A BMW, maior montadora de carros de luxo do planeta, lançou este ano no mercado europeu a sua linha de carros BMWi, de propulsão elétrica, em duas variações: BMW i3, já à venda na Europa, EUA e Brasil (veja preços e detalhes aqui), e o esportivo BMW i8. Ambos modelos desenhados do zero para serem modelos elétricos, e não modelos de propulsão a gasolina adaptados para usar propulsão elétrica.

BMW i8

A estratégia de desenvolver modelos puramente elétricos é, além de mais arriscada, mais trabalhosa e onerosa, pois envolve todos os custos de desenvolvimento de um carro totalmente novo e cuja demanda ainda não está consolidada.

BMW i3 - Brasil

Estratégia diversa foi adotada por Volkswagen e Mercedes-Benz, por exemplo. Estas optaram por criar versões elétricas de seus modelos tradicionais, como e-Up! e e-Golf na VW, e o recente Mercedes-Bens Classe B elétrico - que adota tecnologia da Tesla. Assim, os custos e o tempo de desenvolvimento são bem menores.

BMW i8

Ocorre que a estratégia da BMW, apesar de mais cara e mais arriscada, tem mais chances de dar certo, visto que ela vai ao encontro dos anseios dos consumidores de carros elétricos. Segundo estimativas da consultoria IHS, o BMW i3 provavelmente venderá o dobro do Mercedes-Benz Classe B elétrico em 2020, contando apenas modelos vendidos com propulsão exclusivamente elétrica.

BMW i3 - Brasil

Essa estimativa amplamente favorável à BMW é baseada em pesquisas de mercado que mostram que as pessoas que compram veículos elétricos querem que os outros motoristas percebam o quão ecologicamente conscientes elas são.

BMW i8 - interior

Assim, do ponto de vista do consumidor, um BMW i3, que é um carro com identidade elétrica e ecológica, permite que os consumidores se diferenciem dos demais, mostrando a todos, por meio do seu carro, como são preocupados com o meio ambiente.

BMW i3 - Brasil

O consumidor de carros elétricos quer deixar claro, mostrar aos outros, que ele tem um carro elétrico, e tem mentalidade sustentável. E esse "item" só tem nos BMW i3 e BMW i8.

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. "BMW i3 e BMW i8: feitos para mostrar consciência ambiental"

    Essa é uma afirmação com muitos "poréns".

    No Brasil e em alguns poucos países, onde a matriz energética não está atrelado predominantemente na queima de carvão fóssil ou outra fonte poluidora, os veículos elétricos tem apenas uma leve vantagem ambiental sobre os movidos à motores de combustão interna.
    Na grande maioria de atuação do mercado, os carros elétricos apenas transferem o problema para outro setor: a da geração de energia.

    Não podemos esquecer que a fabricação e descarte de baterias é inúmeras vezes mais nociva e poluidora que a mesma quantidade de combustível fóssil queimado para gerar a mesma quantidade de energia durante a vida útil.

    Sou da opinião daqueles que defendem que a evolução de consciência ambiental somente virá na mudança de patamar tecnológico.
    O sistema que consiste a operação de um motor elétrico está no mesmo patamar tecnológico de um motor à combustão interna.
    Somente a alteração da matriz energética por fontes mais limpas e confiáveis, ou a adoção de outras tecnologias como célula de combustível, motores movidos à hidrogênio é que realmente será um grande avanço em consciência ambiental.

    Da forma com que lidamos com assunto de que carro elétrico é a solução limpa e consciente em relação ao meio ambiente é um tanto leviano ....

    ResponderExcluir
  2. De todos esses projetos de carros elétricos o que mais me chamou à atenção foi o
    projeto de um inventor americano chamado Troy Reed, ele criou um carro com
    motor magnético, tem um vídeo, isso deve ser da década de 80 ou 90, o curioso
    é que ninguém teve mais notícia dele, porque será??? Eu digo, ele criou uma forma
    de todos terem seus veículos e não dependerem mais das companhias energéticas
    sejam fósseis ou elétricas, mas nesse mundo o que manda é o dinheiro...

    Link do vídeo no youtube para quem quiser ver o invento
    https://www.youtube.com/watch?v=dRPzGLUhM48&noredirect=1

    ResponderExcluir
  3. Realmente são bonitas as BMW. Mas no compartivo da AutoBild, o e-Golf ganhou por ampla margem. O e-Golf tem mais autonomia, anda mais, mais espaço interno.
    Foi considerado o melhor elétrico da Europa. E-Golf.
    Ou seja, o i3 é bonitinho, mas o e-Golf é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.autobild.de/artikel/bmw-i3-nissan-leaf-vw-e-golf-test-5117168.html

      Excluir
    2. Corrigindo, o BMW anda mais, mas o e-Golf tem mais autonomia e é mais barato. E e-Golf foi o vencedor.

      Excluir
    3. O i3 anda mais até 100 Km/h, depois disso o e-Golf é melhor e mais rápido, fazendo de 0 a 130 Km/h em 18,2 segundos contra 20,3 do BMW i3.

      Excluir
    4. Assim como pra você o Ônix 1.0 faz 0 a 100 em mais de 16s

      Excluir
    5. Carlos,não sabia que vc curtisse carros elétricos,o E-Golf tem autonomia de 190 km,mas acredito que ele pode ter uma autonomia ainda maior se levar em conta que a Nissan confirmou que a próxima geração do Leaf terá autonomia de 300 km,e a VW não vai querer ver seu elétrico apanhar do Leaf e pensará numa versão com autonomia maior.

      Excluir
    6. O I3 só a frente dele que é bonita,de resto,tudo nele é feio,o interior dele então,é extravagante.
      Ah a BMW já pensa em outro elétrico,o i5 com autonomia ainda mais generosa,322 km.

      Excluir
  4. Faltou colocar "BMW, a melhor montadora de automóveis do planeta..."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem