A ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - e o setor sucroalcooleiro entregaram hoje, 2 de fevereiro, em reunião realizada em Brasília, ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, proposta conjunta para a elevação do teor de etanol na gasolina.


A proposta conjunta é de que a partir de 16 de fevereiro a gasolina comum contenha 27% de etanol enquanto a premium permanece inalterada. O teor de 27% e não de 27,5% foi considera mais adequada pois as provetas de verificação de qualidade instaladas nas bombas de combustível não permitem leitura de número fracionado.

Modelos movidos a gasolina: recomendação de usar gasolina premium

A decisão de manter a gasolina premium inalterada se deve a não conclusão dos testes de durabilidade e, portanto, a Anfavea recomenda que os veículos com motor movidos a gasolina utilizem a premium. Agora a proposta será encaminhada para decisão da Presidência da República.

Segundo a Anfavea, nos veículos flex a gasolina com teor elevado de etanol pode ser utilizada.

45 Comentários

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  1. A Anfavea apoiando isso deve ser para criar mais uma barreira aos importados à gasolina.

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  2. Etanol seria um produto morto com gasolina decente e diesel no mercado. Um Up! com uma gasolina com no máximo 5% de etanol faria 25km/l facilmente na estrada. É a maioria da população lesada para favorecer uns poucos.

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    1. Um motor monocombustivel é mais facil de se trabalhar e de criar.
      Existem motores 1.5 que fazem 150 cv apenas com etanol, sem turbo.
      Os carros da koenigsegg são a alcool e tem a mesma potencia de um bugatti.

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    2. O Etanol é superior a nossa gasolina, a gasolina comum pura possui uma octanagem muito baixa e certamente o etanol misturado a ela, melhora a performance, mas em contra partida, aumenta o consumo. Agora, a gasolina boa é a Premium, porém também leva a mesmo quantidade de etanol.

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  3. Adulteração legalizada!

    Por mais contraditório, isso é o que está acontecendo, aqui no Rio de Janeiro com os aumentos a gasolina Aditivada está custando de 3,69 até 3,99, esse governo é muito Filho da Put...com isso diversos produtos irão aumentar consideravelmente.

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    1. Difícil ter carro nessas circunstâncias...Estou pensando seriamente em mudar para região central de Sampa e abdicar do carro...

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  4. Quais os benefícios dessa mudança para os consumidores, para os caros, para o setor produtivo?

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  5. Legal, agora vou usar só gasolina premium no meu golzinho quadrado 1.0 1992
    Custa só 4 reais o litro

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  6. quem carrega esse pais nas costas é o povo...e tome nais imposto, q nao é pra investir em melhorias, é só pra tapar buraco desses incompetentes. Em outro blog li que janeiro o mercado de carros teve retraçao de 31% um dos piores resultados de todos os tempos...fiat 21% gm 19% volks 16% ford 10,6% d participaçao no mercado...Os carrinho superfaturado vao ficando encalhado nos patios...Interessante foi ver q o corola sozinho vende mais q o dobro da soma das vendas de cruze, golf
    ,focus....o q ta dando pra notar nesses numeros é que quem tem 70 mil pra dar num carro prefere comprar carro maior ,agora com esses hatchs superfaturados eles acabam entrando na faixa d preço d carros maiores.

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  7. Todos os carros da foto são vw !!! kkkkkkk

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    1. É porque são os mais superfaturados. Golf gti chegando a 147.000! Convenhamos, a ideia do PT é fazer a gasolina ser 30% em 70% de etanol... Afinal os usineiros devem ser petistas disfarçados, não sei assuste se vier à tona o escândalo dos usineiros, ou o escândalo dos autocarroças brasileiros. O povo tem aquilo que merece! Nem procuro mais saber preço de dólar com essa palhaçada... Estou pensando seriamente em vender meu carro, pena que se comprar uma bicicleta para andar na cidade vão ter que ser uma para cada dia da semana, vão roubar todo dia uma, a mão armada...

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    2. A verdade é que estão fechando usina atrás de usina isso sim. Interior do Estado de SP definhando.

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  8. Amigos
    Precisando de uma consultoria.
    Fui trabalhar e deixei o carro estacionado na rua, e quando voltei, três horas depois, o pessoal de uma casa tinha pintado o portão, e o carro estava todo respingado de tinta.

    Andei pesquisando na internet e soube de um produto com nome de Clay Bar, que remove os resíduos de tinta.

    Agora pergunto;
    Qual a melhor maneira de remover e não causar danos à pintura:
    Polimento cristalizado ou esse Clay Bar?
    Se tiver alguém que entende ou já passou por isso, me dê uma sugestão.

    Agradeço

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    1. Se forem apenas respingos pequenos, um simples pano umedecido com querosene resolve.
      Faço o serviço na sombra com a lata fria e lave em seguida, não danifica em absolutamente nada a pintura e sai muito barato.

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    2. Faltou falar para diluir meio a meio :)

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    3. Five
      Respingos são minúsculos a ponto de formar uma crosta e por toda lataria e vidros.
      A pintura está áspera e o pára brisa, quando liga o limpador, chega a fazer um barulho estranho.

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    5. Testa o Clay Bar primeiro. Acredito que resolva o problema.

      Pode tentar tb o querosene. Se o carro não passou por cristalização, espelhamento, enceramento ou vitrificação não há problemas, caso contrário, o querosene tira a camada protetora", o que não é o seu caso.

      Porém, alguns cuidados devem ser tomados durante a aplicação. "Não passe o querosene puro e nem com o carro no sol. O querosene deve estar bem diluído, numa proporção de uma parte de querosene para cinco de água aproximadamente. Não deixe o produto por muitos segundos. Deixe logo um balde de água junto com você. Passe uma cera e pronto. Em último caso, faça a cristalização

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    6. Obrigado
      Rodrigo, Five
      vou ver aqui.

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    7. Voce pode usar um removedor 3m chamado citru limpante, mas não sei se com tinta funciona, já testei mas só com piche, ele é menos agresivo que o querosene.

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    8. Uma vez inventei de plotar meu veículo. Quando mandei retirar a película adesiva o cidadão utilizou querosene concentrado e deixou por 5h até a lavagem. Resultado: meu carro preto ficou coma pintura toda borrada e a cor parecia em degrade. Vendi barato de tanto desgosto. Ainda mandei fazer polimento cristalização mas pouco mudou. Então cuidado na aplicação. Não pode ser no sol, não concentrado, e não por muito tempo.

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    9. Gomes,

      Faça o teste com as "químicas" sugeridas numa área pequena que não se note muito. Nos últimos 18 meses tive dois carros pretos pintados de branco, é muito desagradável. Um Fox preto foi para o polimento, infelizmente voltou pior do que foi, vendi o carro. Assim, todo cuidado é pouco. A retirada do spray de tinta tem que ser feito logo, passado o tempo pior fica.

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    10. Gomes, pode parecer estranho, mas utilize aquela massa amarela de vidraceiro. Meu pai pintou um portão aqui em casa utilizando uma pistola, era tinta óleo. Quando fui ver o carro, ele estava exatamente como você disse, lataria e vidros completamente ásperos. Procurei bastante e sem querer descobri essa maneira, basta utilizar a massa com um pouco de água e fazer movimentos circulares. A tinta fica grudada na massa e depois de um tempo você utiliza uma limpa. Sério, funciona mesmo, é barato e não danifica em nada o carro. Não precisa de força, apenas um pouco de paciência. Aconselho fazer isso o mais rápido, procure no youtube que tem vários vídeos falando desse método.

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    11. Não há problema algum em usar querosene desde que siga as dicas, eu uso puro a mais de 10 anos nos meus carros se nunca tive manchas ou coisa parecida.
      Aplica com o pano, se não sair na hora espera só um pouquinho e passa o pano de novo, depois enxague bem a área e pronto, pintura perfeita...
      Agora se não sair, somente com claybar, siga as dicas corretas de como usá-la senão vai risca toda a pintura.
      Sobre a massa de vidraceiro o problema não é se funciona ou não, a grande maioria quando se compra vem contaminada, basta um grãozinho de areia e já era, muito cuidado.

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  11. Qual será de fato o resultado desse aumento para os motores dos importados? No caso do golf por exemplo (turbo com injeção direta de gasolina)? Será que as autorizadas farão alguma readaptação dos motores ou esses estão fadados a fundirem com poucos anos de uso? Quem saca desse assunto aí da uma luz...

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    1. Serão retrabalhados todo sistema de alimentação do motor como: turbo, bicos injetores, mangueiras de combustivel, modulo de injeção, sonda lambda, etc.
      O motor em si (bloco do motor) queima qualquer coisa, ate removedor. O problema mesma ta na outras partes que precisam ser reajustadas.

      Espero ter te ajudado...não entendo muito bem..

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    2. Sim, ajudou sim! Li uma reportagem do valor em que os engenheiros consultados (não ligados as montadoras) disseram que os carros mais novos não sofrerão com mais álcool por serem mais resistentes e seus limites são maiores do que os anunciados, quanto aos motores mais velhos, esses serão duramente comprometidos...De qualquer forma, vai aumentar os custos dos que optarão por uma gasolina mais pura...
      Abs.

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  12. Manter um carro soh com gasolina premium a R$ 5,00 o litro é para poucos....Acho que nem mesmo quem tem grana pra comprar esses carros premium utilizam 100% essa gasolina . Quem sofre são os motores desses carros pois não são projetados para trabalhar com uma gasolina tão modificada... E quem paga por isso como sempre, somos nós!!!
    Por isso q eu acho que com tudo isso que esta acontecendo, gasolina e carros a um preço surreal, seria a hora de todos darmos uma segurada e não comprar carros 0km.... Certeza que algo mudaria... Mas parece que aqui não se pode ver um lançamento que todos já querem pegar uma bíblia pra pagar... Aí fica difícil!!!!

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    1. Na vdd não.
      Gasolina premium funciona bem em motores com alta taxa de compressão.
      A maioria dos carros 1.0 tem uma taxa de compressão bem alta se for levar em conta o tamanho do motor e das cilindradas.
      Um motor com taxa 12:1 ja pode ser abastecido com premium que sera otimo.
      Problema mesmo é apenas o preço.
      Mas ainda prefiro o alcool que aguenta taxas de 18:1.

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  13. Gasolina oficialmente batizada e custando o olho da cara... Mas, pelas propagandas da PeTrobrás aprendemos o quanto temos bons produtos, e que devemos nos encher de orgulho de uma empresa que é de todos o brasileiros, cheia de ratos larápios! Tenho muito orgulho de pagar quase R$4 em uma gasolina batizada enquanto no mundo civilizado um litro de gasolina "da boa" não chega a R$1,50! Mas, o petróleo é nosso! Ou talvez dos petralhas...

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    1. Mundo civilizado está destruindo o oriente médio atrás de petróleo.

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  14. Vei, a situação tá ficando preta!
    27℅ nessa mijolina que temos aqui?
    PQP, haja resistência desses motores!

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  15. Gasolina comum já tá 3,35 na minha cidade. Tem postos cobrando 3,40! Palhaçada.

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    1. No planeta da mentira que você mora ta custando só isso seu mentiroso.
      O maior Bambe alegre dos Blogs

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  16. Tunga geral, preços em media de 30 a 40c maiores na bomba e mistura de 25 para 27% etanol sem a devida redução no preço do litro da gasolina proporcional a perda de poder calorifico com a nova mistura.

    Onde fica o Procon numa hora dessas, só porque a tunga vem da Petrobrás?

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  17. A gasolina aumenta e ainda colocam mais alcool?
    ...
    Quem tem carro importado vai ser dificil manter, tirando que a desvalorização vai ser mais nos importados.
    Na verdade eu acho e pouco, votaram na Dilma agora vamos aguentar.
    Ta louco,e o pior que todos têm que aceitar , vai deixar de abastecer?

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    1. O governo já tem a solução:
      Use Gasolina Premium! R$ 4 a R$ 5 o litro.

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    2. A gasolina premium também contém o mesmo tanto de etanol. A unica diferença dela é que a gasolina possui uma octanagem maior, na qual só será benéfico em carros com alta taxa de compressão.

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  18. Galera, o q nos falta é ir às ruas protestar contra os ladrões que estão no poder...isso faz diferença.bla bla bla não resolve nada!

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  19. Galera, o q nos falta é ir às ruas protestar contra os ladrões que estão no poder...isso faz diferença.bla bla bla não resolve nada!

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  20. A quantidade de alcool na gasolina ira aumentar para o preço da gasolina não disparar.

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