O lançamento do Audi A3 Sedan causou um certo impacto pelas linhas do modelo bastante elogiadas não só pela imprensa, mas sobretudo pelos consumidores e nas redes sociais - o que contrasta com a frieza com a qual foi recebido a versão hatch. As diferenças começam nas dimensões.

Audi A3 Sedan

O A3 Sedan é evidentemente mais longo que o A3 hatch, porém menos do que o esperado: apenas 14 cm maior. As demais dimensões, em carros derivados da mesma plataforma em geral são as mesmas, mas não no A3, cujo sedan é 1 cm a mais largo e 1 cm mais baixo. A distância entre-eixos do A3 Sedan é 1 milímetro maior também (2.636 mm para 2.637 mm). O resultado é que o Sedan parece mais esportivo que o hatch.


A rigor, só há quatro peças em comum com as outras versões do A3: maçaneta, espelho retrovisor, grade e farol. Ao compararmos a do sedan (acima) com a do hatch (abaixo) constatamos linhas menos recortadas neste.

Audi A3 Hatch - lateral

O resultado é que A3 sedan e hatch são carros (externamente) totalmente diferentes, resultando no fato de que o A3 Sedan é praticamente um modelo totalmente novo, exceto o interior, que mantém as mesmas características básicas nos dois.

Audi A3 Sedan - interior
Audi A3 Sedan - interior
A imagem acima mostra o interior do A3 Sedan, que tem como diferencial em relação ao hatch (foto abaixo) o fato de contar com revestimento em couro, além de volante com novo formato (mais esportivo).

Audi A3 Hatch - interior
Audi A3 Hatch - interior
No espaço traseiro (imagem abaixo do Sedan) também não há grandes diferenciais entre as duas configurações.

Audi A3 Sedan - interior
Audi A3 Sedan - interior
Dianteira

Para facilitar a comparação, vamos colocar primeiro a imagem da frente do Audi A3 Sedan (foto abaixo).

Audi A3 Sedan - frente
Audi A3 Sedan - frente
Observe como a parte inferior do para-choque é totalmente diferente em relação ao hatch (mostrado abaixo), com especial destaque para os nichos onde estão alojados os faróis de neblina. Outros pontos de diferenciação são os vincos do capô do motor e os recortes dos para-choques - mais claros no Sedan.

Audi A3 Hatch 2015
Audi A3 Hatch 
Como se pode observar, apenas os faróis e a grade são as mesmas nos dois carros, com a frente do A3 Sedan ostentando um visual mais agressivo e esportivo. A foto abaixo, com o A3 Sedan à esquerda e o A3 hatch á direita, mostra também essa diversidade.

Audi A3 Sedan  (esquerda) x Audi A3 Hatch (direita)
Audi A3 Sedan  (esquerda) x Audi A3 Hatch (direita)
Outro aspecto muito marcante no Audi A3 Sedan são os vincos laterais que cortam a lateral em toda a sua extensão. Os dois modelos contam com esse recurso, porém no A3 Hatch o vinco é suave e fino, enquanto no Sedan ele é bem mais pronunciado. A imagem abaixo mostra o A3 Hatch à esquerda e o Sedan à direita.

Audi A3 Hatch (esquerda) x Audi A3 Sedan (direita)
Audi A3 Hatch (esquerda) x Audi A3 Sedan (direita)
E, abaixo, os mesmos carros, vistos de outro ângulo.

Audi A3 Hatch (esquerda) x Audi A3 Sedan (direita)
Audi A3 Hatch (esquerda) x Audi A3 Sedan (direita)
Fica claro que a carroceria do hatch tem frisos menos pronunciados e mais suaves, enquanto no sedan (foto abaixo) a Audi optou por ressaltar mais esses vincos.

Audi A3 Sedan

Isso fica evidente ao observamos a lateral do A3 hatch, na imagem a seguir.

Audi A3 Hatch - traseira

Na parte inferior da carroceria novamente as diferentes abordagens ficam claras: enquanto o rebaixamento da lateral do A3 hatch vai se reduzindo do para-lama dianteiro para o fim da porta traseira, no A3 Sedan ocorre o contrário - o rebaixamento se aprofunda.

Audi A3 Sedan
Audi A3 Sedan
O resultado é que o Audi A3 Sedan é um carro que se mostra muito mais cativante à primeira vista que o sóbrio e frio desenho do Audi A3 Hatch (imagem abaixo).

Audi A3 Hatch - frente
Audi A3 Hatch - frente
Entretanto, essa abordagem da Audi tem um risco: o envelhecimento mais rápido do desenho. É importante considerar, porém, que apesar de o Audi A3 Sedan ter linhas um pouco mais abusadas que o tradicionalmente observado em caros da Audi, eles ainda estão longe dos excessos observados em carros asiáticos.

Audi A3 Sedan

Conclusão



O Audi A3 Sedan é um pouco mais agressivo e recortado que um Audi tradicional, mas mantém a sobriedade, elegância e o bom gosto - passando longe de excessos e modismos que caracterizam modelos menos aquinhoados no quesito estirpe.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Um carro deste sem sensores de estacionamento! Isto é um absurdo....

    ResponderExcluir
  2. Adorei o botão do farol, a lá gol gerações 3, 4, 5 e 6. Muito bom, é o tipo de coisa que que a engenharia alemã previu, uma pessoa vendendo seu gol e comprando seu Audi e não vai ter dificuldade, ou se atrapalhar na hora de acender os faróis. Apesar de serem simples e feios, considero dois carrões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse botão do farol que você está se referindo existe sim um modelo parecido que é o do G6.. E não foi o Audi quem copiou o Gol e sim o Gol que copiou os outros carros (Jetta, CC, Passat etc)

      Excluir
    2. Tinha que ter um aquí, pra achar pelo menos um detalhe, pra dizer que a porcaria do gol (falo isso, pois tive um Trend 2.010 e sei o que estou falando), tem alguma coisa haver com o Audi, RSRSRSRS

      Excluir
    3. não é copia se é tudo da mesma marca, os botões são a mesma coisa

      Excluir
  3. realmente, com tantas diferenças, até me confundi com o voyage!!! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Só falta o Carlos aparecer aqui dizendo que o VW UP! foi derivado desse Audi !!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não vi tanta diferença assim, fora a partir das portas traseiras.

    ResponderExcluir
  6. Segundo o Carlos esse A3 e' derivado do Jetta. Assim sendo, o melhor sedan do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer defender o Carlos mas seu comentário foi tosco, todo mundo sabe que o A3 Sedã é a mesma do Golf G7, Audi etc.. O Jetta ainda não tem essa plataforma.

      Excluir
  7. Pelo preço do A3 Sedã top de linha prefiro mais uma BMW 320i.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a 320 tem um acabamento mais espartano mas no geral acho um melhor carro

      Excluir
  8. Esse carro perde feio para o Fusion.

    ResponderExcluir
  9. Essa tela digital no meio do nada é muito feio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é retrátil, por isso não segue o desenho do painel, pq se não teria que ser fixa! E eu particularmente prefiro a tela retrátil!

      Excluir
  10. E esse túnel no meio do asoalho traseiro??? Nem Mercedes e BMW que possuem eixo cardã tem esse túnel tão elevado..

    ResponderExcluir
  11. Audi aprenda a fazer assoalho traseiro com a toyota.

    ResponderExcluir
  12. dois carros lindos mas eu iria de a3 sedan ficou perfeito esse carro.

    ResponderExcluir
  13. o painel é quase copia fiel do gol durão, logico deve ser emborrachado e vem com esse GPS horroroso, um carro tão bonito por fora, e ainda daqui a pouco tenho que escutar o Carlos dizendo que o interior é matador que é sobrio mas o mais lindo do mundo e bla bla bla a ladainha de sempre

    ResponderExcluir
  14. Que raiva! comprei um carro na faixa dos 70k, já dei um sinal de 2k, mas ainda não o recebi. O problema é que achei muito bonito esse A3 Sedan! se eu imaginasse que viria já no início desse ano teria esperado e comprado (sim, eu sei que é 50k a mais). O que eu faço agora? espero 2 anos, pra não perder tanto com o recém-comprado...já que comprei outro carro, esperar os testadores dessa primeira fornada de A3 Sedan testarem-no este ano e trocar o ano que vem? Tenho, legalmente, como desfazer o negócio atual?

    ResponderExcluir
  15. Se for como o A3 HB a tela não tem gps nem possibilidade de camera de ré, essas coisas são um opicional de R$16.000

    ResponderExcluir
  16. Os dois têm uma característica em comum (inclusive compartilhada com os novos Golf e Focus): o BARULHO do câmbio de dupla embreagem. Todos andam desfilando com barulho de peças metálicas se chocando. Que coisa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  17. Eu achei a comparação bem ruim, pois você comparou um carro top de linha(audi A3 sedan 1.8 TFSI) e um carro de entrada(audi A3 sportback 1.4 TFSI). Se você pesquisar mais sobre o sportback vai ver que a versão top de linha(1.8) tem tudo que essa versão do sedan mostrada tem, então achei bem "injusta" essa comparação feita aqui. Não é atoa que o modelo sportback é bem mais caro que o sedan(R$ 19.800,00 de diferença):
    Audi A3 sportback 1.4 TFSI - R$ 120.990,00
    Audi A3 sedan 1.4 TFSI - R$ 101.190,00

    ResponderExcluir
  18. Agora sim um comentário bem feito e relacionado com a matéria.

    ResponderExcluir
  19. A maioria só sabe criticar o dono do blog. sugiro estas pessoas saírem de traz do computador e fazer algo melhor, depois venha aqui criticar, pois daí vai estar apto a criticar mas também ser criticado. Nao seja um frouxo.. Vá para a vitrine também!

    A grande maioria que critica é quem nao nada faz!

    Parabéns pelo blog e pelos videos. Estou sempre aqui aprendendo.

    ResponderExcluir
  20. Audi A3 foi a maior decepcao. Com 2 anos e 2 meses deu problema na mecatrônica. Super mal atendidos e orientados. Nunca mais!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem