O Volkswagen up! do nosso teste de longa duração sofreu uma colisão traseira no dia de hoje. O carro foi abalroado por uma Parati antiga, mas surpreendentemente saiu intacto.

Volkswagen up! - Colisão traseira

O carro estava parado em um semáforo e o motorista da Parati, distraído, entrou na traseira do up! sem frear. O choque foi relativamente forte, e o carro chacoalhou inteiro.


Uma das editoras do blog estava no carro e logo imaginou que a traseira do Up! estaria bem danificada, mas quando observou verificou que nada tinha acontecido, o que não deixa de ser surpreendente para o impacto sofrido.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Coincidência ou não, o up! é considerado o carro de manutenção mais simples e barata do Brasil, pelo CESVI, tendo obtido nota 11 no CarGrouo (veja detalhes aqui) - índice que mede o custo e a facilidade de conserto em uma colisão traseira.


O Volkswagen up! do nosso teste de longa duração já superou os 10.000 Km e foi submetido à revisão em concessionária, e mantém-se íntegro e sólido como 0KM, sem qualquer ruído parasita.

Volkswagen up! - Colisão traseira

Em post posterior colocaremos nossas impressões sobre o atendimento da concessionária VW na revisão do up!.

24 Comentários

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  1. Respostas
    1. Eu não estava conduzindo o carro. Segundo relato da editora que estava com o Up! a frente da Parari sofreu avarias, e a frente ficou amassada. Infelizmente não temos fotos da Parati.

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    2. Pois é, eu queria ver foto da Parati prá conferir o estrago. Às vezes, a batida nem foi tão forte. Levei uma dessas outro dia dirigindo o Cobalt da minha mãe. O carro que bateu era um Corolla zerado, do último tipo. Não aconteceu nada com nenhum dos dois carros. Pela minha experiência, eu poderia sugestionar que o Cobalt é super-resistente nesse tipo de impacto, mas a verdade é que seriam necessárias outras referências concretas prá se fazer tal afirmação de maneira categórica.

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  2. Com certeza não aconteceu nada com a Parati, já sofri diversas batidas igual essa e não costumam estragar, principalmente para-choque contra para-choque.

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  3. A colisão pode ter sido central, onde os painéis internos de ambos parachoques absorveram à energia do impacto, uma vez que é melhor distribuída na região central, agora se colisão fosse de maneira inclinada a coisa seria complicada. Lógico que se a velocidade fosse maior, poderia ter feito algum estrago.

    Eu sofri uma pequena colisão no meu parachoque dianteiro, e meu funileiro elogiou a facilidade de como o parachoque foi reparado, isto pode justificar o índice CESVI.

    Segue imagem do "preju" rs:

    http://i.imgur.com/hYdMcxZ.jpg

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  4. Seria interessante tirar o parachoque do Up para se ter uma noção do estrago, algo que assim não é visível, falo por experiência própria.

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  5. Carlos Carl o nosso Up! esteve na Concessionária hoje o dia todo para revisão de 10 mil km e pedimos que fosse verificado se houve algum dano que não estivéssemos percebendo mas realmente nada foi danificado embora o choque tenha sido bastante forte.

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  6. A carroceria do Up! é feita de aço de alta resistência e isso ficou provado nesta colisão urbana.

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    1. Mais ou menos... Pois depende muito da área atingida pela colisão, acredito que se fosse de maneira inclinada (nos cantos), poderia ter danificado, uma vez que é uma região que absorve menos energia.

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    2. Informar que a força do impacto foi forte é muito subjetivo, nas fotos provam que foi um esbarrão daquele tipo que encosta freiando. Sem fotos da Parati e sem estrago no Up! não foi nada demais. Apenas mais uma matéria de superlativos do Up! que já acostumamos ler aqui e precisam ser analisadas com muita, mas muita cautela pela falta de imparcialidade.

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    3. O parachoque não é feito de aço, os aços de alta resistência não ficam expostos.

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  7. Cadê o Up batido? Não consigo ver nada!

    Hoje fui fazer a revisão de um ano do Golfão, coisa simples. Aproveitei para ir na loja da Css e me deparei com o ultimo Golf alemão na loja, um Comfortline DSG branco 0km básico com rodas 17 pol; conclui que este carro era "o carro" para um parente meu, liguei pra ele e fecharam negocio no final da tarde.

    O interessante nesta estória, enquanto negociavam já havia duas pessoas interessadas (na fila) aguardando o desfecho do negocio. Moral da estória, o Golf alemão é o Carro, das Auto, comprou quem pode, os mexicanos (com aquela alavanca pré-histórica) ainda vão levar 30 dias para chegar na Css.

    Quanto aos Up, cada dia vê-se mais VW Up na ruas, a campanha do juro zero parece que está dando resultados.

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    1. Na minha cidade os alemães já acabaram, Eddie.
      Não tem mais nenhum Highline nem comfortline.
      E não tem previsão de quando chegam os mexicanos. Enquanto isso quem quer comprar um Hatch médio por aqui vai de Focus S ou Se e chevrolet cruze ( dois carros muito inferiores ao Golf).
      Que mancada da Volkswagen esse hiato entre a importação da Alemanha e a do México.

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    2. O Golf alemão passou 1 ano exato sendo trazido para o Brasil, agora já era. Em algumas cidades ainda existem os últimos dos moicanos, mas é questão de tempo para se esgotarem e não ter nenhum Golf 0km à venda. Infelizmente.

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    3. Pego o meu Up na quarta, seguro ficou R$1.298,00, na HDI.

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    4. Parabéns pela aquisição! Passionalidades à parte, mas você fez uma compra racional. Quanto ao seguro, estou pagando 1,6k, pelo Itaú.

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    5. Essa Itau.tô fora,muito caro,também pedi pro corretor olhar na Hdi,é a com preço melhor e dizem que é muito boa,se ocorrer sinistros,solucionam muito rápido e sem muita burocracia,optei por ela também...

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    6. Para o meu perfil (29 anos, solteiro e morador de SP), foi o que ficou mais em conta. Sempre fui assegurado por lá e nunca tive problemas.

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    7. Parabéns Gomes! Uma compra com segurança máxima. Qual a versão que vc comprou?

      Opinião: Hoje quem pode, independentemente de outros fatores, tem que procurar pelas opções mais seguras de carros 0km ou seminovos. Não adianta todo o cuidado com saúde, etc. se, vc entra num carro inseguro pra trabalhar ou viajar com a família.

      Ouvi dum amigo outro dia, "eu não compro carro pra bater!" - Ledo engano, vc tem que comprar um carro pensando em bater sim senhor, pois todos os anos são literalmente despejados 3 milhões de novos veículos no Brasil, sem estradas boas, com motoristas irresponsáveis ao volante e não qualificados, assim o risco de bater aumentou muito nos últimos anos. Deve-se comprar carros 5 estrelas se houver opção e condição pra isso.

      Tenho um familiar que está entregando um Focus G3 2.0 Powershift com apenas 14 mil km rodados, porque chegou a conclusão que precisava hoje dum carro com cortinas laterais, além dos demais airbags. Nesta sexta-feira ela sai de Golf DSG Comfortline. Não precisava trocar o Focus (na opinião dele um excelente carro), mas devido a violência do transito vai de Golf 5 estrelas para adultos e crianças. Ele não conseguia mais dirigir pensando na filha no banco traseiro só com o airbag lateral. precisava o de cortina. Alguém poderá dizer que é um exagero, não, não é, se puder optar pelo melhor em segurança, não tenha duvidas, compre o mais "comprovadamente" seguro.
      Abraço.

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    8. O meu seguro ficou 1086k pela Liberty, Franquia reduzida e carro reserva :)! Cada dia mais feliz com a minha escolha! Up um carro que quem dirige compra! Beleza é subjetiva, compras racionais não se baseiam em esteticas e perfumarias!

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  8. esse blog ta virando uma briga entre ka x up..to até parando de entrar aqui,infelizmente, pois gosto do espaço

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  9. isso realmente me admira nos carros da vw ... solidez da carroceria incrivel , tenho que admitir que a lataria do hb20 parece latinha de cerveja , papel sulfite .... economia de montagem é foda ...

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  10. Há alguns fatores que influenciam nesse tipo de colisão, já aconteceu parecido comigo quando eu tinha um 207... Estava parado no sinal e um senhor bateu atrás de mim com um Civic (modelo 2008), de fato não fez nada no meu carro e nem no dele, mas a pancada foi até fortinha. O up passa uma sensação de solidez assim como os outros carros da Volkswagen, se o design fosse menos conservador creio que venderia bem mais!

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  11. Eu bati meu Fox na traseira de um Prisma. A frente do meu carro não teve nada, mas a traseira do Prisma antigo até o assoalho amassou, atingiu o porta malas e o para-choque se abriu para todos os lados. Tenho as fotos. No Fox apenas a grande ficou torta, mas com uma pequena pressão voltou ao lugar original. o Fox foi vistoriado e realmente não teve nenhum dando nem externo e nem interno, ou seja, 0,00. Já no Prisma se fosse para pagar particular seria, pelo menos, 1800 em uma oficina comum, imagina na autorizada.

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