O Volkswagen Gol completou 2013 27 anos consecutivos na liderança de vendas no mercado nacional, tendo encerrado o ano com 255.070 unidades comercializadas, 71.382 unidades à frente do segundo colocado, o Fiat Uno.


Entre as marcas, a Fiat foi a líder, com 21,34% de participação de mercado, seguida da Volkswagen (18,64%) em segundo lugar, e GM (18,17%) em terceiro. A tabela a seguir mostra as 20 maiores montadoras do Brasil em 2013.
POS MARCA           VENDAS          MKT SHARE
FIAT 762.950 21,34%
VW 666.707 18,64%
GM 649.726 18,17%
FORD 335.015 9,37%
RENAULT 236.337 6,61%
HYUNDAI 212.900 5,95%
TOYOTA 176.074 4,92%
HONDA 139.268 3,89%
NISSAN 77.830 2,18%
10º CITROEN 66.109 1,85%
11º MITSUBISHI 58.157 1,63%
12º PEUGEOT 57.511 1,61%
13º KIA 29.135 0,81%
14º JAC 15.974 0,45%
15º BMW 14.076 0,39%
16º M.BENZ 13.219 0,37%
17º LAND ROVER 10.648 0,30%
18º CHERY 8.067 0,23%
19º AUDI 6.691 0,19%
20º SUZUKI 6.291 0,18%


O gráfico a seguir mostra as dez maiores montadoras do Brasil em 2013.



Ranking dos 50 carros mais vendidos em 2013 - acumulado

POS MODELO VENDAS
VW GOL 255.057
FIAT UNO 184.362
FIAT PALIO 177.014
FORD FIESTA 136.712
VW/FOX/CROSS 129.927
FIAT SIENA 129.825
GM ONIX 122.333
HYUNDAI/HB20 122.320
RENAULT/SANDERO 102.514
10º VW VOYAGE 89.759
11º GM CLASSIC 86.936
12º GM CELTA 74.647
13º GM PRISMA 61.301
14º HONDA/CIVIC 60.970
15º GM COBALT 59.685
16º TOYOTA COROLLA 54.103
17º GM SPIN 41.983
18º HONDA/FIT 40.637
19º FIAT PUNTO 40.407
20º HYUNDAI/HB20S 35.382
21º TOYOTA ETIOS HB 34801
22º CITROEN/C3 33.669
23º GM AGILE 30.120
24º RENAULT/CLIO 29.911
25º HONDA/CITY 29.243
26º FORD FIESTA SEDAN 29.048
27º TOYOTA ETIOS SEDAN 27.236
28º GM CRUZE SEDAN 26.525
29º FORD KA 26.252
30º NISSAN MARCH 24.255
31º FIAT IDEA 23.451
32º RENAULT/LOGAN 23.036
33º GM CRUZE SPORT6 22.464
34º FORD FOCUS 20.825
35º NISSAN VERSA 20.730
36º PEUGEOT/208 20.729
37º VW SPACE FOX 16.324
38º FIAT PALIO WEEK 15.554
39º VW JETTA 14.350
40º RENAULT/FLUENCE 13.878
41º VW GOLF 13.785
42º PEUGEOT/308 10.931
43º FIAT SOBLO 10.512
44º PEUGEOT/207 10.385
45º FORD FUSION 9.562
46º NISSAN LIVINA 9.542
47º FIAT BRAVO 9.060
48º FORD NEW FIESTA 8.498
49º VW POLO SEDAN 8.187
50º FIAT LINEA 7.531

Ranking dos 50 comerciais leves mais vendidos de 2013 - acumulado

POS MODELO VENDAS
FIAT STRADA      122.904
VW SAVEIRO 72.370
FORD ECOSPORT 66.097
GM S10 54.251
RENAULT/DUSTER 50.222
GM MONTANA 46.707
TOYOTA HILUX 42.625
VW KOMBI 25.221
VW AMAROK 24.191
10º FORD RANGER 22.077
11º MITSUBISHI L200 21.363
12º MITSUBISHI PAJERO 16.511
13º HYUNDAI/TUCSON 16.213
14º NISSAN FRONTIER 15.592
15º FIAT DUCATO 12.734
16º FIAT FIORINO 12.434
17º TOYOTA HILUX SW4 12.354
18º HYUNDAI/IX35 10.368
19º MITSUBISHI ASX 10.115
20º RENAULT/MASTER 10.009
21º KIA/SPORTAGE 9.438
22º CITROEN/C3 AIRVROSS 9.358
23º HONDA/CRV 8.272
24º HYUNDAI/HR 7.166
25º LAND ROVER EVOQUE 6.606
26º FIAT DOBLO 5.986
27º VW TIGUAN 5.598
28º RENAULT/KANGOO 5.160
29º MITSUBISHI OUTLANDER 4.376
30º TOYOTA RAV4 4.362
31º HYUNDAI/SANTAFE 3.964
32º IVECO/DAILY 3.875
33º FIAT FREEMONT 3.873
34º SUZUKI GVITARA 3.788
35º KIA/K2500 3.636
36º GM TRAILBLAZER 3.284
37º FORD EDGE 3.242
38º KIA/SORENTO 3.241
39º PEUGEOT/BOXER 3.089
40º FORD COURIER 3.052
41º M.BENZ SPRINTER 2850
42º CITROEN/JUMPER 2.847
43º BMW/X1 2.738
44º GM CAPTIVA 2.512
45º JEEP  CHEROKKE 2.501
46º DODGE/JOURNEY 2.423
47º GM TRACKER 2.388
48º FORD TRANSIT 2.281
49º VOLVO/XC60 2.088
50º LIFAN/X60 1.953

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Gol ficou mais bonito nessa versão Rallye.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gol é feio em qualquer versão.

      Excluir
    2. prefiro um palio sporting com teto solar

      Excluir
  2. Coisa de pobre, só carro velho na ponta da tabela, quem deveria ser a primeira, sem sombra de dúvidas, deveria ser a Hyundai com o HB20, projeto muito mais moderno e eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HB20, Gol, Fiesta, Onix, Palio, Uno é tudo a mesma coisa. Só aqui no Brasil que vende esses carros e ainda a preços estratosféricos.

      Excluir
  3. talvez esse ano o gol perca a liderança hein, com a saida do g4 e a chegada do up

    palio e fiesta poderão assumir esse posto dependendo do q ocorrer esse ano

    ResponderExcluir
  4. Mudando um pouco o assunto o novo Nissan Sentra até o dia de hoje já vendeu mais que Fluence,Jetta,C4 louge, fico feliz pela Nissan,afinal ela merece depois de tanto tempo tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nissan é apenas boa, pois ela tem todas as condições de melhorar aqui no Brasil, mas não sabe aproveitar, talvez possa ser culpa da Renault não querendo concorrência em certos segmentos, como a dos sedans médios.

      Excluir
  5. Hyundai na frente de marcas tradicionais como Toyota, Honda e Peugeot.
    Acho que isso deve dizer alguma coisa à essas marcas.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, os destaques esse ano foram:
    HB20, mesmo com poucas concessionárias em relação às 4 grandes, vender o mesmo que Onix e quase o mesmo que Fox, Fiesta, Novo Palio e Novo Uno.
    Sandero, não sentiu o efeito das novidades, aliás, cresceu em vendas, mesmo prestes a ganhar uma pesada reestilização. Idem para o Toyota Corolla, Honda Fit, Renault Duster e Fiat Ducato.
    Range Rover Evoque, vender 6,6 mil em um ano, mesmo partindo de 200 mil é um feito e tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que as vendas do HB20 merece mesmo destaque em 2013.

      Se consideremos só as vendas no varejo para consumidores como nós aqui do blog (sem frotistas), o HB20 se destaca ainda mais.

      VENDAS VAREJO 2013 FENABRAVE

      1) Gol (G6 + G4) - 157.004 unidades;
      2) Palio (Fire + Novo Palio) - 132.409;
      3) Onix - 114.267;
      4) Fiesta - 114.267;
      5) HB20 - 112.514;
      6) Fox - 105.080.

      Outro destaque foi a Spin, que vendeu, sozinha, mais do que todos os seus concorrentes (SpaceFox, Palio Week e Livina), juntos.

      O Fusion é o único carro com preço inicial acima de R$95K que aparece no ranking do top 50, ou seja, é a preferência nacional entre os sedãs grandes, disparado.

      Excluir
    2. O Fusion vende bem pq ele é uma banheira enorme e custa 95k.
      Então o povo que quer "status" vai e compra esse benheirão lerdo para "impicionar".
      Mas o carro em si é uma aberração. É muito maior que o Jetta e tem menos espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagem.
      E é lerdo até dizer chega,p além de beberrão.....
      O Fusion é carrro de new rich...classe média ascendente doida para ostentar. Para esses o Fusion cai como uma luva.
      O problema é que esse povo, ao comprar Fusion, acaba revelando toda sua ignorância não só em matéria automotiva como cultura em geral. Consumismo barato de produto de baixa qualidade impulsionado por campanhas de marketing que apelam para a necessidade latente do ser-humano em impressionar o vizinho....kkk

      Excluir
    3. Assim como Gol e Palio, as vendas do Fiesta incluem dois tipos de carros, o Rocam e o New Fiesta.

      Excluir
    4. Fusion é banheira e passat é o q carlos? kkkkkkkkkk

      qnta bobagem

      Excluir
    5. Passat é carro de gente culta que quem só compra são os executivos da VW (por obrigação, diga-se de passagem), e quando não querem mais, vão para leilão na Superbid.

      Excluir
    6. Fusion Hybrid o carro mais economico do brasil sr carlos

      Excluir
    7. Esse Carlos hein,! sabe nem o que fala acho que esse maluco ta afim de aparecer, chamar o ford fusion de banheira nada a ver isso, acho muita ignorância dele dizer que o jetta e melhor que fusion, o jetta e um carro bom, mas não e melhor que o fusion, não mesmo, eu já andei nos dois,e tem muita diferença o fusion e muito melhor que o jetta e outra categoria e um nível muito superior de conforto e incomparável, quem já andou sabe disso. e como se o jetta fosse dolly guarana, e o fusion coca cola!

      Excluir
  7. A Auto Esporte diz que a GM é a 2º

    http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/01/volkswagen-deixa-de-ser-segunda-maior-do-mercado-nacional-depois-de-tres-anos.html

    E este site diz que a VW é a segunda. Quem tá certo? Sou mais a AE....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dados da matéria são da FENABRAVE e incluem as vendas para os frotistas.

      Veja agora o ranking das marcas mais vendidas em 2013 para consumidores como nós, ou seja, sem os frotistas, segundo a FENABRAVE, que é o que realmente nos interessa:

      MARCAS MAIS VENDIDAS NO VAREJO EM 2013 (SEM FROTISTAS)

      1) GM - 18,93%;
      2) Fiat - 17,76%;
      3) VW - 15,70;
      4) Ford - 10,21%;
      5) Hyundai - 7,30%.

      Em 2013, a VW foi a empresa que mais perdeu mercado no Brasil para consumidores como nós, e isso é muito fácil de ser explicado, afinal, os carros que a VW fabrica no Brasil estão todos desatualizados (Gol, Fox, SpaceFox, Golf 4,5, Polo, etc).

      O Up poderá ajudar em 2014, mas acho que esse carro vai tirar vendas da própria marca, principalmente do Gol 1.0 e do Fox 1.0.

      Um Gol 1.0 básico hoje custa R$30K e um Fox 1.0 Bluemotion básico custa R$32K, portanto, a partir de fev/14, o Up completo por R$30K, que é um carro atual e global, passa a ser um opção muito mais interessante para os consumidores que gostam da marca VW, nessa faixa de preço.

      Excluir
    2. Ué.;.então venda para frotista não é venda? Entra dinheiro do mesmo jeito.
      A matéria da AE tá errada isso sim. A VW é a 2ª.

      Excluir
    3. As vendas para o varejo (nós) e para os frotistas são categorias tão distintas que até a própria FENABRAVE informa os dados de vendas em separado, exatamente para possibilitar ao mercado uma melhor análise.

      Mas é claro, cada um analisa como achar melhor ...

      Excluir
  8. O Gol sempre foi o mais vendido mesmo super atrasado. Tenho umas 4Rodas antigas que na pesquisa "Os Eleitos" ele tava entre os últimos nos quesitos de satisfação etcetcetc.
    Nem sempre o melhor ganha.

    Dou força pra Fiat dar uma reestilizada no Palio, a Ford melhorar o acabamento e montagem do New Fiesta e o HB20, esse sim...emplacar de vez.

    ResponderExcluir
  9. 43º FIAT SOBLO 10.512
    Hahahaha, Soblo foi para rir muito!!!

    ResponderExcluir
  10. caro amigos

    é muito estranho essa noticia já q como postei em outras noticias(ate de forma muito repetitiva....)a auto esporte noticiou outra noticia onde a volks perdeu o segundo posto no mercado nacional pra gm,que temos q elogiar a evolução da msm trazendo novos carros e mudando seus conceitos sobre o q pensa o consumidor ,vendo q pro mesmo naum importa tanto,o emblema da marca do veiculo e sim o q o mesmo oferece a mais pro consumidor.....sobre a proteção da marca volks aqui no blog,temos q entender e respeitar q o dono do mesmo tem essa preferencia pela marca volks tanto é q hj em dia de 10 noticias do blog 8 são do novo golf...mas como o blog é pessoal ele tem todo o direito de postar ou falar do golf a quantidade de vezes q ele quiser,tbm foram anos de espera por um golf de verdade ,naum o golf 4/5 que era uma piada de mal gosto da volks com os brasileiros......sobre a volks perder mercado isso so refleto o q eu já postei em outras noticias..o povo brasileiro cansou de carros q o item de serie do carro é o motor e o volante q o resto se vc quizerr a mais tem q pagar por isso...por isso a volks perdendo mercado ,pois a volks ainda pensa q so pq ela é a "volks" o brasileiro vai continuar comprando carros sem itens de serie...,pois tudo ela cobra é a parte ate o carpete do carro.....então meus amigos...desculpe se fui repetitivo nos meus comentários....so q eu sabia q essa noticia aki no blog naum teria espaço,ou se tive-se seria como foi colocado aki,com defesa da marca volks .....mas tudo bem..q bom q o brasileiro esta acordando e exigindo carros melhores,assim quem sabe a volks e as outras montadoras continuem trazendo melhores veículos pro nosso pais....e viva a concorrência e boa tarde a todos!!!!!

    ResponderExcluir
  11. A audi a chery m. benz a bmw... n sao montadoras brasileiras como diz na materia

    ResponderExcluir
  12. Cara chamando Fusion de banheira. ai ai. deve ter uma Mercedes ou BMW pra andar p/ debochar assim. Cada um q aparece.

    ResponderExcluir
  13. AGUT - Pessoalmente penso que todos estes comentários são saudáveis !!!
    De um modo geral contribuem para melhorar o mercado de veículos automóveis no Brasil.
    Todo o leitor que acesse estes sites, vai (se não é seu costume) olhar, vai com certeza ter mais atenção futuramente para conhecer um pouco mais da qualidade do produto que está comprando.
    A beleza e a qualidade do automóvel num pais vai sempre depender muito do mercado e da economia desse país...
    A proteção que os governos exercem ás montadoras nacionais acabam de uma forma geral ser prejudicial, pois interferem na concorrência direta o que deixa de ser saudável, pois atrasa a evolução normal dos modelos e de seus itens de equipamentos.
    As montadoras fazem todas seus estudos de viabilidade econômica é logico que se poderem vender sem investir mais em linhas de montagem modernas e em funcionários mais especializados melhor.
    Nesse aspeto não havendo concorrente a montadora vai para o produto que lhe é mais viável deixando de lado carros topo de gama e fabricando os mais econômicos... o que não se traduz numa economia para o cidadão na generalidade dos casos, pois as montadoras querem é fazer seu negocio... vender... se poderem vender por 30, com campanhas publicitarias e toda a máquina de propaganda, logico não vão vender por 20.
    Na minha opinião pessoal os carros no Brasil ainda estão caros demais, e eu falo caros demais verificando a beleza a dinâmica e os níveis de segurança bem como o nível de equipamento e a qualidade das matérias utilizadas na fabricação dos mesmos, isso traduz -se com certeza depois em termos práticos na qualidade e na duração da peça em si e nos números de vitimas de acidentes.
    Enquanto que na Europa já no inicio dos anos 90 se usava automóvel com sistema de Air Bag e sistema de ABS aqui no Brasil só agora que ficou obrigatório.
    Quanto menos concorrência as montadoras tiverem pior vai ser para o Brasil.
    A analise dos itens e qualidade dos materiais utilizados é de máxima importância...
    A marca de determinados componentes que a montadora utiliza na montagem de seus veículos dá também uma maior fiabilidade e é naturalmente um fator determinante na decisão final da compra... esteja sempre atento veja que não é só carro velho que quebra na estrada tem alguns modelos e marcas que infelizmente por utilizarem componentes de marcas mais baratas, infelizmente deixam muito a desejar.

    Em relação ao novo Corolla eu acho ele atraente, pessoalmente gosto da marca, já possui vários modelos, ou melhor ... anda possuo um modelo que não foi vendido no Brasil, Toyota Célica ST TA 22 Modelo de 5 marchas que era estrela de ralye nas décadas de 70 e 80 na Europa, vendeu se nos Usa, Europa e Ásia.
    Na Toyota o único ponto negativo que encontro é da suspenção que não oferece muita performance estabilidade e segurança em velocidades acima da media, é aí que infelizmente a Toyota pouco tem evoluído... esperamos que esse novo modelo nos possa surpreender já nesse ponto.

    Abraço a todo mundo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem