com essa mania boba de sismar com o carro da Fiat, pois quando é noticia do Gol ate colocam fotos do modelo que não existe e colocam fotos de projeções entre outras coisas, querendo ou não , sendo defasado ou não o palio é o mais vendido do pais e mais querendo ou não o palio vende muito mais pra varejo(consumidor final) do que pra PJ, isso são fatos, Venda varejo : Palio 12.990 no mês de janeiro , ou seja, apenas 1442 unidades pra PJ, enquanto o seu eterno rival Gol vendeu 5.681 unidades pra varejo, ou seja, 2185 unidades pra PJ, isso é 28% das vendas totais do carro da Volks foram pra PJ, enquanto no Palio apenas 11 % do acumulo total de vendas foram pra PJ, então fico feliz em ver que essa sisma com o veiculo da Fiat esta acabando e isso é fundamental pelo - num lugar que se diz "imparcial" e que quer ter cada vez mais credibilidade no meio automotivo!!!abs

    ResponderExcluir
  7. Todos os setores da economia vem falando que ou vão manter o padrão de crescimento ou irão crescer pouco, pura ilusão, qualquer pessoa com pouca instrução percebe o quanto a inflação vem corroendo os salários, fora o desemprego que está em alta, sem grana, sem aquecimento da economia, então alguém está mentindo, aposto numa queda ainda maior em Fevereiro, isso é muito benéfico para quem realmente tiver dinheiro para comprar um automóvel.

    ResponderExcluir
  8. Juntaram o Fox e o Crossfox para ele ficar em 3° (o que eu acho correto, pois é o mesmo carro), mas permaneceram com o Crossfox em 39º

    ResponderExcluir
  9. A fila de espera para o Ka e para o Hb20 estão enormes. Na Ford o carro já chega vendido na css

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é só por isso que o Onix vende tanto.. Os compradores vão atrás do que é referência hoje, que é o Ka, não encontram a pronta entrega.

      Então vai em busca da referência anterior, que é o HB20, também não encontram.

      Gol ninguém mais quer nem de presente.. Só sobra o Onix mesmo na categoria, visto que Sandeiro atinge um público diferente e comparando com o Novo Pálio o Onix ainda é bem mais carro...

      GM está nadando de braçada com o Onix simplesmente porque tem ele para oferecer..

      Excluir
    2. tem filas e filas na espera pelo Ka, e os consumidores nao esperam pq a ansiedade é muita, entao partem para o que tem a pronta entrega

      Excluir
  10. O Palio tem 2 modelos com o mesmo nome, como era o Gol antigamente com Gol G5 + Gol G4.
    (se fossem somadas as vendas do Gol G6 + UP, o Gol continuaria líder). Mas mesmo assim a Fiat tem seus méritos, vende carros populares, com qualidade mediana e preço mais em conta.
    O GM Onix vendendo bastante (carro que vende mais pela aparência do que por suas qualidades).
    Ford KA vendendo bem. Ford New Fiesta caindo (fora dos 10 mais vendidos).
    Hyundai HB20 se mantendo bem em vendas (mesmo já com notícias que irá ter mudanças em breve).
    O UP deu uma aumentada nas vendas, muito por causa dos descontos e das qualidades do carrinho, que as pessoas vão tomando conhecimento com o tempo.
    Já o Gol (e o Voyage) precisam de uma reformulação. Vamos ver se o Novo Gol será parecido com o Polo europeu (como estão dizendo). Se for, será um belo carro, mas temo que o preço vá lá pras nuvens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, se for para somar as vendas do Gol e do Up, por uma questão de mantermos o mesmo critério, as vendas do Onix e do Celta também deveriam ser somadas e o resultado seria Onix líder de mercado, não o Gol.

      Onix + Celta - 18.318 unidades vendidas;
      Gol + Up - 14.646;
      Novo Palio + Palio Fire - 14.432.

      Excluir
    2. Esqueci do Uno, que tb concorre com o Up e o Celta!
      Novo Palio + Palio Fire + Uno - 23.020 unidades vendidas.

      Nesse caso o Palio seria o líder de mercado, não o Gol.

      Excluir
    3. somando o Fox, aí o equilibrio permanece, na casa dos 23 mil carros por marca. A Fiat dá baile mesmo é nas demais categorias de compacto (sedã e pick-up).

      Excluir
    4. e tem mais: se incluirmos Polo, Polo Sedan, Linea e Punto, a vantagem volta para a Fiat por umas mil unidades. Realmente o equilibrio é notório.

      Excluir
    5. Rasec
      Acho que as vendas deveriam ser contados em separado. Na minha opinião, Palio Fire e Novo Palio são carros distintos (assim como o Gol G5 era diferente do Gol G4). Mas apesar disso, a Fiat tomou conta desse mercado de populares. Vendendo muito seus carros mais baratos (Palio, Uno, Siena). Outro Fiat que merece destaque é a picapinha Strada, essa vende uma barbaridade, líder disparada na sua categoria. / Já os carros de segmentos mais caros da Fiat não repetem o mesmo sucesso de vendas, exemplos: Bravo, Linea, Freemont.

      Excluir
    6. André,
      Concordo. Somar as vendas do Novo Palio e do Palio Fire acaba gerando uma distorção dos fatos.

      Excluir
  11. Quer dizer que o GOL vende METADE do que o Palio vende? Uai, mas não ficou em primeiro lugar em dezembro? Que inflada mais fajuta da VW em????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade! Mas o equilíbrio existe, pois do Palio mesmo são metade desse valor. Aquele outro carro, o Palio Fire, sustenta e outra metade e concorre na verdade com o Up, aí sim vendendo bem mais...

      Excluir
  12. A VW devia antecipar o lançamento do novo Gol MQB, e sair pra guerra.

    ResponderExcluir
  13. Uma pena que nem o Up! nem os Ka 1.0 que loquei dispunham de computador de bordo, para comparar as diversas parciais com os excelentes resultados do Uno 1.4, mesmo o urbano, deixando o start stop desativado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em Uno, o up! e o Ka chegaram ao mercado com projetos bem mais atuais, mas o Uno continua firme na liderança entre os sub-compactos.

      Excluir
  14. o equilibrio Fiat e VW nos compactos ainda é impressionante! Palio+PalioFire+Uno tem uma diferença de menos de 700 carros para Gol+Fox+Up

    ResponderExcluir
  15. temos um ka na familia e digo,n tem popular melhor que ka e hb20,pois esses sim foram projetos inovadores.

    ResponderExcluir
  16. pra quando esta previsto o lançamento do gol 2016??????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem