O governo brasileiro desistiu de desistir da exigência de freios ABS e airbags em todos os veículos produzidos no Brasil em 2014, de modo que, a partir de janeiro todos os carros fabricados no Brasil deverão contar com tais itens. Modelos 2013/2014, sem esses itens, poderão ser licenciados até 31 de março.

Kombi

O adiamento da exigência tinha sido solicitado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, mas a principal razão nem era o Mille ou o Gol G4, mas a Kombi, cujo encerramento da produção poderia causar até 4 mil demissões. Dessa forma, os dois compactos sairão de linha.

Mas, para a Kombi provavelmente abrir-se-á uma exceção - que permitirá a continuidade de sua produção até 2016 -, cujo delineamento legal será anunciado até o dia 23/12.

A manutenção da Kombi em produção não teve resistência das demais montadoras, pois ela não tem concorrentes no mercado. "Não é caminhonete, não é automóvel. Não é veículo. É um produto diferente, sem similar", explica o ministro Mantega.

Na realidade, a "Velha Senhora" é uma "combinação de veículo de transporte de carga e de passageiros", tradução da palavra alemã "Kombinationsfahrzeug", cuja abreviação é Kombi.

Atualização (19/12/2013): O jornal O Estado de S. Paulo noticiou que Conselho Nacional de Trânsito (Contran) recusou pedido da Volkswagen do Brasil de manter a Kombi em produção por mais dois anos (2014 e 2015). Portanto, a Kombi terá sua produção encerrada em 31/12/2013.

16 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. E a VW vai devolver pelo menos uns R$ 40 mil pros idiotas que compraram a "Lost Edition" por R$ 85 mil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idiota é tudo que não sabe escrever, é " Last Edition" ...

      Excluir
    2. Deu pra entender ou quer que desenha?

      Excluir
    3. Será que ele não suspeitou que as aspas serviam para alguma coisa? Rsrsrs
      Acho que esse aí nem desenhando entende.

      Excluir
  2. "Não é caminhonete, não é automóvel. Não é veículo."
    Se não é veículo, seu proprietário não deve pagar IPVA! E quem pagou IPVA esses anos todos achando que Kombi era um veículo? Terá o dinheiro de volta corrigido?
    Quando a decisão é arbitrária, nenhuma explicação é convincente. As idiotas então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informação Atualizada:

      O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em uma reunião realizada nesta quarta-feira, 18, que a Kombi não poderá ser produzida pela Volkswagen a partir de 2014, sem exceção entre os automóveis que deverão ser equipados com airbags frontais e freios ABS em janeiro do ano que vem. “Seria um retrocesso a revogação da resolução”, afirmou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

      Nesta última terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cogitou a possibilidade de manter a Kombi em linha a partir de 1º de janeiro de 2014, já que “o produto não tem concorrência. Não é caminhonete, não é automóvel. Não é veículo. É um produto diferente, sem similar”, segundo o ministro.

      De acordo com Ribeiro, “há uma preocupação em elevar o padrão de segurança dos carros brasileiros. Estamos focados na vida e na segurança das pessoas. A solução para a vida das pessoas não pode prescindir destes equipamentos que comprovadamente reduzem a quantidade de vítimas nos acidentes de trânsito.”.

      Portanto, os últimos exemplares da Kombi serão mesmo os da edição especial Last Edition, já que, de acordo com a própria montadora alemã, a velha-senhora tem um projeto tão antigo que não é capaz de receber os equipamentos de segurança.

      A quem interessar...podem verificar em vários sites pela internet. A decisão saiu em reunião realizada hoje.

      Vitória do povo brasileiro!

      Excluir
    2. Agora o Carlos senta e chora, já que o Pão de forma ambulante não poderá ser mais comercializada!

      Excluir
  3. E palhaçada dos infernos...
    Desde 2009 todas as montadoras sabiam que a Kombi ia sair, principalmente a VW sabia (Digo pelo fato de não ter maneiras de adaptar abs e airbag)
    Porque NINGUÉM pensou em nada pra substituir ela?
    Tenha dó, só nesse Brasil tem jeitinho pra tudo vsf...

    E Claro, 4000 funcionários, que FACILMENTE podiam ser realocados na montagem do UP, do novo Fox, do novo motor 1.4T Flex e assim vai né?

    ResponderExcluir
  4. não e um veículo o q é então? uma caixão sobre rodas então não poderia rodar faz tempo nas ruas e estradas no Brasil!!!

    ResponderExcluir
  5. O Mantega passou do prazo... É uma atrás da outra! Taqu*!&

    ResponderExcluir
  6. só no Brasil, onde um veiculo de quase quarenta anos continua a ser produzido... sem as minimas condicoes de seguranca... a kombi foi banida da europa e estados unidos desde os anos 80... #retrocesso

    ResponderExcluir
  7. Aeeeee!! A "Komboza" continua!!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse ministro "MANTEIGA" tá vencido. Se fosse em QUALQUER outro pais, a Kombi sairia de produção e AZAR da fabricante. Ela que arque com custos de processos judiciais vindo dos 4K funcionários demitidos po irresponsabilidade e acomodação da VW em ficar 4 anos sem dar bola pro assunto. Se a VW quiser uma "New Kombi", ela faz. É só querer. E grana também ela tem e muito.

    ResponderExcluir
  9. Isso quer dizer uma coisa: KOMBIVICTUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Se realmente se confirmar como o Bruce Domingues de Paula escreveu, é capaz de lerem uma certa notícia de um cidadão chamado Carlos que se matou numa Kombi Last Edition, por ser contra o fim da produção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem