A Fiat do Brasil já está oferecendo em sua rede de concessionárias autorizadas a linha 2016 do Fiat Bravo - carro que recebeu aperfeiçoamentos de design e de tecnologia.

Fiat Bravo Essence 2016

O modelo de acesso do Bravo no Brasil é o Essence, que na cor Prata Bari, como o mostrado nas imagens, tem preço sugerido, sem opcionais de R$ 63.298 reais.

Fiat Bravo Essence 2016

Neste valor o Fiat Bravo 2016 já traz alarme, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado com saída de ar para o banco traseiro, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, computador de Bordo, direção com sistema Dual drive (City), faróis de Neblina com sistema Cornering, freio a disco nas 4 rodas, piloto automático.

Fiat Bravo Essence 2016

O quadro de instrumentos traz display de cristal líquido (relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa) e os retrovisores são de acionamento elétrico. Há também vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura e profundidade revestido em couro com 8 botões de comandos multifuncionais.

Fiat Bravo Essence 2016 - interior

Esta versão traz rodas de de 16 polegadas com com acabamento diamantado + Pneus 205/55 R16, e também travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h.

Fiat Bravo Essence 2016 - interior - painel

O sistema multimídia, de série, é o Uconnect Touch 5".

Fiat Bravo Essence 2016- interior

O Fiat Bravo Essence 2016 traz o motor E-Torq 1.8 de 130 (G) / 132 (E) cavalos a 5.250 rpm e torque máximo de 18,4 (G) / 18,9 (E) @ 4.500 rpm, que traz os seguintes indicadores de consumo:

Etanol

Ciclo urbano (cidade): 6,4 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 7,5 Km/l

Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 8,9 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10,9 Km/l.

Quadro comparativo de consumo - Bravo x Focus x Golf (dados do INMETRO)

Modelo
Motor
Transmissão
Consumo EtanolConsumo Gasolina
Classificação na categoria
Classificação geral
CidadeEstradaCidadeEstrada
FORDFocus Hatch1.6-16VM-57,59,310,813,6AB
VOLKSWAGENNovo Golf1.4-16VM-6\\11,713,3AB
FORDFocus Hatch1.6-16VDCT-67,2910,413AB
FORDFocus Hatch2.0-16VDCT-66,78,59,912,4BC
FIATBravo1.8-16VM-56,47,58,910,9EC
FIATBravo1.8-16VMTA-56,57,69,110,8EC
FIATBravo1.4-16VM-5\\910,4EC

Os dados de consumo aferidos pelo INMETRO para o Bravo não são favoráveis, com o modelo recebendo Classificação Geral "C" e Classificação Relativa na Categoria "E", evidenciando se tratar de um carro com consumo muito elevado. Em termos comparativos, o Golf 1.4 TSI faz 11,7 Km/l em cidade e 13,3 Km/l em estrada, sendo em média 30% mais econômico que o Bravo, mesmo com desempenho bastante superior ao modelo da Fiat.

Fiat Bravo Essence 2016 - espaço traseiro

Desempenho

O Fiat Bravo 1.8 MT acelera de 0 a 100 Km/h em 9.9 segundos (etanol) e 10,3 s (gasolina), para atingir uma velocidade máxima de 193 Km/h (etanol) e 191 Km/h (gasolina).

Opcionais
  • Kit Creative: R$ 930 reais - rebatimento de retrovisores e sensor de estacionamento traseiro.
  • Kit Creative Full: R$ 5.590 reais - ar-condicionado automático Dualtemp, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e Som Hi-fi com Subwoofer.
  • Kit UCONNECT Premium: R$ 2.280 reais: câmera de ré e UConnect Touch com navegação de 5 polegadas.
  • Câmbio Dualogic: R$ 3.310 reais
Totalmente equipado, o Fiat Bravo Essence 1.8 Dualogic fica precificado em R$ 74.478 reais.

Conclusão

Fiat Bravo Essence 2016

O Fiat Bravo Essence 1.8 apresenta-se com um preço competitivo para o seu segmento, entretanto no modelo de acesso fica devendo itens básicos como sensor de estacionamento e sensor crespuscular, e o consumo é o pior da categoria.



Ficha Técnica - Fiat Bravo Essence 2016

Motor
  • 1.8 16V - 1.747 cc Flex
  • POTÊNCIA MÁXIMA (CV) 130 (G) / 132 (E) a 5.250 rpm
  • TORQUE MÁXIMO (KGF.M) 18,4 (G) / 18,9 (E) 4.500 rpm

Transmissão
  • Manual de cinco marchas
  • NÚMERO DE MARCHAS 5 a frente e 1à ré, com tração dianteira
  • SISTEMA DE FREIOS
    • DE SERVIÇO Hidráulico com comando a pedal
    • TRASEIRO A disco solido, com pinça flutuante
  • Suspensão
  • DIANTEIRA: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa, auxiliar, com barra estabilizadora
  • Direção: Pinhão e cremalheira com assistência elétrica - DIÂMETRO MÍNIMO DE CURVA 10,7 m
  • RODAS
    • PNEUS 205/55 R16
    • ARO 7,0 x 16"em liga leve e estepe em aço
  • PESO DO VEÍCULO
  • PESO MÁXIMO REBOCÁVEL (REBOQUE SEM FREIO) 400 kg
  • EM ORDEM DE MARCHA (STD A) 1.376 kg
  • DIMENSÕES EXTERNAS
    • CAPACIDADE DO PORTA-MALAS (LITROS) 400
    • TANQUE DE COMBUSTÍVEL (LITROS) 58
    • COMPRIMENTO DO VEÍCULO (MM) 4.373
    • LARGURA DO VEÍCULO (MM) 1.792
    • ALTURA DO VEÍCULO (MM) 1.509
    • ENTRE-EIXOS (MM) 2.602

30 Comentários

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  1. Nessa categoria só FORD FOCUS passa...

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    1. Só se for o top de linha, pois nas outras versões, com esse acabamento horrível, sem chance!
      O Bravo é bem melhor acabado

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    2. O bravo é um mico, mas o Focus tem um acabamento sofrivel com aquelas portas de plástico com rebarbas e teto de estopa. O Golf é o melhor da categoria, mas o cruze também é um bom carro.

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    3. * O espaço interno do Focus é deprimente para um carro dessa categoria.
      * O acabamento deixa a desejar para um carro desse valor. Os materiais usados são ruins e a qualidade de montagem é horrível.
      * A transmissão é ruim para uma transmissão de dupla embreagem, além de não ser tão rápida tem muitos relatos de problema.
      * O pós-venda é horrível.
      * A desvalorização é alta.
      * A revenda é difícil.
      * A manutenção é cara.
      O Focus está longe de ser o melhor do segmento e está longe de se igualar ao Golf, então meça suas palavras fanboy.

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    4. Na Dúvida, Acelera!, você sim está se mostrando "fanboy" da VW. E outra Focus Titanium Plus é o melhor da categoria e deixa de mimimimimi, pelo "meça suas palavras " é uma criança de 8 aninhos que está digitando não entende nada. Focus Titanium Plus com descontos está R$84,690,00 "TiTanium Plus" aqui na concessionária "Park FORD" em Brasília.

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    5. Melhor hatch médio é o Golf, que é mais rápido, Melhor motor, com melhor câmbio, mais econômico, Mais espacoso, melhor construído, mais bem acabado, mais seguro...o focus tá com descontos porque chega o novo em maio, mas é apenas um carro sem brilho e com péssimo acabamento.

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    6. Vamos aos fatos:
      * O Golf tem mais espaço interno.
      * O Golf tem uma ergonomia melhor.
      * O Golf tem um acabamento melhor utilizando materiais de melhor qualidade.
      * A qualidade de construção do Golf é melhor não tendo peças desalinhadas.
      * O motor do Golf é mais eficiente.
      * O câmbio do Golf é superior ao do Focus.
      * A direção do Golf é mais direta.
      * A estabilidade do Golf é melhor.
      * Os freios do Golf são mais eficientes.
      * O desempenho do Golf é melhor.
      * O Golf é mais econômico.
      * O isolamento acústico do Golf é melhor.
      * O Golf te proporciona mais segurança.
      * O Golf tem mais tecnologia.
      Tá bom ou quer mais? Ah, contra fatos não existem argumentos! Você falou falou (aliás, falou asneiras) e não chegou em lugar nenhum.
      Não adianta, pode chorar, espernear, gritar, berrar que não tem como, o Golf é superior ao Focus. Quanto ao preço, deveria tá é mais barato, aliás, tudo que é bom é caro, vide o Golf.

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    7. que Golf é superior ao Focus? o GTI? sem dúvida! o TSI?, num dá, 140 cv x 178 cv esquece é Titanium na veia, por isso vende mais

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    8. O Focus vende mais porque é mais barato, tem seguro mais barato, manutenção mais barata e ainda tem mais promoções não porque é melhor, Focus está longe de ser superior ao Golf, qualquer um que entenda um pouco de automóveis sabe disso. Quanto a desempenho, vamos aos fatos novamente:
      http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/novos-focus-e-golf-na-pista-qual-vence/6358

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    9. O Golf é o melhor hatch médio do mercado. Não que o Focus seja um mau carro, mas o Golf é referência no segmento. Esse Matheus é um fanfarrão.
      O Golf 1.4 chega a andar junto com o Focus 2.0. O Golf tem um acabamento impecável. Motor moderno, potente e econômico. O carro acumula prêmios pelo mundo. Até mesmo donos de Focus e Cruze elogiam o Golf.

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    10. De acordo com os testes o Golf 1.4 é mais rápido que o Focus 2.0 em todas as situações, aceleração, retomada, velocidade final, etc. Ele anda mais e bebe menos.

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    11. "Quanto ao preço, deveria tá é mais barato, aliás, tudo que é bom é caro, vide o Golf."

      Completando, "tudo que é bom (Aqui no Bananalândia) é caro", e injustificável. O preço do Golf é uma imoralidade sem tamanho. Não apenas o dele, diga-se de passagem, mas como de todos os outros do segmento. Hoje pagamos mais de 80k em um Golf Highline e achamos que estamos fazendo um bom negócio (usando apenas um exemplo). Enfim, na bananalandia pagamos 10x o preço do carro e tudo continua bem ! Viva o Brasil !

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    12. Ta reclamando do preço do Golf TSI vá de Focus, Toyota GLI ou mesmo XEi, de Cruze, de Civic, Citroen. Para vc ter um carro desses similar (nunca será igual) a um Golf Highline Elegance vc vai ter que colocar bem masi dinheiro e, posso garantir, não chegará aos pés do TSI em desempenho. Acorde!

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    13. Deixei bem claro que TODOS são muito caros. Agora, se você acha que esse preço do Golf é justo, aí não posso fazer nada. O fato de os outros não serem tão bons quanto o Golf, não justifica o preço imoral dele. Como citei no meu comentário anterior, todos os carros aqui tem preços exorbitantes, se você acha que os preços são justos pelo que o carro oferece, aí quem precisa acordar não sou eu.

      Abs.

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  2. Carro bonito, mas merecia um motor mais moderno e um acabamento mais esmerado!
    Fora que a Fiat abandonou o projeto no Brasil

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    1. devia ser 60 mil o top, o entrada uns 50

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    2. Acho o Bravo muito bonito, estiloso. No fim do ano passado, a Fiat tava anunciando esse carro por a partir de 54 mil reais (10 mil a menos que o Focus de entrada).
      Dos hatchs médios, meus preferidos são Golf e Focus. Mas o Fiat Bravo tem um custo x benefício interessante. Não sei quanto à parte mecânica do carro (motor e câmbio), já ouvi que é meio gastador de combustível, mas não deixa de ser um carro interessante. A Fiat podia investir mais nesse carro, seu design ainda é moderno.

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    3. Conheço o Bravo apenas de vê-lo nas ruas. Nunca andei num. Não tenho conhecimento para fazer análises e julgamentos mais detalhados do carro. Acho o design bonito. É um hatch médio que estava sendo anunciado em Porto Alegre por a partir de 54 mil no fim do ano passado (seu preço de tabela atual parte de R$ 61.990,00). O carro tem motor 1.8 16v (não acredito que seja tão ruim), tem os principais itens de conforto (ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, etc). O que se compra com 54 mil na Volks? Um Fox? / O Focus parte de de R$ 67.900,00 e o Golf TSi Confortline parte de R$ 73.800,00.

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  3. Bravo deveria ter estrado o 1.8 EVO como uma forma de dar uma revivida no modelo, ele me lembra o que a Fiat fez com o Brava...

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    1. não devia ter estreado com o 1.8 EVO, os motores da FIAT são atrasados em termos de potencia
      o que deveria sim usar um turbo mais pressão ai seria bom
      mas isso não o de praxe da Fiat
      e esse consumo na estrada de um Focus, ganhando de um motor alemão turbo???????????
      estranho demais, pois o Focus é pesado para um motor 1.6
      Esquisito

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  4. Ele está longe de ser o melhor carro da categoria porém o preço é acessível, o seguro não é tão caro, o espaço interno é bom, o acabamento é bom, as revisões não são muito caras e os itens de série são interessantes. A maior falha do Bravo está no conjunto mecânico e no fato dele ser um carro de projeto ultrapassado.

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  5. o motor da Fiat 1.8 para ser bom teria que ter a potencia do Cruze 140/144

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  6. Se bobear o UP GT vai andar mais que esse BRAVO!

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  7. Fracote. Melhor juntar um pouquinho a mais e pegar um Golf. Ou Focus.

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  8. Não gosto desse Bravo. Acho o Punto de mais futuro, porem parece que foi abandonado pela Fiat. Alias parece que os dois foram abandonados.

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  9. Enfim, como já dito aqui, acredito que mico é comprar e não poder manter o carro. Tem-se de levar em consideração a pergunta: qual dos carros da categoria eu consigo manter? Tomara que tenhas condição de ser o novo golf, tem se apresentado como a melhor escolha. Caso contrário é preciso observar muitos fatores. Porém o mais importante é se sentir satisfeito ao entrar no carro.

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  10. Bravo é um bom carro...
    Mas o motor carece de duplo comando e um cambio de 6 marchas!!!
    Não tem muito espaço no banco traseiro...
    Ainda assim, se a Fiat investisse um pouco nele seria uma boa opçao...

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  11. Golf <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<abismo<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<inferno<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< Bravo.
    Quando chegar perto do inferno, eu começo a ler sobre Bravo, essa comparação é como comparar duas mulheres, uma linda, gostosa, que ainda por cima é juíza, outra mulher, feia, gorda, atendente de padaria ...

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  12. É um excelente carro. O acabamento é um dos melhores do seguimento (quem entrou e andou em um sabe). Muitos falam de tecnologia, mas não tem dinheiro para possui-la. Considerando design e preço, o Bravo é uma ótima escolha. O Golf e Focus são a referencia, mas cobram por isso. Se eu fosse comprar um H. medio iria hoje de Bravo ou 308.

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  13. Pois digo a todos que falam mal do Fiat Bravo vocês estão errados eu tenho um fiat bravo a um ano e dois meses ano dois mil e treze e um carro muito bom o meu não é Gastão anda bem seguro não quebra fácil ele só tem um defeito e muito lento na saída o resto não tenho o que falar eu adoro o meu fiat bravo 2013

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