A Volkswagen do Brasil oferece dois modelos no segmento de sedãs compactos: o Volkswagen Voyage, que é o terceiro mais vendido no segmento, e o Polo Sedan, modelo mais caro, e com vendas bem mais modestas. Neste artigo vamos detalhar a versão de entrada do Polo Sedan, com preço sugerido de R$ 49.000 reais.

Polo Sedan 2014

Ao que parece a Volkswagen mantém o Polo Sedan no mercado apenas para marcar posição no segmento imediatamente acima do Voyage, já que suas vendas são muito fracas. Em 2014 o modelo vendeu apenas 2.103 unidades, o que representa menos de um terço do que o Voyage vende em um mês. No acumulado do ano, o Voyage com suas mais de 36.000 unidades, vendeu quase 18 vezes mais que o Polo Sedan.

Polo Sedan 2014

Apesar de vender pouco, o fato é que o Polo Sedan ainda é um carro que tem seus encantos e qualidades - como o bom acabamento interno e resultados favoráveis em testes de impacto no Latin NCAP.

Polo Sedan 2014

Segurança

No que respeita aos testes de segurança, o Polo obteve 4 estrelas para adultos e 3 estrelas para crianças no teste de impacto do Latin NCAP - um resultado respeitável para um carro que está no mercado há mais de dez anos, sobretudo quando comparado com modelos de projeto mais moderno, como o Hyundai HB20, por exemplo, que obteve a mesma pontuação nesse teste de impacto.

Polo Sedan 2014 - interior

Equipamentos

Em termos de itens de série, o Polo Sedan 1.6 em sua versão básica oferece sistema de som com leitor de MP3, conectividade Bluetooth e 4 alto-falantes e 4 tweeters, alarme com imobilizador eletrônico, ar-condicionado com regulagem mecânica, sensor de estacionamento traseiro, chave canivete com controle remoto.

VW Polo Sedan 2014 - Painel

Além disso, o veículo oferece coluna de direção regulável, direção hidráulica, espelho retrovisor externo eletricamente regulável e auto-rebate do L.D. à ré, sistema I-System, porta-malas iluminado, vidros elétricos nas quatro portas e travamento central com controle remoto.

VW Polo Sedan 2014 - espaço interno

Interior 

O espaço interno mostra-se bastante adequado para quatro passageiros, sobretudo os alocados no banco traseiro, que oferece um bom espaço para os joelhos em função da distância entre-eixos de 2.465 metros. O porta malas comporta 452 litros.

VW Polo Sedan 2014 - espaço interno

Mecânica - consumo

Já a mecânica é composta pelo motor 1.6 8V de 104 cavalos Flex associado com uma transmissão manual de cinco marchas, sendo opcional o câmbio I-Motion (automatizado de embreagem única) - motor este que sofre um pouco para empurrar os 1.150 Kg do Polo Sedan. O resultado em termos de consumo são, segundo o INMETRO, os seguintes:

Etanol

Ciclo urbano (cidade): 6,2 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 8,1 Km/l

Gasolina

Ciclo urbano (cidade): 9,4 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 12,1 Km/l

Comparativos 

A comparação dos resultados do Polo Sedan 1.6 com seus principais concorrentes de mercado - Hyundai HB20S e Toyota Etios Sedan 1.5 - dão uma ideia dos motivos pelos quais o modelo da Volkswagen vende tão pouco.

Polo Sedan 2014 x Toyota Etios Sedan

O Hyundai HB20S 1.6 adota um motor 1.6 16V bem mais moderno e potente, com 128 cavalos de potência e, mesmo assim, é mais econômico que o Polo Sedan 1.6 em todas as situações, conforme pode ser verificado nos gráficos abaixo.

Hyundai HB20S x Polo 1.6 x Etios Sedan - consumo

Outro modelo que é claramente mais eficiente que o Polo Sedan é o Toyota Etios Sedan, que usa um motor 1.5 16V bastante atual também.

Hyundai HB20S x Polo 1.6 x Etios Sedan - consumo

Os números do INMETRO mostram que o Hyundai HB20S é, em média, 21% mais econômico que o Polo Sedan com etanol e 17% menos gastador com gasolina. O Etios 1.5, por sua vez, é 19,6% melhor que o Polo com etanol e 17,3% melhor com gasolina.

Polo Sedan 2014

Preços

Outro aspecto que não ajuda o Polo é o nível de preço estabelecido pela Volkswagen. Com valor sugerido na versão básica superior a R$ 49.000 reais, o Polo Sedan é mais caro que o Hyundai HB20S (Sedan)  - carro que na versão Comfort Plus tem basicamente os mesmos itens do modelo da VW e tem preço inferior, já que o sul-coreano pode ser adquirido por R$ 46.240 reais - quase três mil reais a menos.

Polo Sedan 2014

Tendo em vista o fato de o Polo Sedan ser um carro com custos de desenvolvimento já totalmente amortizados, a Volkswagen do Brasil poderia adotar uma estratégia de preços mais agressiva, colocando-o abaixo dos valores de seus concorrentes, para compensar os pontos em que fica atrás dos concorrentes.

Conclusão

O Polo Sedan tem a fama de ser um carro bem construído e bem acabado, porém quando colocado em perspectiva com carros mais modernos, como HB20S e o Toyota Etios Sedan, suas deficiências ficam evidentes.

Polo Sedan 2014

A Volkswagen vai finalizar a fabricação do Polo Sedan ainda este ano, mas, enquanto está em linha, um preço mais compatível, em torno de R$ 5.000 reais a menos que os preços atuais, poderia estimular as vendas.

62 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Triste destino pra este carro um auto que em 2002 inaugurou a solda a laser no país já tinha o isofix tinha a opção de direção eletro-hidráulica e ar climatronic digital com filtro de carvão ativado para o ar condicionado entre outros. Estava alinhado com a Europa.
    Vejam que o que o tão aclamado hb20 tem hoje o pólo de 2002 já tinha.
    Ele é mais seguro que alguns nacionais de hoje e alguns futuros lançamentos.
    Temo que o futuro do up seja o mesmo.
    Pois a vw bancou a produção deste carro no peito se fosse outra montadora já o havia abandonado.

    ResponderExcluir
  2. O Polo é um carro bem acabado, bonito e bem equipado até mas na boa, Polo para mim só se for o 2.0 porque esse 1.6? Não obrigado, dispenso. Uma pena que ouvi boatos de que ele saíra de linha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um polo sedan 1.6 nada a reclamar, um excelente carro da segurança para dirigir consortavel imponente.comprei em 2013 pena q vou ter q vender.

      Excluir
  3. Parabéns, VW.blog.br! O blog especialista em Volkswagen, RS...
    P.S.: limpem a caca do Souza, rs

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente, o Pólo será substituído pela nova geracão do Gol que chega no final de 2015 na plataforma MQB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele será substituído pelo fox reestilizado,que mudará para o seguimento superior.O consumo do Polo Sedan 1.6 não é isso, pois temos um em casa, em BSB, faz 13/12km/L na cidade.Gosto muito do Polon,mas que pena que o seus dias estão contados.

      Excluir
    2. Li em algum lugar que a próxima geração do Polo será feito na MQB e fabricado aqui com o nome de Fox, porém será de fato o Polo.

      Excluir
  5. pra mim esse souza é uma monga ta achando ruim vai ver carros em outro site.. que demencia.

    ResponderExcluir
  6. Aff.... ainda tem gente que compra isso????

    ResponderExcluir
  7. Carro do tempo do epa... Polossauro! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Como usado, acho uma ótima opção, mas como 0km, sem chance.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um Polo Hatcher
    Direto ao ponto:
    Defeitos : bucha do agregado dianteiro quebra fácil com até 40 mil km já era. Modelo vem com 2 suportes de fabrica e na reposição é colocado com 4 reforçada. Barulhos no painel parece que tem parafuso solto. Folga no ajuste de altura do cinto de segurança (parece histerese) faz ruídos com os buracos. Ruído do motor invade a cabine e até o vento da de ouvir. Parece que o vidro está com uma fresta aberta. Quando peguei o carro entrava água pela porta do motorista mas resolveram. O painel central SEMPRE vai descascar a pintura. Computador de bordo nunca marcou consumo preciso. Sempre marca uns 2km/l a mais do que o real. Marcador de combustível é louco varia de mais numa descida ou subida. Chega a entrar no fundo da reserva sair. Também já tive pane seca na metade da reserva marcando que andava mais 20km no computador de bordo. hoje abasteço o quanto antes
    Positivos:
    Apesar de marcar errado o consumo é razoável. Já cheguei a 16km/l numa viagem de madrugada sem a/c. Nunca fez média pior que 12km/l misto e a/c. Somente gasolina. O acabando é digno de carro superior. Desvalorização muito grande no início mas depois de 2 anos ela é muito baixa. No mercado de revenda mesmo preço de gol e fox 1.6. Seguro muito mais barato do que gol e fox. Manutenção barata de se ter se feita fora de concessionária. Rádio com Bluetooth de fábrica é show de bola com alta fidelidade sonora. Kit duas vias em todas as portas. Apesar de 1.6 anda muito na minha opinião. Já deixei 307 pra trás e já andei junto com carros grandes. Mimos como espelhos com luz nos 2 para sol. Retrovisor direito baixa pra estacionar.
    Resumindo : novo é caro. Seminovo é superior pro preço. Quer comprar saiba que vai sair de linha. Mas terás um carro superior sem pagar muito a mais por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parei no "hatcher"..

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Hatcher???
      Deve ser uma "versão" do hatch .....
      Kkkkkkkkk

      Excluir
    4. Analise o conteúdo e não os erros.

      Excluir
    5. Pior do que errar no português (ou errar a digitação!) é gente julgando ou querendo dar uma de professor sem ter capacidade para isso...

      Excluir
    6. Pega leve pessoal.
      Uma palavra estrangeira, na verdade um anglicismo que nem aportuguesado foi.

      Excluir
    7. Com todos esses problemas, é óbvio que seu carro tem pouca manutenção, pois tive um 2005 e hoje um 2014 confortline e estou muito satisfeito, na verdade tinha uns grilos na porta do motorista que foi solucionado com lubrificação, pra mim um ótimo carro pelo custo beneficio, quer melhor; Jetta TSI DSG.

      Excluir
  10. na duvida, nada como buscar na net...agora escrever hatcher...é demais...

    ResponderExcluir
  11. Polossauro...não tem outra definição para esse carro...que foi abandonado pela própria fabricante...triste sina...e ainda tem gente comprando?????

    ResponderExcluir
  12. Esse é um carro que eu ainda quero dirigir. TODOS que pegaram um Polo elogiaram e muito o carro. Pena que vão finalizar ele aqui no Brasil, uma pena. Me animaria num seminovo até. O problema é o preço e os concorrentes que são muito superiores a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois se vc dirigir um como o meu, um Comfortline sedan 1.6, 07/08, com 102.500 km., vc vai se apaixonar! Simplesmente showzaço, anda demais, potente, econômico chegando a fazer quase 14L na estrada... Eu sou um apaixonado por este Polo e só estou me despedindo dele e pegando outro de outra marca, apenas e tristemente pelo fato de tirarem-no de linha... Uma grande pena... Estou pedindo 23.500,00 pelo meu, infelizmente pela desvalorização sacana da tabela Fipe pois, com toda a certeza, pela beleza dele, economia, conforto e valentia, de certo ele vale muito mais...

      Excluir
  13. Um ótimo veículo, e na minha opinião, o melhor projeto de carro da vw e co. uma otima qualidade de manufatura.Pena a vwb ter deixado de lado.

    ResponderExcluir
  14. Tenho um 2003,não troco por um okm de outra categoria.Recomendo a compra,carro condiz aos dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não deve ter dirigido outro carro alem desse.

      Excluir
    2. Independente disso, e um otimo carro, sendo uma boa opçao de usado.

      Excluir
    3. Mas acredito que se ele se sente plenamente satisfeito com o carro, não há razão para troca-lo senão a de torrar dinheiro.

      Excluir
    4. Também tive um 2003 e é excelente carro. É velho mas com tecnologia usada até hoje. O problema é que brasileiro compra carro "ZERO" e caro, que nem sequer roda na Europa por falta de segurança, mas acha que esta de carrão. Polo foi um carro conceito, como outros tantos. O pior é comprar populares chinesinhos, koreaninhos, japinhas pagar pau de playboy!

      Excluir
    5. Já dirigi Gol,Palio,Santana,Celta.Quem ainda não dirigiu o "Polossauro",recomendo.O câmbio desse carro vc não engata ele engata para vc,é absolutamente confortável.Estou extremamente satisfeito,infelizmente compram-se carros da modinha caríssimos,e não sabem que carros "antigos" são melhores ao que se vendem hoje.

      Excluir
    6. Falou tudo, Rodrigo... O meu é um Polo Sedan Comfortline 2007/2008, 1.6, completo .. showzaço em tudo...design, economia, dirigibilidade..tudo 100% show... Só vou trocá-lo ( infelizmente ) pelo fato de "sacanamente" tirarem-no de linha...senão...eu trocaria mas por outro 0km

      Excluir
  15. A VW só mantém a produção do Polo até hoje pelo conveniente de ser fabricado na mesma linha de produção do Gol.

    ResponderExcluir
  16. Ele vai aparecer ao lado do Tiranossauro Rex no novo Jurassic Park, é outro dinossauro pra fazer parceria pra ele no filme.

    Esse carro é uma piada de mal gosto, plataforma velha, motor velho, design velho e preço novo, é o pior CxB da categoria, carros de segmento inferior dele consegue ser superior facilmente como o próprio HB20S, tem que queimar muita pedra pra ir atras de um carro desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra perceber que você falando sobre carros, deve manjar muito de culinária...pqp.. quanta bosta em poucas palavras!!!!

      Excluir
  17. O Pólo Sedan confortline e o Voyage Highline possuem praticamente o mesmo preço. Mesmo sendo um Polossauro ainda é mais vantagem do que um Voyage, que também está entrando na era jurássica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro por caro, se a gente pensar no preço, é mais negócio comprar um Polo Sedan do que um Voyage top de linha.

      Pelo menos o Polo é mais seguro e usa materiais de melhor qualidade no geral.

      Ainda assim, o New Fiesta sedan SE agradece... É a melhor opção em custo/benefício.

      Excluir
  18. Meu carro favorito da Volks, pena que ela fez questão de matar o carro posicionando-o historicamente a preços de carro médio pra não prejudicar as vendas da versão paupérrima dele que é o Gol.

    ResponderExcluir
  19. carros d vdd sao audi ,bmw ,honda mas os do nosso pais sao verdadeiras carrocas !! e tem gente achando que nos estamos com moral !

    ResponderExcluir
  20. Esses consumos estão estranhos, tenho o meu há 1 ano e 3 meses, e ele tem uma média de combustível melhor que essa. A visibilidade enquanto dirige é excelente, e é muito melhor que a do HB20S, por exemplo. Em beleza, é subjetivo, mas acho ele mais bonito que os 2. O painel é funcional, com os botões do rádio retangulares, tem bastante funções em pouco espaço. Comparando com o Logan, por exemplo, é um espaço grande que tem 3 botões redondos (bem pior que os das fotos do AC do Polo aqui - o meu é digital).

    É um excelente carro, e pretendo mantê-lo por bastante tempo!

    Cris OHNINVW

    ResponderExcluir
  21. Para mim excelente carro, já tive um hatch 2003, e com a boa experiência para mim que tive com ele, comprei um mais novo, Sedan 2.0 2013 confortline, ambos muito bons. tecnologia e segurança ótimos. Muito Satisfeito, recomendo!

    ResponderExcluir
  22. Sou proprietário de um ano/modelo 2010, o básico.
    Carro valente, ótimo consumo ao meu ponto de vista, chego a fazer 16,2 km/l com ac, e mesmo com 120000 km nunca me deixou na mão, apenas mantenho as revisões em dia, ótimo em dirigibilidade, manutenção barata (fora da concessionária,óbvio) conforto, porta malas coerente com a proposta dele, câmbio super macio e mesmo sendo 1.6 de 8v já deixei mts comendo poeira rsrsrs
    Ótimo carro, recomendo a quem procura um bom sedan sem se importar com o design meio ultrapassado, porém vale a pena

    ResponderExcluir
  23. Por mais q considerem um "polossauro", ainda acho mais bonito do q o etios sedan e o hb20s

    ResponderExcluir
  24. Por mais q considerem um "polossauro", ainda acho mais bonito do q o etios sedan e o hb20s

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. achei um polo sedam comfortline 12/13 2.0 com teto solar 32500 km rodados por 29 mil reais, sabem me dizer como é o consumo na rua e estrada na gasolina? e manutenção?
    Obs: na internet há poucas informações sobre esse carro (nunca vi polo com teto solar) me falaram pra nao comprar se motor for argentino

    ResponderExcluir
  27. eu tenho um 2014 sedan Confortline com teto top d linha..

    ResponderExcluir
  28. Boa noite
    Vi vários comentários positivos e contra

    Porém não minha opinião

    Independente de ele ter saído de linha é um excelente carro
    Tenho um sedan 1.6 2014 que foi o último a ser fabricado

    Paguei nele em torno de 36 mil

    Agora eu pergunto o que vc compra com 36 mil com este conforto e motor potente que só ele tem

    Isso digo comparando com os novos que são 1.0 e vc não paga menos do que os 36 que paguei no polo

    ResponderExcluir
  29. Quem dirigiu um Polo sabe muito bem o marco entre ... O dia antes de dirigir um Polo e o dia após ter dirigido. É um carro q deixa saudades pra quem o deixa!!!

    ResponderExcluir
  30. Quem dirigiu um Polo sabe muito bem o marco entre ... O dia antes de dirigir um Polo e o dia após ter dirigido. É um carro q deixa saudades pra quem o deixa!!!

    ResponderExcluir
  31. Tou em negocio com um polo ano 2014 vou enfrentar tenho certeza d q nao vou mim arrenperder.

    ResponderExcluir
  32. Voltando aqui após 90000km rodados e 4,5 anos de ter comprado.

    Complemento ao comentário do dia "17 de janeiro de 2016 19:44" que fiz aqui mesmo.

    Novamente, consumo do Inmetro me parece muito alto. Variação do real x computador é pequena nos meus cálculos, coisa de 0,2km/L. Troquei os pneus só agora, após 90000km rodados (Brigdestone Turanza ER30), pastilhas de freio são originais ainda, mas tive que trocar os discos empenados (provavelmente num choque térmico numa das poças d'águas chegando de viagem longa aqui no Rio no início de 2019).

    Estou ainda muito satisfeito com o carro! Ele atende bem em peso-potência para qualquer viagem e com consumo em estrada de 14,1km/L ou 10,4km/L na gasolina e álcool (média do computador, geralmente).

    Câmbio é ótimo, carro é muito confortável.

    Não tenho vivência grande em outros sedans como o HB20S, mas do que tenho de opinião sobre o HB20S, posição de dirigir é melhor e com maior visibilidade, achei a suspensão traseira do HB20S muito macia também, sendo evidenciado ao passar por quebra-molas.

    Cris OHNINVW

    ResponderExcluir
  33. Tenho um polo sedan 2014, que adquiri com 14000 km ,sobre o consumo cheguei a fazer 17,2 na estrada ! E posso provar para qualquer um que duvide que ,esses dados e comparações estão errados ! Tenho a versão mais top e não troco por nenhum outro do mesmo seguimento !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é 2013 35000km rodado sou a única dona.estou com dó de vender...

      Excluir
    2. 35 mil km é novíssimo. Eu não venderia.

      Excluir
  34. Só piada, ja tive HB20S 2016 zero KM, troquei pelo Polo sedan 2014 com 38 mil km originais de uma idosa de 90 anos . Estado de zero KM. Dirigibilidade e acabamentos bem melhor que a do HB20, parece que em comparação do interior e acabamentos, o HB20 parece um carro de brinquedo , o Polo é top em acabamento, a pegada é outra!! Manutenção barata, seguro barato

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem