Já fazem alguns anos que Ford e Toyota disputam o título de carro mais vendido do mundo para seus rebentos Focus e Corolla respectivamente, que pode ser um ou outro conforme a consultoria que faz o cálculo, Polk para a Ford e IHS Automotive para a Toyota.

Volkswagen Golf 2015

Ocorre que, caso sejam somados todas as versões de igual nome-modelo em carrocerias hatch e sedã, o carro mais vendido do mundo é o Golf por larga margem em relação à Corolla e Focus.


Volkswagen Jetta / Sagitar

Dessa forma, caso se somem as vendas de todas as versões do Golf que são vendidos no mundo, que inclui o Golf (732.538 vendidos em 2013), o Jetta (597.695 vendidos), o Sagitar (271.188 vendidos), Bora (246.193 vendidos em 2013) e Lavida (433.870 unidades vendidas em 2013), a família de carros Golf vendeu em 2013 2.281.484 unidades em 2013.

Volkswagen Jetta / Lavida

Em termos comparativos, segundo os dados da consultoria Focus2Move, o Corolla ficaria em segundo lugar entre os mais vendidos no planeta, com 1.182.250 carros transacionados em 2013.

Toyota Corolla 2015

A terceira colocação ficaria, assim, com o Focus, com 1.030.933 exemplares comercializados em 2013.

Ford Focus 2015

Como se pode observar, quando se somam todos os carros derivados a família de carros Golf vende quase o dobro do segundo colocado, que é o Corolla.

Fonte: Fernando Calmon - Automotive Business / Focus2Movie

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. caso sejam somados todas as versões de igual nome-modelo em carrocerias hatch e sedã SQL né

    ResponderExcluir
  2. Acho que o jornalista Fernando Calmon andou lendo meus posts...
    Mas até que enfim um jornalista sério coloca os pingos nos is nesse assunto. Golf top supremo.
    Isso que interessa: ser o mais vendido do mundo,
    Herzlichen Glückwunsch Volkswagen!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso up vendeu 175 und ontem, Gol voltou a liderança, onix caiu para 3º

    ResponderExcluir
  4. Muito mimimi, para puxar a sardinha, a verdade é uma só: Ford Focus: o carro mais vendido no planeta em 2013.

    ResponderExcluir
  5. despretigiante ter que juntar toda a galera pra poder dizer que vendeu mais que corolla e focus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Focus e Corolla já juntam (hatch e sedan). Apenas estão fazendo o mesmo para o Golf.

      Excluir
    2. Só que não existe Golf sedan...

      Excluir
  6. Corola o carro mais vendido do mundo de acordo com o best selling car blog

    ResponderExcluir
  7. Palhaçada. Tem que comparar Hatch com Hatch e Sedan com Sedan.
    Quantas unidades vendidas do Focus hatch?
    Quantas unidades vendidas do Golf?

    Quem tem a informação posta com a fonte.

    Acho que o Golf leva a disputa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe isso.
      A Ford computa Focus Sedan e Hatch.
      A Toyota computa Corolla Sedan e Hatch e o Matrix e ainda o Corolla japones que não tem nada a ver com o brasileiro e o americano.
      O fato: Golf é o top supremo.

      Excluir
  8. Se o Golf quer tentar ser o primeiro colocado, então pq não faz o Golf sedan???
    Pra mim isso é papo de perdedor. FATOOOOO!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmete a adoração dos brasileiros ao volks golf não tem limites. Hahaha. Vamos somar ao ford Focus então o ford ka (versão mini do focus), o fiesta (versão média do focus), o ford Fusion (versão super sedan do focus) e por ai vai. E façam o mesmo para o corolla. Depois de "Golf Supremo" não consigo esperar muito dos obsoletos compradores de carros brasileiros. Infelizmente. E eu não odeio o carro nem nada do tipo. E também Não sou nenhum adorador de focus, ou corolla, ou qlqr um outro. Apenas acredito que nós brasileiros devemos buscar opções de carros com o valor mais baixo, afinal pagarmos quase 100.000 em um carro hatch que é visto em outros países como carro popular e achar que estamos comprando um carro supremo, é muito conformismo de nossa parte. Ou seria Ostentação? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, vc não entendeu da missa a metade.
      O Golf, Jetta, Sagitar, Lavida e Bora são todas versões seda do Golf. São Golfs, mesma plataforma, de gerações diferentes (como o Bora da geração 4), mas são fundamentalmente Golf´s.
      A Ford soma o Focus brasileiro até 2012 com o Focus europeu, americano, o hatch, o sedan, o station wagon.
      E a Toyota soma o corolla americano, com o japones em versão hatch e seda, como o Matriz dos EUA. São todos corollas.
      Então não dá para somar Focus com Ka e Focus, porque aí teria que somar Golf, com Polo, Gol e Up! e Passat.
      Eu não sei porque o povo fica tão bravinho de ver o Golf sendo o carro mais vendido do planta, ficam inventando desculpinhas e apelam até para o patriotismo.
      Ora, ora, quando tem notícia de Corolla mais vendido do mundo, só palminhas.
      QUnado é o Focus, só palminhas.
      Quando é o Golf, vem desculpinhas, e conversinha mole de que paga 100k em hatch.
      Ora, meu amigo, tem golf de 66k, tá bom para vc.
      Se vc quer pagar hatch de 100k, ok, mas não se esqueça que se quiser tem Golf a 66k.
      Ou seja, só mimimi até aqui. O fato: Golf é o top supremo.

      Excluir
    2. então o novo escort que esta por vir na china sera somado junto como o Focus ja que são a mesma plataforma? kk

      Excluir
    3. Pois é, tb acho isso Marcelo. E respondendo ao Carlos, acho que você que não entendeu o que eu disse. Eu nao fiquei bravo com o golf estar em primeiro lugar. Eu nao ganho nada com isso. Alias, pouco me importa se o golf, focus, corolla, brasilia estao em primeiro ligar em vendas. Os unicos que ganham com isso são as montadoras. Alias, como o Aldo disse em baixo eu acho uma bobagem brigar por uma coisa dessas. O que quis dizer é que nós brasileiros glorificamos carros que são considerados carros comuns em outros paises e pagamos um preço altíssimo por isso. Se você acha que pagar 60 e poucos mil reais em um golf, focus, cruze ou seja lah o carro que comentem nesse mesmo padrão, tudo bem. Eu acho um absurdo, já que em outros paises esses carros são simplesmente carros comuns e não possuem esse status de carro de luxo por acrescentarem um friso cromado a mais, um teto solar, e uma frescurinha a mais que deveria ser de série na vdd. Mas se você acha que isso é mimimi, tudo bem. Eu acho que somos o país ostentaçao, que não vê problemas em pagar quase cem mil em um carro hatch mais equipado. São dois pontos de vista apenas. Um é o meu, um cara pobre do Brasil que dá muito valor ao pouco dinheiro que ganha e acha que a concorrência deveria aumentar para que o "lucro Brasil" diminuisse.

      Excluir
    4. Carlos, a ford soma focus daqui e dali, mas somente focus, e a VW tem que juntar a galera toda? é isso mesmo?

      Excluir
  10. O JETTA e o Golf não são iguais, assim como o Corolla japones e o americano não sao iguais, assim como Focus BR é diferente do Europeu, portanto isso ai é so uma questão de ver o copo meio cheio ou meio vazio, o unico ranking que interessa é o de vendas por montadora.... A VW ao dar nome diferentes para Golf e Jetta valoriza seu produto pois passa a idéia que são produtos diferentes, feitos sob medida, ao passo que um focus sedan é um focus com bunda maior, mas tem a vantagem de mostrar numeros de vendas mais expressivos, enfim, as duas maneiras de nomear os produtos tem suas vantagens e desvantagens.... acho bobagem essa discussão...

    ResponderExcluir
  11. Voce tem toda razão Aldo, mas o Carlos nao conforma com a situação pois o Golf não ficou nem entre os 10 mais vendidos no mundo em 2013. Aqui é o blog da VW, inventam, fazem projeções de vendas do Gol, Up sempre positivas, mesmo sabendo que as vendas do Up estao fraquíssimas, mas o bom é que a gente da boas risadas com as frustracoes do Carlos em seu Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ranking mundial o Golf ficou em sétimo em 2013 e em quinto em 2012. Mesmo com a nova geração, o Golf aumentou muito pouco as vendas, o que não foi o suficiente para segurar o Elantra da Hyundai que subiu terceiro no ranking mundial de 2013!!!

      Mas o que importa mesmo são as vendas das montadoras. Toyota em primeiro e VW em segundo! Somar carros diferentes não faz sentido algum!

      Excluir
    2. O Golf em 2012 era vendido na China e nos EUA, e agora não. Começa este ano nos EUA e China. E o Elantra soma versões hatch e seda também.
      A VW realmente não dá muita bola para isso, tanto que não faz questão de somar vendas de carros diferentes como fazem Ford e Toyota.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem