A fabricante brasileira de aviões EMBRAER e a montadora francesa PSA Peugeot Citroën mostrarão no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014, que acontece entre 30 de outubro e 4 de novembro, o 208 Natural, carro conceito 100% brasileiro, que utiliza fontes sustentáveis trabalhadas localmente.


O 208 Natural conta cerca de 68 quilos de material sustentável, rodas de alumínio de 17 polegadas com tratamento de superfície conhecido como "anodine", aplicado nas partes externas das aeronaves. Esse revestimento torna o alumínio menos permeável ao ar, garantindo melhora no consumo de combustível.

No interior do carro observa-se para-sol em jornal reciclado transformado em um material parecido com madeira, enquanto o couro de Pirarucu, um dos maiores peixes de água-doce do mundo, originário da Amazônia, na cor marrom, foi aplicado nos bancos do carro, além de revestir detalhes do painel de instrumentos e os apoios dos braços das portas. O couro de salmão foi utilizado no freio de mão e na alavanca de câmbio.

A parte interna do teto é revestida em cortiça tingida na cor salin, enquanto os tapetes do carro usam um misto de elementos, como silicone, cortiça, couro bovino natural e o laminado de bambu tingido.

A maioria dos materiais utilizados no carro saiu do laboratório de desenvolvimento de conceitos de materiais da Embraer. O laboratório tem a função de estimular a cultura de exploração de materiais de baixo impacto ambiental (metais, cerâmicas, polímeros, produtos têxteis e compósitos) ainda não disponíveis no mercado.

Fonte: Valor / Foto meramente ilustrativa

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Seria um sonho a Embraer se transformar numa montadora.
    Cacife pra isso eles possuem.

    ResponderExcluir
  2. Couro de Pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo == em perigo de extinção. Desde 2004 o IBAMA tenta controlar a pesca predatória por meio de portarias. Recentemente houve uma matéria da Rede Globo sobre o risco de extinção.

    http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/08/estudo-cientifico-mostra-que-pirarucu-corre-risco-de-extincao-no-para.html

    Se a Embraer pretende fazer alguma coisa ambientalmente correta, que adote um projeto seguindo as normas veganas com apoio do Instituto Nina Rosa.

    http://www.institutoninarosa.org.br/

    ResponderExcluir
  3. Carro duas alegrias.... Quando compra e quando vende..... Haja boleta meu deus. Tive um e não recomendo a ninguém......... Por favor não comprem......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem