O Chevrolet Cobalt continua na liderança do segmento de sedãs compactos "premium" do mercado brasileiro.


O modelo da Chevrolet emplacou 4.564 unidades em setembro de 2014 - avanço de quase mil unidades sobre o mês anterior.



A segunda posição coube ao Ford New Fiesta Sedan, com 1.104 unidade vendidas.


O Honda City, ainda da geração anterior, figurou na terceira colocação, com 713 unidades transacionadas.


O Volkswagen Polo Sedan, que já saiu de linha, ficou na quarta colocação, emplacando 544 unidades.


O quinto mais vendido nesse mercado foi o Jac J3 Turin, com 121 emplacamentos.

101 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Estranho esse segmento de sedans "compactos premium"!!!!
    O que o Cobalt tem de "premium "?
    Além de não ser um sedan compacto!
    Essa liderança só pode ter uma explicação: TAXISTAS!
    Esse é o público alvo que sustenta as vendas desse carro (aqui no Rio, só tem Cobalt táxi), pois acho difícil o consumidor comum optar por essa "banheira" com design de gosto duvidoso e acabamento espartano, embora de qualidade, e com motor obsoleto e beberrão. Além, é claro, o fato de ser um legítimo GM dessa geração de "monstrinhos ", como Spin, Agile, Onix, etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além disso ele também não tem nenhum equipamento diferenciado, não tem controles de estabilidade ou tração, não tem multplos airbargs, não tem ar digital, não tem bancos de couro e não tem um motor que preste, exceção ao mylink não tem nada que um palio fire completo também não tenha.

      Excluir
    2. Requalque em irmão. Gm ta em primeiro e pronto e acabou. Vc e o Carlos 4 deveria mandar uma carrinha para vw pedindo pra eles renovarem seus motores que está a década e que não inova em nada. Se esqueceu que transmissão automática e primordial hoje nos carros

      Excluir
    3. Esse Renan é um coitado que comprou um Prisma LTZ automático, por isso está defendendo a GM. Agora, como o cidadão tem um veículo com motor velho 1.4 8v beberrão tem a coragem de mandar outra marca atualizar os motores?! A GM tem os motores mais defasados do mercado, só produz velharia 8v no Brasil(1.0 8v, 1.4 8v e 1.8 8v). Enquanto isso, a VW tem motores modernos como o 3 cilindros do Up! e o 1.6 16v que já está sendo espalhado pela linha. A Fiat, apesar de também só ter motores defasados, ainda tem o 1.6 16v utilizado em Palio e Grand Siena, que ainda é bem melhor que as velharias 8v da GM. A Ford tem a linha mais atualizada e não utiliza nenhum motor defasado em seus veículos.

      A GM precisa atualizar urgentemente suas velharias!! E essas vendas do Cobalt são fruto de descontos toscos que ultrapassam muito a barreira do razoável, não sobrando praticamente margem de lucro. Se você não sabe, a GM está com um estoque de 70mil Cobalts, conforme noticiado pelo NA, e está tentando desovar isso, mas tá difícil em!!!

      Excluir
    4. Caraca, Felipe 70 mil Cobalts no estoque?? Isso cobre um ano inteiro de vendas no Brasil. Será que está correto esse número? Não seria 7 mil unidades que é aproximadamente 1/2 mês de vendas?

      Excluir
    5. Lembrando-se de que a capacidade da fábrica de São Caetano (onde é fabricado o Cobalt) é de cerca de 300 mil carros/ano.

      Excluir
    6. SDS, por incrível que pareça, o número não está errado:

      "Com 11.500 funcionários, a fábrica da GM em São Caetano do Sul deverá demitir em torno de 50 funcionários através de PDV, pois o estoque está muito alto e a produção tem que acompanhar a demanda. Segundo a entidade que reúne os trabalhadores, em torno de 70.000 unidades do Cobalt estão nos pátios da empresa. O normal seria entre 5.000 e 10.000, segundo o sindicato."

      Excluir
    7. Haja táxi para tanto Cobalt!!!!
      Kkkkkkkkkk

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. cao-rj.

      Ontem visitei uma CCS para conferir o FOX e me decepcionei com a traseira do carro,
      é realmente muito feia. Porém não dá pra negar a qualidade e tecnologia do carro frente aos concorrentes.

      Mas o que me assusta mesmo é o valor cobrado pelo veículo, pacote de revisões, peças, acessórios e seguro frente ao HB20.
      Estou realmente revendo as possibilidades, vantagens, desvantagens e custos durante os próximos 5 anos com o carro, e considero o HB20 no páreo novamente.

      Aproveitei e dei uma olhada no setor de semi-novos e fiquei impressionado com uma ECO SPORT 2014 com 15.000KM, quando observei os desalinhamentos na montagem, é como assistir o vídeo aqui do blog sobre os defeitos do novo KA, horrível.

      Excluir
    10. Renan Nogueira.

      Vá casa cara, sê tá bêbado!

      uheuehheuheueuhehuheuheuheuheuhue!

      Excluir
    11. Felipe:

      Inacreditável esses números. É muito carro no pátio, se realmente for verídico, a GM deveria dispensar o pessoal que cuida da logistica. Vou tentar me informar com um contato que tenho na GM, pois o NA as vezes comete alguns erros, ainda mais vindo de uma fonte sindical.

      PS: 7000 são aproximadamente 3/2 mês de vendas e não 1/2.

      Excluir
    12. Olá, Brukutu :
      Realmente, se vc quiser pegar um Fox highline completo, vc vai desembolsar, no mínimo, uns 49k!
      Acho muito, por um carro de conceito ultrapassado e, no teu caso, ficaria com a modernidade do HB20!
      Abs

      Excluir
    13. Pois é, estou com a proposta aqui comigo. No primeiro contato só conversei mesmo sem partir para o jogo duro, mas deixei claro que não vou levar sem uma boa vantagem. Com banco em couro falso, módulo tecnológico (sem sistema de navegação), módulo segurança e rodas 16", sem negociar IPVA e emplacamento o valor já deu um bom pulo associado ao valor cobrado pelo pacote de revisões e peças mais impostos já me assustei com o negócio. Porém não posso negar VW é mais VW.

      Já o HB20 tem meu carisma, só peca no banco que não tem regulagem de altura a suspensão que ainda acho um pouco mole e não oferecer mais itens opcionais. De resto vou dar mais uma namorada nos dois para decidir.

      Mesmo assim gosto de opiniões mais diretas e técnicas sobre este dilema.

      Excluir
    14. Uma coisa é certa: O Cobalt é muito superior ao Astra em todos os aspectos (mecânicos, conforto, motorização, etc). Porém, no segmento de sedãs compactos, na minha opinião, o Nissan Versa é o veículo que oferece melhor relação custo benefício.

      Excluir
    15. Renan Nogueira,

      Você afirmou que a Volkswagen do Brasil só tem motores ultrapassados, dizendo, inclusive, que ela mantém um motor há mais de uma década no mercado - suponho que esteja falando do EA111.

      Vamos aos fatos:

      A Volkswagen, realmente, mantém o EA111 há mais de uma década, mas ela também lançou o EA211 1.0 12v, o EA211 1.4 16v TSI e o EA211 1.6 16v, que são motores moderníssimos, oriundos da matriz alemã.

      Você está reclamando que a VWB mantém um motor no mercado há mais de 10 anos, mas me responda: o que você me diz sobre a GM, que mantém os motores família I, cujas configurações variam de 1,0 até 1,8 e que, atualmente, equipam carros como Onix (versões 1,0 e 1,4) e o próprio Cobalt (versões 1,4 e 1,8), ao menos desde 1994, quando houve o lançamento Corsa?

      O que você me diz também sobre os motores família II (1,8 a 2,4) - estreados em 1984 no Monza -, que equiparam o Astra e o Vectra até 2011, ano em que esses modelos foram retirados de produção, e que ainda estão presentes na S10 2,4?

      Vejas os fatos, faça algumas contas simples e conclua qual das duas fabricantes possui, de fato, motores defasados.

      Excluir
    16. Meus grandes amigos blogueiros de. Plantão, tenho com muito orgulho um prisma ltz conforme o Sr Felipe falou e estou bastante satisfeito com o carro, com motor, com desempenho e principalmente com o conforto e custo benefício se tratando da linha de carro. Oque eu digo sempre e e para todos os vcs maníacos e que HOJE ESTAMOS NUMA NOVA VIVÊNCIA AMIGOS. ACABOU CARRO MANUAL AGORA E SÓ CARRO AUTOMÁTICO E NÃO O MERDA AUTOMATIZADO QUE A VW TEM. gosto não se discute galera se aceita. Gostaria de saber qual carro a vw tem automático nacional? Eu falei automático ta bom? ..............
      Pra vc Felipe .
      Tenho 3 carros amigao. Um corolla xei 2014/2015, um prisma ltz 2014/215 e um new fiesta hatch com motor. 1.6 2012/2013.

      Excluir
    17. O teu onix é um carrinho interessante, mas está carro demais se comparado aos seus concorrentes, deve equipamentos, motorização e segurança, 3 foi reprovado pelo lncap com apenas 3 estrelas.

      Excluir
    18. Renato Guerra, nem em sonho o cobalt é superior ao astra, somente no espaço interno e no câmbio automático.
      O astra tinha um interior com materiais muito mais sólidos, de melhor qualidade, tanto o 1.8 família 2 quando o 2.0 família 2 são superiores a este tosco 1.8 família 1 do cobalt, que é beberrão, fraco, ruidoso e áspero.
      Astra é um carro mundial feito pela opel, cobalt é um carro para paises pobres e que não passa nem perto dos paises ricos.

      Excluir
    19. Nogueira:
      No geral, o Prisma é um bom carro, o problema fica por conta dos preços elevados para um carro inseguro e com motorização ultrapassada. Quanto ao design, é um dos poucos sedans compactos que eu acho bonito.

      Excluir
    20. Cobalt superior ao Astra? Creio que não. Só em espaço e porta-malas.
      O Prisma novo tá bonitinho, seu forte é o design mesmo, pois em segurança e motorização deixa a desejar.

      Excluir
    21. Renan, carro manual não acabou, você diz isso porque é um deficiente físico, aí até entendo. E se está satisfeito com desempenho e consumo do Prisma 1.4 8v, então só lamento, pois mostra que não entende nada de carro. Com o valor que pagou nesse Prisma LTZ, tranqueira mal acabada com motor velho, manco e beberrão, poderia ter comprado um carro de verdade, um Fiesta Sedã SE Powershift, que é realmente um sedã automático que presta, com motor moderno, econômico, excelente desempenho, ESP, painel emborrachado, repetidores de seta nos retrovisores, entre outras coisas que o Prisma LTZ nem sonha em ter.

      Quem sabe na próxima você acerta na compra, não é?! Pagar quase 60mil em uma tranqueira chamada Prisma é pra chorar de tanto rir!!!! E ainda tem orgulho disso!!!
      Você, como deficiente, deveria aproveitar o incentivo que recebe para se manter longe de porcarias como Prisma LTZ.

      Excluir
    22. E "amigão", não precisa tentar se promover aqui, dizendo que tem 3 carros, isso só te coloca mais pra baixo. Se atenha ao debate sobre o péssimo Prisma, que além de manco, beberrão e mal acabado também é inseguro!!!

      Errou na compra, amigão!! Infelizmente... Mas, se quiser ficar se iludindo, continue repetindo que o Prisma LTZ automático presta pra alguma coisa, tem ótima motorização, segurança, etc. O que me admira é um suposto dono de um Novo Corolla elogiar tanto a tranqueira da GM. Dá uma peninha!

      Excluir
  2. É, eu sabia que o consumidor brasileiro não tinha bom gosto para carros mas não sabia que a situação estava tão grave assim.

    ResponderExcluir
  3. Dentre as opções quem precisa de espaço o Cobalt é a escolha ideal. A GM se colocasse um motor melhor acabaria matando os sedas médios dela e da concorrência, pois o acamamento interno do Cobalt não deve nada aos sedãs médios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acabamento interno do cobalt deve muito para os médios, até porque é ruidoso, não que bata mas em paralelepipedo irregular ele faz um som de ressonância desagradável.
      Além disso ele não tem nenhum equipamento premium, não tem controles de estabilidade e tração, não tem multiplos airbags e não tem ar digital ou seja, nada diferencia o cobalt de qualquer sedã comum.
      Se tu realmente acha que falta somente um motor para que ele seja tão bom quanto um médio é porque tu nunca dirigiu um sedã médio.

      Excluir
    2. Desculpa, mas uma coisa que o Cobalt não é é ruidoso. Concordo que ele não tenha esses equipamento, mas os médios também não tem, só nas versões mais caras que custam muito mais. O Cobalt é um carro de 42 mil e os únicos que oferecem o mesmo por esse preço são Versa e Logan, mas concordo que ele não seja premium, mas o Fiesta, o City e nem o Fiesta também o são!

      Excluir
    3. Desculpa unknown mas o cobalt começa em 46.500 e nessa versao n posui nem vidros eletricos

      Excluir
    4. Vamos colocar os pingos nos is!!

      1- Pra começar, o Cobalt não é a escolha ideal para ninguém, tanto que a GM está tendo dificuldades para vendê-lo e o estoque já chega a 70mil unidades, como foi noticiado pelo NA.

      2- Dizer que o acabamento do Cobalt não deve nada para os sedãs médios é como contar uma piada sem graça, pois é uma baboseira tão grande que nem dá pra rir. A piada só começa a ter graça quando se diz que trocando o motor do Cobalt a GM mataria todos os sedãs médios. Só aí começa a ter graça, pois o cidadão demonstra que possui um déficit de capacidade cognitiva.

      Dito isso, quem nunca andou em um táxi Cobalt? Acredito que todos já andaram! O Cobalt é aquela tranqueira básica, se assemelha a uma caixa grande, não tem muitas qualidades, mas consegue garantir conforto no banco traseiro e ótimo porta-malas, apesar de o teto ser um tanto baixo para quem é alto e tem boa estrutura(meu cabelo já toca no teto). Além disso, quem vai no meio não tem muito conforto, pois o túnel central é alto, não tem encosto de cabeça, não tem cinto de 3 pontos e ainda tem que conviver com um enorme calombo nas costas, que é algo bem desagradável.

      De resto, é só um carro popular: o acabamento é de popular, os plásticos são pobres e aparentam baixa qualidade, o painel é de moto para cortar custos, os apoios de braço não possuem tecido, apenas a lateral, em uma região que o braço não encosta, é possível encontrar rebarbas e encaixes que deixam a desejar, a tampa do porta-malas não tem puxador nem forração interna, etc. O carro é popular até nas maçanetas, onde o corte de custos é a palavra de ordem. Nem a versão LTZ tem vidros de um toque ou mesmo um simples espelho no para-sol para o motorista. Resumo: Nem que a GM colocasse um motor 1.4t esse veículo chegaria a incomodar qualquer sedã médio. É um sedã popular com porte um pouco mais avantajado, a comparação com um sedã médio é algo que só mesmo um fanboy é capaz de fazer.

      Sobre o motor, o 1.4 anda pouca coisa a mais que um 1.0 moderno e bebe muito. Ou seja, consumo de 1.8 com desempenho pouco superior a um 1.0 moderno. O 1.8 tem um desempenho mais condizente, anda como um 1.4 moderno ou um 1.6 ultrapassado, mas consome como um 2.0 ultrapassado.


      Caso interessante: Na última vez que andei em um Cobalt táxi achei que estivesse no 1.4, pois o carro se arrastava, olhei o conta-giros do ângulo que estava e achei que estivesse quebrado(pois não dava para ver o ponteiro vermelho), mas quando indaguei o taxista sobre o desempenho ele relatou que era o 1.8, mas ele não deixava o giro subir quase nada porque o consumo ficaria altíssimo. Depois concluiu dizendo que já teve Siena e Voyage, ambos eram muito mais econômicos, que tinham manutenção mais barata e que voltaria para um dos dois em breve.

      Excluir
    5. Unknown, o cobalt tem o motor bem isolado, realmente não invade a cabine mas não é a este tipo de ruido que comentei, releia o que escrevi.

      Excluir
    6. Me falem uma opção melhor que o Cobalt. Ele tem seus pontos negativos como qualquer carro, mas tem pontos positivos que poucos carros nessa categoria oferecem. Os únicos que se aproximam são Logan e Versa, mas Logan tem um motor 1.6 tão ruim quanto o 1.4 da GM e o Versa na minha opinião a melhor opção sofre por ser um Nissan.

      Excluir
    7. Felipe:

      Vi a matéria no NA, segue um trecho:

      "Segundo a entidade que reúne os trabalhadores, em torno de 70.000 unidades do Cobalt estão nos pátios da empresa.
      O volume é equivalente a dois meses de mercado".

      Esse dado deve estar incorreto, pois não se vende 70 mil Cobalts em dois meses, além disso, a GM São Caetano, não tem espaço físico para comportar essa quantidade somente de Cobalts. O sindicato deve ter se confundido, pois devem ser 7 mil unidades do cobalt ou mesmo 70 mil unidades de todos os modelos fabricados na planta de São Caetano.

      Excluir
    8. Unknown, a única qualidade que diferencia o cobalt dos compactos é o tamanho, ele não tem equipamentos, acabamento ou motorização para ser considerado premium, e para piorar, é um carro feito para países pobres e não vejo motivo para pensar que ele obteria nota mais alta do que o onix no lncap.
      O carro não tem nada de premium.

      Excluir
    9. E qual premium essa categoria tem??? J3? City?

      Excluir
    10. SDS, verdade, acredito que a matéria se refira ao estoque total da fábrica, pois são produzidos 1300 carros por dia, o que dá pouco menos de 70mil em 2 meses.


      Um dado interessante é a produtividade da fábrica de 11,5mil trabalhadores ser apenas 1300 carros por dia, enquanto a Hyundai com 2,7mil funcionários produz cerca de 750 carros por dia. Isso mostra como o maquinário utilizado pela GM é velho e ultrapassado, o que exige um número de funcionários absurdo.

      Talvez isso explique os péssimos resultados financeiros da GM na América do Sul. Um dado que me surpreende também é a Ford sempre amargar prejuízos na América do Sul. Este ano, a marca do oval azul espera 1 bilhão de prejuízo na América do Sul.

      Excluir
    11. Verdade, Felipe. Visitei a planta de SCS há 10 anos atrás e percebi que tinha muitos processos manuais, mas o que atrapalha mesmo é o lay out da planta que é bem inadequado para os tempos de hoje, repleta de puxadinhos, porém estamos falando de uma planta com mais de 50 anos e sua modernização consumiria alguns centenas de milhares ou alguns bilhões de reais. Situação semelhante, porém em menor escala é da VW de SBC. Entretanto, o sindicato do ABC é muito influente e acho difícil à curto e médio prazo mudanças profundas.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não é, e muito menos o jac j3, este muito menos ainda.

      Excluir
  5. O Cobalt é um ótimo carro. Minha mãe tem um LTZ 1.4 há mais de 2 anos e ele só deu um defeito: a bateria arriou sem motivo aparente. Fora isso, um tanque de guerra, assim como um Logan 1.0 que ela teve anteriormente, só que mais bem acabado e com rodagem mais suave. Minha queixa pessoal quando dirijo o carro é quanto ao desempenho do motor 1.4, que é melhor do que qualquer 1.0, mas inadequado, na minha visão, a um modelo que custa mais de R$ 40mil. Mesmo assim, eu recomendo a compra sem pensar duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exceção feita aos problemas de suspensão que ele apresenta um tanto cero parece ser um carro resistente, mas não é premium, assim como jac e logan também não são.

      Excluir
    2. Desculpa-me Bedot, mas a Senhora sua mãe só gosta de ter "tranqueira" na garagem, Logan e a agora Cobalt 1.4 litro. Na próxima compra, por favor, peça para ela se aconselhar com a turma aí de cima. Abr.

      Excluir
    3. Para com isso Eddie. Logan é um excelente carro.....todos que têm elogiam, inclusive eu.

      Excluir
    4. O Logan que tínhamos na empresa completou 290k km de bons serviços prestados, sem maiores problemas. Logan é um carro robusto, quase um tanque de guerra, além de ser espaçoso. Não é a toa que os taxistas adoram. Mais que recomendável para taxistas e frotistas, agora para o consumidor comum, recomendaria outras opções.

      Excluir
    5. SDS e Leandro,

      Taxistas? Não vi ainda na Praça. Taxistas usam atualmente Spin, Cobalt (1,8) e Gran Siena (1.4 tetrafuel), Siena, Voyage e poucas Space Fox.

      Na nossa frota, em serviço pesado, onde só Gol/ Voyage resistem, os Sandero com 30.000 km precisavam refazer a suspensão. Além de má isolação acústica, um carro tosco, é um Dacia. Na versão 2015, dizem que melhorou o isolamento. Sds.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Eddie:
      Aqui em Sampa Logan Taxi é "mato" . Nossa fronta atual é composta por Gol, cuja manutenção já foi mais barata, não é a toa que suas vendas estão caindo. Aliás, essa conversa de que apenas VW é sinônimo de carro robusto, é passado, pois os concorrentes melhoraram seus carros também.

      Excluir
    8. Sinceramente, sem achismos e preferencias, dos sedans compactos (premium) depois da saída do Polo do Mercado, hoje, temos dois carros testados pelo LNCAP que obtiveram 4 estrelas para adultos e 4 para crianças, que são o Fiesta sedan (mexicano) e o Honda City (versão até 2014). São os únicos carros a serem considerados tendo segurança passiva/ ativa como decisão. Não entendo por que a Honda não fez ianda o crash test das versões atuais.

      Excluir
    9. Concordo, Eddie. Realmente é uma pena o Polo ter saído de linha e também por considerar os únicos sedans compactos premium (carros um pouco melhores que os populares). Os outros apresentam apenas preços de premium, de resto são todos populares,

      Excluir
    10. Não acho que Logan e Cobalt sejam tranqueiras. Acho que ambos são bastante superiores em quase todos os aspectos ao Voyage, que é o concorrente da VW nesse segmento. Maiores, mais espaçosos e mais bem acabados. Nem mesmo os problemas que eles têm, motores meio antiquados, são superados pelo Voyage. Acho que os concorrentes mais fortes para o Renault e o Chevrolet são o Versa e o Etios Sedan, que têm motores modernos e são bons em espaço interno. O Ka+ fica devendo no espaço. E o Gran Siena e o Prisma, na minha opinião, têm um CxB muito desfavorável.

      Excluir
    11. eu incluiria o Hb20 s no lugar do city , achei que é muito "basico" pelo que se pede(69 mil a versão top), hoje se eu fosse comprar um veiculo dessa categoria iria ou de new fiesta ou de Hb20 s, se minha prioridade fosse , segurança ativa, passiva e itens de controles de tração e estabilidade e desempenho, iria de new fiesta de olhos fechados , agora espaço interno e desempenho iria de HB20s premium manual mesmo, city?!! Na minha humilde opinião apenas a versão top tem um acabamento com materiais de qualidade e requinte, por que as outras versões chegam a dar dó!!!Abs

      Excluir
    12. Só pra constar eu acho o design do City muito bonito, mas acho absurdo o que esta se pedindo pelo mesmo, visto que 69 mil você ja compra um sedan medio, como por exemplo cruze , jetta na versão "basica" que alem de mais equipado e seguro e melhor desempenho que o city, ainda tem um acabamento mais caprichado!!Abs

      Excluir
    13. O problema principal do city não é nem o preço, são os equipamentos.
      Ele tem qualidades que podem qualificá-lo como compacto premium mas por outro lado oferece equipamentos de sedan compacto comum.

      Excluir
    14. Tanto o City como o NF mexicano, só valem a pena em suas versões de entrada, pois as versões top não tem uma boa relação custo x beneficio, assim como qualquer carro top de linha vendido por aqui.

      Excluir
    15. Caro SDS!!

      Mas é como eu falei caro amigo, a versão de "entrada" do City, simplesmente o acabamento e o layout do painel simplesmente é de dar pena, eu não pagaria praticamente 54 mil num carro que se diz "premium" mas tem equipamento e na minha opinião acabamento com materiais muito "básicos" pra ser taxado de "premium", visto que o seu concorrente new fiesta só deve pra ele em espaço interno, pois no mais o new fiesta é muito mais carro tanto em desempenho como em itens de serie e justificável sua compra do que o City, em qualquer versão!!!Abs

      Excluir
    16. Os Renault sofrem um certo preconceito. O Clio pode estar defasado, mas é um carro econômico e resistente. E aqui no RS, a PM tem usado o Sandero (antigo) motor 1.6 e o carrinho foi um dos mais robustos e tem aguentado o tranco, principalmente em cidades do interior onde roda em estradas de terra e de péssima pavimentação.

      Excluir
    17. SDS, também acho que o new fiesta titanium é caro demais mas ao menos é o único que oferece conteúdo para justificar o preço.
      É normal a versão top encostar no preço do modelo superior, isso acontece no mundo inteiro, na Europa o new fiesta top custa mais do que o focus básico, aqui o fiesta sedan custa o mesmo que o focus hatch básico, normal.
      O que não é normal no Brasil é o compacto oferecer conteúdo que justifique custar o mesmo ou mais do que o médio mais barato, e ao menos isso o new fiesta faz, tatnto que para um médio oferecer o mesmo custa 10k mais caro, talvez até um pouco mais.
      Todos os nossos outros compactos top oferece perfumarias para justificar o preço alto.

      Excluir
    18. Vamos combinar que um Sentra CVT com ar digital dual zone, chave presencial, faróis e lanternas em LED, apoios de braço dianteiros e traseiros, entre outras coisas, apesar de ficar devendo o ESP e múltiplos airbags, custa apenas 5mil a mais que o New Fiesta Titanium.

      Vale lembrar que um airbag custa cerca de 50 dólares para a fabricante de automóveis e o ESP também não custa tanto.

      Sinceramente, não vejo sentido em pagar 64,5mil em um sedã compacto só porque a fabricante colocou alguns airbags de 50 dólares e o ESP, que é algo também barato de implementar. Isso ainda me parece preço de médio, até mesmo um Cruze já é oferecido o tempo inteiro por valores cerca de 10mil abaixo da tabela, ou seja, algo na casa dos 68mil(R7D), já com couro, ESP e 4 airbags.

      Cada um tem uma forma de pensar, mas na minha opinião, você poderia colocar 20 em um Focus, por exemplo, mas ainda assim não justificaria custar o mesmo que um Camry, por exemplo, praticamente em igualdade de equipamentos, mas devendo apenas por possuir alguns airbags a mais.

      Excluir
    19. Bem ponderado, Felipe! É o que sempre falo, carros em suas versões top de linha vendidos por aqui, não tem boa relação custo x benefício, invadindo até mesmo as versões de entrada de carros das categorias imediatamente superiores.

      Excluir
  6. Respostas
    1. E por que tão ruim?!

      Não é a toa que tem 70mil no estoque.

      Excluir
  7. Colocar o Cobalt no segmento premium (carros um pouco melhores que os populares). Só deve ser por conta do preços das versões top de linha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem nas top, ele continua com acabamento mediano, motorização antiquada, pouco refinamento mecânico e sem equipamentos que justifiquem esta classificação.

      Excluir
    2. Marcio:

      Fiz referência a faixa de preços a qual ele se enquadra e não pelo carro em si.

      Excluir
    3. Concordo, fiz um complemento ao que tu escreveu para não deixar dúvidas para quem lê de que o cobalt não é premium, o compacto premium da gm era o sonic.

      Excluir
  8. Sei que tem gosto para tudo, mas esse Cobalt consegue ser o pior em designer atual
    da GM, alias, todos os carros da GM estão horríveis...mas como eu disse, tem gosto
    para tudo e tenho que respeitar

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos do car blog...desculpem-me pela ignorância...mas tenho que perguntar...o Cobalt se trata mesmo de um carro premium? Vide foto do carro com "supercalotas" mostrada no início da matéria...

    ResponderExcluir
  10. Premium, pra mim, seria o Honda City e o Ford New Fiesta Sedan.
    O Cobalt é um sedan comum, seu trunfo é o amplo espaço interno e porta-malas gigante.
    Na minha cidade, quase todos os Cobalt que vejo são táxi. Substituindo os antigos GM Classic.
    A Volks perdeu de lançar o Polo Sedan (nova geração) pra brigar nesse segmento (uma pena).
    Acho o Fiat Grand Siena bem mais bonito e interessante que o GM Cobalt. Tirando o Cruze e a S-10, não vejo graça nos carros atuais da GM do Brasil.

    ResponderExcluir
  11. A GM deveria receber de volta todos os COBALT , spin , agile e classic vendidos no Brasil .Tão logo estes modelos sejam devolvidos , POR FAVOR levem para a prensa e nunca mais fabriquem estas coisas horrorosas, esses monstros ou dinossaurus automotivos .GM , feche as portas , recicle todo o estoque e anuncie novos produtos para 2016.

    ResponderExcluir
  12. Na faixa de preço entre 40 e 45K é plenamente justificável optar pelo Cobalt. Dá para levar o LT 1.4, o LT 1.8 ou o LTZ 1.4 nessa faixa. Seus concorrentes não oferecem vantagens claras. Se ele não vende mais é porque muita gente questiona o design, algo extremamente discutível quando constatamos o fato de que os concorrentes estão longe de ser um primor em termos estéticos. E quando se debate em um site especializado chega a ser vergonhoso que essa questão seja posta como um diferencial com tanta veemência.

    Que a GM precisa atualizar seus produtos, eu concordo plenamente. Agora, julgar que o Cobalt é um lixo, como se seus concorrentes, Voyage, Siena, Logan, Versa e J3 Turin, fossem o suprassumo da tecnologia de ponta, chega a ser risível. Nessa categoria, HOJE, eu iria de Logan, Cobalt e Versa, nesta ordem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas faixas de preço onde o cobalt tem preço semelhante a new fiesta e hb20 só vale a pena se espaço for fundamental, no restante ele é um carro inferior aos dois que citei, masi ainda no caso do new fiesta.
      O único sedan compacto premium de verdade no pais é o new fiesta mexicano, não apenas pelos equipamentos que oferece (bem acima da concorrência) mas pela qualidade da motorização, dos câmbios oferecidos, acerto dinâmico e acabamento, é um carro que tem refinamento.
      Os outros são compactos que em suas versões top custam caro, tem cromados e enfeites para que pareçam ser premium mas em nenhum ponto tem conteúdo para justificar esta classificação.

      Excluir
    2. A verdade é que esta linha da GM É HORRIVEL.....!!!!!! O mau gosto dominou os desenhistas......O único modelo que não figura no meio dos monstros é a Captiva, o resto pode jogar no lixo. Gosto pessoal apenas.....!!!!!

      Excluir
    3. Tem jente que não conhece e de carro, e qquer ser especialista!

      Excluir
  13. Todos aqui são especialistas e autoridades no assunto automobilismo, tão especialistas que os números do mercado vão totalemente contra ao que falam, deveriam trabalhar na equipe econômica do PT, boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gol g4 foi lider de mercado e foi o pior gol de todos, um lixo de carro, o fato de vender bem não significa que o carro é bom, o brasileiro é preconceituoso e ignorante ao comprar carros, geralmente se limita a comprar um carro das três maiores, que exatamente porque vendem qualquer produto que lancem no mercado não se preocupam em lançar bons produtos.
      A volks resolveu reagir um pouco, finalmente, ao lançar o up, o motor de 3 cilindros e este 1.6 16v, antes destes lançamentos estava tão defasada quanto gm e fiat.

      Excluir
    2. Marcio:
      Concordo plenamente, o Gol "G4" , na minha opinião é o pior de todos os Gols já lançados em todos os aspectos.

      Excluir
    3. Quando você compra um carro além da qualidade al há de se pensar em revenda, manutenção, seguro e ai as 3 grandes nadam de braçada.

      Excluir
    4. Tive Gol G2 e G4 e andei no G3 (pra mim,o que teve o painel mais bonito de todos) e no G5. Também concordo: o Gol G4 foi o pior deles. Do G3 pro G4 houve uma piora.
      Agora, do Gol G4 pro UP, foi uma tremenda evolução (no segmento de entrada da VW). Primeiro, na questão segurança. O Gol G4 teria no máximo 3 estrelas no crash test, o UP tem 5 estrelas (nota máxima). Depois, a motorização. Nem dá pra comparar o motor do G4 com o motor moderno do UP, de 3 cilindros e 12V, bloco em alumínio (26 kg mais leve que o motor do Gol) e dispensa tanquinho de partida a frio. E a direção elétrica do UP, o desempenho, dirigibilidade, economia de combustível. Superior em tudo ao Gol G4.
      Sobre o mercado: mais vendido não significa melhor carro. O Palio fire é o carro mais vendido do Brasil. Por essa lógica, seria melhor que o UP? HB20? Novo KA? New Fiesta?
      Lógico que não! Ser o mais vendido não significa que é o melhor, com mais qualidade.

      Excluir
    5. André, como vai?
      Você disse algo sensato: ser o mais vendido (no Brasil) não significa ser o melhor, ou com mais qualidade.
      As pessoas vão mais pelo preço, claro, mesmo que sejam projetos antiquados.
      O mesmo acontece com música. Hoje em dia só se escuta Sertanejo Universitário (aquele que nunca vai se formar) e funk, ou a mistura dos dois. E quem disse que só porque a maioria gosta dessas tranqueiras musicais as tornam estilos musicais de qualidade?
      Um abraço.

      Excluir
    6. Olá, Edson
      Se fosse ir pela maioria, teria que achar o Domingão do Faustão o melhor programa da TV. E na política? Tiririca campeão de votos. Na música nem se fala, a maioria das rádios toca funk e sertanejo universitário (Anitta, Mc Guimê - o que a maioria do povo gosta).
      Relacionar o mais vendido como melhor é algo que não se confirma.
      É só pegar um Palio fire e fazer um comparativo com um UP, Novo KA, HB20, Fiesta, etc. O palio ficaria em último em segurança, desempenho, em praticamente tudo.
      Abraço.

      Excluir
  14. Acho um erro o blog colocar o Cobalt como um sedan compacto premium, quando todos sabemos que o mesmo veio pra disputar mercado com logan , gran siena entre outros e o verdadeiro compacto Premium da GM no brasil se chama Sonic( não sei se ainda é vendido mas é o único com esse proposito), sei que o mesmo se equivale em preço com alguma versão do new fiesta, Hb20s, City entre outro, mas comparar o mesmo com esses veículos é um erro, visto que o cobalt não tem nenhuma qualidade no seu acabamento ou mesmo itens de segurança que o fazem rival dos veículos citados

    ResponderExcluir
  15. Meu pai tem um Cobalt LTZ. Particularmente não gosto da frente do carro. Mas ele é fã da marca e trocou seu Astra pelo Cobalt assim que pôde. Já guiei o Cobalt e gostei muito. Muito espaçoso, confortável e bom acabamento. Na estrada então é show. Acho que muita gente critica o carro sem conhecê-lo de fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o carro não é ruim, o problema é que talvez te falte referência, conhecer todos os concorrentes para fazer uma avaliação embasada, eu dirigi diversas vezes todos os carros do segmento, incluindo o cobalt, antes de tomar uma decisão.
      O cobalt é macio e faz pouco ruído em piso de boa qualidade, é espaçoso mas tem seus contras, o acabamento não é tudo isso, os motores são ruins, os bancos são ruins (estreitos e baixa densidade da espuma), falta ar digital mas principalmente equipamentos de segurança para justificar os preços.

      Excluir
    2. O papai é fã da GM e aí você comprou um Onix... É uma tradição que passa de pai para filho!! Esse é o problema do mercado automotivo brasileiro.

      Excluir
    3. E qual o problema nisso, se ele e fã é por que a marca trouxe mais alegria do que insatisfação, aliás uma marca conseguir tal feito não é vendendo porcaria. A GM tem uma legião de fãs pq fez e ainda faz excelentes carros.

      Excluir
    4. A gm fez excelentes carros, o mais próximo disso hoje é o cruze mas tem um motor muito ruim, uma pena que não tenha sido lançado aqui com o 1.4 turbo, e pelo preço cobrado que é bem alto facilmente comportaria este motor.

      Excluir
  16. essas calotas do cobalt é pra traumatizar qualquer um, que coisa horrenda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela são inspiradas nas rodas da Caddilac, mas realmente são bem feias.

      Excluir
  17. Muito mas MUITO estranho esse segmento de sedans "compactos premium"! para entrar nessa lista tinha q ter cinto de pontos e apoio de cabeça para todos e ar-digital se possível dual - zone, e outros mimos q nenhum tem ! e quer se premium! Aff

    ResponderExcluir
  18. Sedans compactos premium é enrolação!Investir de 40k à 60k nesses carros não dá,melhor comprar um seda seminovo médio:Corolla ou Civic,muito mais negocio,se comprar esses "sedans compactos premium",preparem-se para desvalorização absurda,só são valorizados quando novos,depois...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corolla, civic, um pior que o outro! Cobram caro e entregam pouco. Quem não liga em revender e quer carro equipado vai de Nissan versa/sentra, Ford new fiesta sedan/focus sedan ou C4 Lounge

      Excluir
    2. Quase todos são enrolação, não oferecem equipamentos mais sofisticados e o o acabamento é fraco como nos compactos.
      Isso não vale para o new fiesta sedan, tem acabemento de médio, um motor muito moderno, câmbio dupla embreagem, equipamentos de conforto digno de sedãs médios, pacote completo de segurança e construção de primeiro mundo.
      O new fiesta sedan é um médio em tamanho menor.

      Excluir
  19. Compacto premium........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Isso é a coisa mais medieval e horrorosa que uma montadora possa ter produzido. Cobaltrex.......dinossauro rex......GM ,por favor, encerre a produção desta coisa e tente reciclar os que estão rodando por aí e por tabela prejudicando o visual do País.

    ResponderExcluir
  20. Eu comprei um e estou gostando muito, pois queria um carro ZERO com cambio automático e que não fosse muito visado pelos "MANOS" por $ 49.900,00. Gostaria que alguém me informasse se existe outro carro com o mesmo equipamento (Opcionais) por esse valor. Não vale cambio automatizado ...que dá aquele tranco. Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. j3 turin nao e dessa categoria e 1 abaixo, e ta falando o versa ele e sedan compacto premium

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem