A temporada de divulgação de resultados das grandes montadoras nos EUA se encerrou ontem com números decepcionantes para a maioria delas. No geral, o mercado norte-americano registrou, em janeiro, queda de vendas quando comparado com janeiro de 2013.


A Volkswagen, das grandes, é a que apresentou o pior resultado, com um tombo de 19% em suas vendas em janeiro de 2014 quando comparado com o mesmo período de 2013.


O segundo pior resultado ficou com a General Motors, com recuo de vendas de 12% sobre 2013.


A Toyota vem na sequencia, com retração de 7,2% em sua comercialização nos EUA no primeiro mês de 2014, quando comparado com 2013.


A Ford teve queda de 7%. Segundo os relatórios divulgados, a situação do mercado americano reflete a onda de frio que assolou o país no período.


Entretanto, enquanto algumas caem, outras sobem. O grupo FCA - Fiat Chrysler Automobiles - por exemplo, viu suas vendas nos EUA subirem 8%.


A campeã de crescimento, porém, foi outra japonesa, a Nissan, com avanço de 11,2%.

Fonte: The Wall Street Journal

22 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vai carlos cade o crescimento da VW para ser a maior do mundo e dominar os EUA ?????
    A nissan podia investir em uma equipe melhor de design, eles tem exelentes carros mas são muito feios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carlos já escreveu aqui que americanos não entendem de carro.

      Excluir
    2. Mas depois ele falou que a VW ia crescer e dominar os estados unidos

      Excluir
    3. É mas o próprio executivo da Volks no EUA disse que a empresa ainda não entendeu o mercado americano... Taí o resultado se refletindo.

      Excluir
  2. Essa é fácil de responder:
    Qualquer fã emotivo vai dizer que o problema não é a VW, mas sim os americanos. Eles que são os culpados pela VW não vender por lá kkkkkk.
    Se a VW vende bem, é a coisa mais óbvia e natural que se pode acontecer, mas se não vende, é porque os consumidores são burros. Ah, claro! Não podemos esquecer que foi a VW quem criou Deus. O resto é resto. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai uma das maiores culturas automotivas do mundo com uma das maiores disponibilidades de variedades de carros do planeta, com preços justos e eles não sabem escolher carro, Sei sei .......
      So sendo fanboy mesmo hahaha

      Excluir
    2. Seu infeliz, como você pode dizer que uma marca de carro criou Deus, respeite o criador dos céus e da terra.

      Excluir
    3. Seu cérebro é tão simples e descomplicado que não entende uma simples ironia.

      Excluir
    4. Voce acha normal no seu mundinho fazer ironia com Deus??? Lamentável!!

      Excluir
  3. Quero só ver o que o Carlos vai dar de argumentos pra ACHAR que vai se sobressair sobre os outros leitores do vwblog.

    ResponderExcluir
  4. Não adianta a VW querer vender picolé pra esquimó. Tem que fazer uma VW USA totalmente nova, com produtos novos, adaptados ao gosto do consumidor local.

    Ricardo2

    ResponderExcluir
  5. Deixa eu ver se eu entendi, em 2013, a VW foi rebaixada para a segunda divisão de marcas lá nos EUA (saiu do top 10), demitiu o cotado do presidente para tentarem começar um 2014 melhor, e, de cara, queda de 19% mas vendas?

    Só falta mesmo a VW jogar a toalha e fechar as portas lá nos EUA, o mercado mais competitivo do mundo em qualidade e preços.

    É muita incompetência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, parece que o gosto dos americanos está indo para o lado da Fiat e da Nissan... Eu ainda fico com a VW... independente do gosto dos americanos...

      Excluir
    2. O problema é que carros populares para os americanos são o F-150, o Silverado, o Camry, o Accord, o Altima, o Fusion, o Sonata, o Malibu, etc, aí, fica realmente muito difícil para a VW conseguir vender bem os carrinhos dela por lá ...

      Ela até tenta com o Golf 6, o Jetta, o Passat, o Tiguan, o Touareg, o New Beatle, etc, mas só passa humilhação, um verdadeiro massacre dos concorrentes.

      E a próxima piada da VW nos EUA vai ser a Amarrok, que é apenas um brinquedinho perto das verdadeiras pick-ups americanas.

      Excluir
    3. Não é bem assim, quem vai aos EUA e repara, percebe o quanto a Nissan lá..Juke, altima, maxima, gtr, rouge e as outras suvs..Versa lá parece voyage aqui...Por isso torço para a nissan..Gostaria de comprar um juke...As pessoas as vezes comentam pensando no que vê nas ruas do Brasil e esquece que somos muito atrasados em tecnologia automotiva...Apesar de poucas melhoras recentes...

      Excluir
    4. Concordo. Seria muito legal se a Nissan vendesse o Juke e o Rogue por aqui ...

      Excluir
  6. Depois de um longo e congelante inverno, voltei à terras tupiniquins.

    Fiquei um mês nos Estados Unidos, treinando pra virar picolé. Estou derretendo agora, mas muito feliz com isso. Peguei -20ºC vários dias e quando chegava a 0ºC era motivo de comemoração. Só uma semana em Orlando que foi normal.

    Não vejo americano como parâmetro para definição de carro. Se é grande, mole, banco estilo poltrona da sala, motorzão e de preferência SUV derivado de pick up, aí você tem o estilo americano. Diga-se, só do americano porque nenhum outro país do mundo é assim. O que eu aprecio dos americanos são os muscle cars, mais pra divertimento do que para uso cotidiano.

    Nesse 1 mês que fiquei lá, além da infinidade de pick ups e SUVs monstruosos que vi por lá, 4 carros me chamaram a atenção pela quantidade que vi rodando nas ruas, nessa ordem:

    - Nissan Altima
    - Toyota Camry
    - Ford Focus (sedan e hatch)
    - Ford Fusion

    Impressionante como se vende Nissan Altima. Viajei de carro (um Ford Explorer V6 2013) de New Jersey até Orlando, ida e volta de mais ou menos 2.200 milhas. Perde-se a conta da quantidade de Altima nas ruas. Vende muito mesmo.

    Impressionou-me também a quantidade de Ford Focus, principalmente o hatch, dada a preferência do americano por sedans quando se trata de carros normais. O Camry eu já sabia que vendia bem, mas o novo ao vivo é muito mais bonito que o antigo e o Corolla é cópia fiel dele ao vivo. Aliás, quase não vi desse Corolla novo.

    Vi muito Jetta rodando por lá. 2.5 e também os Diesel. Golf VII não foi lançado lá, mas pra minha surpresa vi um rodando em Manhattan.

    O gosto americano é muito peculiar. Ainda que a última crise os tenha levado a comprar carros mais compactos e econômicos, pros padrões deles, nossos médios, o que eles realmente gostam é de carro grande. Grande mesmo. Enorme. E só lá, com aquelas avenidas e estradas largas, estacionamentos gigantescos e vagas enormes dá pra ter carros tão grandes. O resto do mundo não vive essa realidade.

    Se a VW quer vender lá, vai ter de fazer carro grande.

    Não acredito que ela vá fazer isso e por consequência não vai dominar o mercado americano.

    Mas vejo como algo realmente impressionante é ela estar em segundo em vendas sem conseguir vender bem no mercado americano, o maior do mundo. Mostra que está muito bem posicionada nos outros mercados a ponto de vender bem no geral mesmo sem o maior mercado individual.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Europa e EUA são mercados muito diferentes, muito mesmo. A VW faz carros ótimos (na Europa), mas não agradam nos EUA porque o foco é diferente. Na Europa economia de combustível, praticidade e tamanho compacto (sem ser apertado) são as principais características procurados nos carros. Nos EUA o interesse é maior por potência, porte maior e design arrojado em detrimento da economia de combustível e carros que "caibam em qualquer lugar"... A VW está adaptada ao mercado europeu, se quiser vender bem nos EUA terá de mudar seu foco naquele país e inaugurar uma nova linha de produtos. Talvez uma nova gama específica para os EUA. A Toyota já sacou isso e desenhou um Corolla específico para o país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é tão simples assim, veja, americano adora sedãs grandes, e lá são vendidos os melhores sedãs desse tipo, de todos os fabricantes, Toyota Camry, Hond Honda, Chevrolet Malibu, Chevrolet Impala, Ford Fusion, Nissan Altima, Hyundai Sonara, Kia Optima, VW Passat, etc), com preços equivalentes. E qual é o resultado? Passat em último lugar, superado por todos os concorrentes, de todas as marcas.

      Sedãs médios, também vendem muito bem nos EUA, assim como no Brasil. Lá, Corolla, Civic, Cruze e Elantra superam o Jetta. Aqui, Civic, Corolla, Cruze e agora o Novo Sentra superam o Jetta.

      SUVs, outra categoria de enorme sucesso lá nos EUA, de novo, Honda CRV, Ford Escape, Chevrolet Equinox, Toyota RAV4, Nissan Rogue, Ford Explorer, Jeep Grand Cherokee, Ford Edge, Lexus RX, Hyundai Santa FÉ, etc, etc, todos massacrando em vendas o Tiguan e o Toaureg, que sequer aparecem no top 50 americano.

      Excluir
    2. O.K. não discordo totalmente de você. Na verdade acho que nossos comentários são complementares. Penso que além do que nós comentamos existe uma necessidade de reposicionamento da marca no mercado americano, questão de visibilidade pelo consumidor mesmo. Uma coisa leva à outra nesse ponto. Se os hatches da VW são "mal vistos" no mercado americano é claro que já existe um pré-conceito embutidos quando os mesmos consumidores olham os sedãs de grande porte da marca. Em alguns aspectos os sedãs que vc citou podem superar os VW, mas o Passat, o CC e o Jetta são muito competentes, tecnicamente falando, em suas categorias. Acho que essa má colocação no ranking para a VW não reflete uma questão puramente técnica dos seus carros.

      Excluir
  8. tao fazendo propaganda contra toyota

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem