O Presidente dos EUA, Barack Obama, disse que que as negociações para o estabelecimento de um tratado de livre comércio entre Estados Unidos e a União Europeia estão avançando. As montadoras de automóveis estão fazendo um lobby pesado para que as tarifas de importação de carros entre os dois lados do Atlântico Norte sejam eliminadas, e se estabeleçam normas de segurança e ambientais padronizadas.

Novo Audi S3 Sedan 2015

O mercado de automóveis responde por cerca de 10 por cento do total do comércio entre as duas regiões. A principal prioridade das montadoras em ambos os lados do Atlântico é alcançar a convergência regulamentar e das normas dos EUA e da União Européia em termos de segurança veicular. O objetivo é assegurar que os veículos e seus componentes podem ser importados e exportados sem impostos, encargos e custos desnecessários.


novo Mercedes-Benz Classe S 2015

Os Estados Unidos aplicam uma tarifa de importação de 2,5% sobre os veículos importados da Europa. A Europa, por sua vez, aplica uma tarifa de importação de 10% sobre os veículos norte-americanos que chegam importados a seus portos. Além disso, diferenças regulatórias entre os mercados são equivalentes a uma tarifa adicional de 26%, segundo as montadoras.

Novo Ford Mustang 2015

Segundo estimativas do lobby automotivo, a eliminação de algumas barreiras não tarifárias e dos impostos de importação aumentaria as exportações de automóveis da União Européia para os EUA entre 71% e 149%, e de 207% a 347% as exportações dos EUA para União Européia.

Audi A3 e-tron 2015

As tarifas de importação de automóveis e veículos comerciais existentes entre Estados Unidos e União Europeia, além de legislações diferentes sobre qualidade e emissões, são encargos pesados que impedem o desenvolvimento de modelos globais mais uniformes, dizem as montadoras.

BMW Sèrie 2 2015

Além disso, argumenta-se que, com a eliminação dessas diferenças, as fabricantes poderão dispender menos esforços na adaptação de modelos para mercados específicos, e, assim, ampliar sua capacidade criativa e de inovação.

Fonte: Automotive News

1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Essa é uma das explicações para a VW não ir tão bem nos EUA, que é o fato de seus modelos importados da Europa ter um imposto de 2.5% e ainda essas outras restrições. Se o mercado for liberado nos EUA, a VW terá um impulso grande por lá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem