Antes da chegada ao Brasil do Golf de 7º geração o segmento de hatchs médios tinha um quadro totalmente diverso do que se observa hoje: o Focus era o líder, seguido do Cruze Sport6, enquanto Golf 4,5, Bravo e Peugeot 308 disputavam o terceiro lugar.

Fiat Bravo Sporting Dualogic x VW Golf Sportline TipTronic

Nós já comparamos o Golf 4,5 com o Cruze e com o Peugeot 308, e, agora, chega a vez de analisarmos como ele se sai frente ao Fiat Bravo.

Fiat Bravo Sporting Dualogic x VW Golf Sportline TipTronic

Os carros testados são as respectivas configurações com câmbio automático, com preços similares. Dessa forma, os características dos modelos escolhidos são as seguintes:

VW Golf 2.0 Sportline TipTronic - R$ 64.081 reais

VW Golf Sportline TipTronic 2014

O modelo da Volkswagen tem preço inicial sugerido de R$ 63.010 reais, mas como ele conta com pintura metálica, o preço final sobe R$ 1.071 reais, contendo bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido, cave canivete com controle remoto, sistema de som com conectividade Bluetooth permitindo streaming de músicas, direção com ajustes de inclinação e profundidade revestida em couro.

VW Golf Sportline TipTronic 2014

Além disso, temos direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, espelho retrovisor externo com ajuste elétrico e rebatimento automático no lado direito ao engate da ré, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, faróis com função Coming & Leaving Home, freios ABS com EBD, entre outros itens. Esse powertrain empurra um veículo com 1.270 Kg.

VW Golf Sportline TipTronic 2014

O Golf Sportline é equipado com um motor quatro cilindros 2.0 8V com 116/120 cv (G/A) @ 5.250 RPM, e torque máximo de 17,7/18,4 Kgfm @ 2.250 RPM, associado a uma caixa de transmissão automática de Tiptronic de seis marchas, com conversor de torque.

Fiat Bravo Sporting Dualogic - R$ 62.901 reais

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014

O veículo da Fiat é mais barato, porém ele adota pintura sólida, enquanto o Golf Sportline está cerca de R$ 1.000 reais mais caro em função da pintura metálica. Se consideramos os dois com pintura sólida, o Fiat Bravo Sporting Dualogic e o Golf 2.0 Sportline Tiptronic têm basicamente o mesmo preço.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014

Em termos de itens de série, temos vantagens para o modelo da Fiat, que oferece, além dos itens do Golf acima relacionados, saídas de ar para o banco traseiro, compartimento refrigerado abaixo do apoio de braço do motorista, volante multifuncional com seletores de marchas atrás do volante (para operação manual do câmbio) e direção elétrica com dois níveis de assistência. O Bravo fica devendo, porém, o ar-condicionado digital, pois o seu aparelho é de controle manual, enquanto no Golf temos um sistema Climatronic com ajustes automáticos.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014

O Fiat adota um motor quatro cilindros 1.8 16V com 130/132 cv (G/A) @ 5.250 RPM, e torque máximo de 18,4/18,9 Kgfm @ 4.500 RPM, associado a uma caixa de transmissão automatizada de embreagem única, com possibilidade de trocas manuais por meio de seletores no volante. Esse conjunto empurra um carro com 1.370 Kg.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014

Interior

O Golf leva vantagem nesse quesito por vários aspectos. Em primeiro lugar, todos os modelos Sportline vêm de série com bancos esportivos e revestimento interno em couro.

VW Golf Sportline TipTronic 2014 - painel
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - painel
Além disso, o modelo da Volkswagen apresenta um padrão de acabamento interno, tanto em termos de materiais quanto de montagem, absolutamente irrepreensível.

VW Golf Sportline TipTronic 2014 - interior
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - interior
A parte superior do painel é totalmente emborrachado, e o ambiente interno, apesar de o visual datar do final da década de 90, é agradável, com ótima ergonomia, com todos os comandos à mão, e excelente posição de dirigir.

VW Golf Sportline TipTronic 2014 - espaço traseiro
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - espaço traseiro
Na questão de espaço interno, o Golf apresenta um espaço traseiro reduzido, e, quando se tem teto-solar no carro, o espaço vertical interno fica comprometido. O porta-malas comporta 330 litros.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - painel
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - painel
O Fiat Bravo Sporting, por sua vez, apresenta-se com um interior menos sofisticado, visto que ele vem de série com bancos revestidos em tecido. Dessa forma, em termos de materiais ele perde para o Golf.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - interior
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - interior
A montagem dos componentes, apesar de estar distante do nível de qualidade observado no Golf, não é ruim. Entretanto, a posição de dirigir do Bravo, um pouco baixa, acaba criando problemas de visibilidade. A ergonomia também fica aquém do observado no carro da VW.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - espaço traseiro
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - espaço traseiro
O espaço traseiro do Fiat Bravo é maior que o observado no Golf, e ainda o seu porta-malas comporta 400 litros - uma vantagem de 70 litros.

VW Golf Sportline 2014 - acabamento interno
VW Golf Sportline 2014 - acabamento interno
Em resumo, o Golf tem melhor posição de dirigir, melhor acabamento e melhor ergonomia, enquanto o Bravo é superior no espaço para os joelhos dos passageiros atrás e no volume do porta-malas.

Fiat Bravo Sporting 2014 Dualogic - painel
Fiat Bravo Sporting 2014 Dualogic - painel
Comportamento dinâmico - dirigibilidade

Este quesito traz diferenças significativas entre os dois. O Golf usa um ajuste de suspensão firme e uma direção mais direta, e com menos assistência que o observado no Bravo, resultando em um comportamento que transmite ao motorista sensação de segurança e de controle do carro. A "pegada" do Golf é claramente mais firme e esportiva - sem ser desconfortável. Ao contrário, o Golf não cansa mesmo após horas ao volante.

VW Golf Sportline 2014 - Câmbio TipTronic
VW Golf Sportline 2014 - Câmbio TipTronic
Além disso, o Golf conta com uma transmissão automática de seis marchas que é a melhor entre todos os modelos nacionais - suave e rápida, e que oferece também opção de trocas manuais por meio da alavanca de câmbio.

Fiat Bravo Sporting Dualogic - câmbio
Fiat Bravo Sporting Dualogic - câmbio 
O Fiat Bravo Sporting, por sua vez, entrega uma suspensão com ajuste macio, combinando com uma direção elétrica mais leve que a observada no Golf. Na realidade, a direção do Bravo é até leve demais, mesmo no modo mais firme, isolando excessivamente o motorista do que ocorre na pista. O Bravo não transmite a mesma sensação de controle observada no Golf, e a suspensão macia acaba ficando cansativa em longas viagens.

Fiat Bravo Sporting Dualogic - instrumentos
Fiat Bravo Sporting Dualogic - instrumentos 
O câmbio do Bravo é o ponto baixo do carro. Sua transmissão Dualogic de embreagem simples fica muito inferiorizada quando comparada com a do Golf. O câmbio do Bravo dá trancos e acaba levando a movimentos pendulares do corpo nas trocas de marchas. Além disso, o software "se perde" frequentemente, selecionado marchas claramente erradas. Muito ruim. A Fiat deveria trocar essa transmissão do Bravo - oferecendo ou uma convencional com conversor de torque, ou uma automatizada de dupla embreagem. Esse câmbio Dualogic pode ser adequado para oferta em modelos de entrada, como Palio, Uno ou Gol, mas não em um hatch médio com preço acima de R$ 60.000 reais.

VW Golf Sportline 2014 - instrumentos
VW Golf Sportline 2014 - instrumentos
Dessa forma, o Golf é o claro vencedor nesse aspecto, já que oferece conforto, segurança, firmeza na medida certa, e sua transmissão automática é suave e eficiente. O Bravo, por sua vez, é cansativo, com direção que não transmite o que acontece na pista, excessivamente leve.

Desempenho

O Fiat Bravo, com seu motor 1.8 E-Torq de 16V tem a característica de entregar torque em altas rotações - comportamento diverso do motor do Golf, que tem abundância de torque em baixa. O resultado é que o Golf é ágil em cidade, com respostas rápidas, enquanto o Bravo é lento em respostas.

Fiat Bravo Dualogic x VW Golf 2.0 TipTronic

Já em estrada, o motor de maior potência e com torque em rotações mais elevadas do Bravo se mostra mais adequado. Em termos de aceleração de 0 a 100 Km/h, temos uma pequena vantagem para o Bravo, com o tempo de 11,8 segundos, enquanto o Golf fica em 12,4 segundos. O Bravo Manual tem uma vantagem de 4,9% sobre o Golf Automático.

Fiat Bravo Dualogic x VW Golf 2.0 TipTronic

Na aceleração de 0 a 1000 metros temos um empate técnicos, com o Golf fazendo a prova apenas 0,5 segundos mais lento que o Bravo 1.8. Importante considerar que os números acima são do Bravo 1.8 com câmbio manual - o Dualogic tende a ser um pouco pior. Como a diferença entre os dois é inferior a 3%, há um empate técnico nesse ponto.

Consumo

Se em desempenho temos números que dão uma ligeira vantagem para o Bravo, no consumo o quadro se inverte, com o modelo da VW se mostrando mais econômico tanto em cidade quanto em estrada.

Fiat Bravo Dualogic x VW Golf 2.0 TipTronic - consumo

Como se pode observar, Golf 2.0 TipTronic tem média de consumo em cidade de 6,9 Km/l de etanol, contra 6,5 Km/l do Bravo. Em ciclo rodoviário, enquanto o Golf percorre 9,9 Km com 1 litro de álcool, o Bravo fica nos 9,5 Km/l. Tendo em vista a diferença a favor do Golf superior a 4%, o Golf vence nesse aspecto.

Frenagem

Ambos os carros são equipados com freios a disco nas quatro rodas e sistema ABS, e ambos os modelos apresentam bons números.

Fiat Bravo Dualogic x VW Golf 2.0 TipTronic - frenagem

O modelo da VW atingiu a imobilidade em 56,4 metros, vindo a 120 Km/h, enquanto o Fiat Bravo demandou um espaço ligeiramente maior: 56,8 metros. A diferença entre os dois foi de 0,7% - assim, por ser menor que 3%, temos um empate nessa dimensão de análise.

Revenda

Este é um ponto onde o Golf leva grande vantagem. Ter um Golf (em bom estado) para vender é praticamente ter dinheiro líquido, tamanha a facilidade de revenda. O Fiat Bravo, por sua vez, exige muita paciência do dono, pois o carro demora longos meses para ser vendido.

Conclusão

VW Golf 2.0 Sportline TipTronic - vencedor do comparativo

O VW Golf tem visual sem alterações desde 2007, enquanto o Fiat Bravo é mais novo, de 2011. Entretanto, o modelo da VW tem melhor comportamento dinâmico, melhor acabamento interno, menor desvalorização, mais prazeroso de ser dirigido, consome menos, tem um câmbio muito melhor e desempenho equivalente. O Bravo, por sua vez tem uma pequena vantagem em espaço interno.

90 Comentários

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  1. Ah de se considerar empate tecnico na frenagem e consumo. Outro ponto que o Bravo vence e o design, mas todo o resto eu concordo, o golf e muito competente apesar da defasagem.

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    1. Entre Bravo e Golf IV, faço como o mercado... Fico com nenhum... prefiro carros mais modernos!
      Brasil, o único lugar que se compra carro usado direto da fábrica!

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    2. Thyago, você está certo em relação à frenagem. Consideramos diferenças inferiores a 3% como empate, o que foi o caso dos espaços de frenagem. Ocorre que, em consumo, os números do Golf são quase 5% melhores que os do Bravo, o que autoriza a conclusão de que o Golf é melhor em consumo. []s.

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    3. Comparativo totalmente tendencioso, um Golf "completo" e um Bravo "de entrada", tive um Golf 2012, hoje tenho um Bravo Dualogic 2012, o Bravo é muito mais carro... O Golf é um Gol melhorado, visto que um Gol é um fusca melhorado. O design do Bravo não tem como comparar com a "caixa de sapato" chamada Golf. Não levar em consideração um carro 2.0 com 112cv, frente ao Bravo 1.8 com 130cv... Eu poderia ficar aqui citando "n" absurdos deste comparativo. Mas a mediocridade me da preguiça...

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    4. comcordo com vc, tenho um bravo dual logic e pra mim he o melhor carro que ja dirigi

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  2. Só não entendi o autor dizer que o Golf é mais ágil que o Bravo, sendo que é mais lento em aceleração, claro que em rotações menores, enfim...??? E no teste de 0 a 1000 m o autor diz, empate técnico, mas em freagem e consumo ele nem menciona isso, ou não seria um empate técnico? Será que foi o tal do Carlos que fez este teste??? Bancos em couro, qquer lugar hj coloca por R$ 1.300 reais. Esta blindagem nos carros da VW é fan demais!!! Agora quem será que bebe mais se pisar mesmo???

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    1. Em trânsito urbano a maior disponibilidade de torque do Golf em baixa rotação, associado com o câmbio muito mais rápido, o tornam um carro mais ágil. O Bravo tem praticamente o mesmo torque do Golf, mas pela 100 Kg a mais, e, enquanto o torque do Golf surge a 2.250 RPM, o do Bravo só a 4.500 RPM. Basta andar nos dois carros e constatar que o Bravo é um carro lento e o Golf, em cidade, ágil. Em estrada temos uma inversão dos papéis, com o Bravo se mostrando mais disposto em velocidades mais elevadas.

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  3. Matéria comprada... meu câmbio dialogue não dá um tranco como o mostrado na matéria. .. rruim é o cara que dirigiu o bravo...

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    1. Me desculpe amigo mas o câmbio dualogic da fiat é a maior aberração que tem. Muito lento e p dar problema não custa nada!

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    2. Regis Zana, boa, agora conta a do papagaio manco

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    3. Não é só do Fiat. Todos esses câmbios automatizados de embreagem simples; Dualogic, I-Motion, Easytronic já estão ultrapassados e são de baixa qualidade! Nestes casos é preferível o cambio manual que é muito melhor.

      http://sujeiranagaragem.blogspot.com.br/2012/07/cambios-i-motion-dualogic-e-outras.html

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    4. Concordo plenamente, tenho um Bravo 2012 Dualogic que uso para trabalhar e posso garantir que vai demorar muito pra trocar por outro carro, não posso dizer dos outros carros com este câmbio mas quem fala que o Bravo dual da tranco é porque não sabe dirigir, o câmbio é ótimo no modo conforto e no sporting então sai da frente, muito bem ajustado.

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    5. meu bravo dual logic nao dar trancos.

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  4. Alguém ainda leva a sério algum comparativo desse blog?

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    1. O comparativo foi bem realista e até favoreceu o Bravo. Se você não concorda com algo basta argumentar, mas tentar desmerecer o comparativo assim é algo muito sem noção.

      E sim, não concordo com utilizarem os números do Bravo manual contra os números do Golf automático, pois o Bravo acabou sendo favorecido. A versão com Dualogic é um pouco mais lenta, com desempenho no mesmo patamar do Golf. O consumo do dualogic também é pior que o do manual, o que novamente favoreceu o Bravo no comparativo.

      Resumindo... O Golf ganha em acabamento, dirigibilidade, câmbio, consumo e desvalorização, enquanto o Bravo tem um pouco(muito pouco) mais de espaço interno no banco traseiro e um porta-malas maior.

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    2. Realista ??? a unica vantagem do Golf é o Cambio e ponto!!

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    3. O acabamento do Golf dá um pau.

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  5. A matéria foi tendenciosa para o Bravo, pois utilizou números do Bravo manual contra o Golf automático, mas o Bravo Dualogic é um pouco mais lento que o manual, resultando em um desempenho semelhante ao do Golf.

    A parte que falou do espaço interno no banco traseiro também foi tendenciosa, pois o Bravo é 1 dedinho maior que o Golf no banco traseiro, ambos são apertados.

    O velho Golf realmente é superior ao Bravo.

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  6. Kkkkkkk esse câmbio dualogic é uma vergonha.

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  7. Leva muito a sério sim, senhores, tive dois VW Golf na vida, um Sportline e agora um TSI. O Golf IV descrito pelo blog tem exatamente as impressões que tive nos dois anos em que o carro ficou comigo, o melhor carro que passou pelas minhas mãos até comprar o TSI. Num momento difícil para venda de carros usados, vendi meu Sportline em 40 dias e apenas 1 mil reais abaixo do que pedi. Quem já teve um Golf, aqueles sim poderão afirmar se o comparativo é sério ou não. Quanto ao Bravo, é um bom carro sem dúvidas, mas sem o cambio Dualogic. A FIAT tem um grande carro na mão que é o Bravo 1.4 turbo com cambio manual e não sabe vende-lo, esse é ponto, e não desmerecer o trabalho sério e efetivo que este blog vem desenvolvendo.

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    1. O Bravo Essence 1.8, manual, completo, hoje é vendido no mercado por R$48K em CSS Fiat e talvez ainda não seja um excelente negócio, mas também não é ruim.

      O Bravo 1.4 T-JET, manual, no entanto, hoje é vendido por R$65K, um preço muito salgado para um carro que é apenas um hatch médio.

      No entanto, bastaria a Fiat substituir o motor 1.8 pelo 1.4 turbo e posicionar melhor seus preços para as vendas do Bravo melhorarem bastante.

      Então fica a dica, o Bravo Essence 1.4T, câmbio manual, completo, deveria ser vendido por R$51K, lembrando que a Fiat já vende hoje a versão Essence com motor 1.8 por R$48K, ou seja, esses R$3K a mais pagam a troca do motor 1.8 pelo 1.4 turbo.

      E a versão Sporting do Bravo 1.4 T-JET, manual, deveria ser vendida por R$56K.

      Usar câmbio automatizado em carros nessa faixa de preços não me parece ser uma boa opção.

      E tudo isso também vale para o 308, outro carro que vende pouco em função dos preços exagerados, mas que poderia virar esse jogo, bastando uma substituição dos motores 1.6 e 2.0 pelo THP, além de um novo posicionamento de preços pela Peugeot, ou seja, 308 Active THP, manual, completo, por R$51K, e assim por diante.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/fiat/bravo/1-8-essence-16v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/10295844

      http://www.webmotors.com.br/comprar/fiat/bravo/1-4-16v-t-jet-gasolina-4p-manual/4-portas/2013-2014/10789727

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    2. Sobre esse comparativo (Bravo e Golf 4,5), pelos preços que custam atualmente, nenhum deles parece ser uma boa opção para a maioria dos consumidores, fato que é comprovado no mercado, através das fracas vendas desses dois carros.

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    3. Bravo 1.8 completo por 48 mil onde??????????

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    4. Na Fiat Auguri, Osasco e Ibirapuera.

      E além desse Essence 1.8 por R$48K, também tem branco de R$51K, mas esse vem com o tal Kit Série Especial Wolverine (Rodas de liga leve 7.0 x 17'' exclusivas + Pneus 215/45 R17; Blue&Me; Kit High Tech; Sensor de estacionamento traseiro; Minissaias laterais e aerofólio traseiro na cor do veículo; Faróis com acabamento esportivo; Suspensão com acerto esportivo; Faixas laterais e soleiras personalizadas; Tecido dos bancos dianteiros com bordado; Tapetes em carpete e chaveiro personalizado).

      http://www.webmotors.com.br/comprar/fiat/bravo/1-8-essence-16v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/10295864

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    5. Bravo Essence MT por 48k?
      Prefiro 1 milhão de vezes um Golf Sportline 1.6 MT por 50k, que acha tranquilamente.
      Inclusive recentemente um amigo meu quase caiu na besteira de comprar um Bravo..
      Eu mostrei para ele a roubada que era, que não vende nada...etc.
      E ele desistiu. Comprou uma SpaceFox.
      O certo seria um Golf, mas não sei pq carga d´água ele pegou a Space...bom, mas pelo menos é um bom carro.

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    6. Que amigo tonto o seu, se deixou levar por sua conversa mole e fiada. Hahaha

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    7. Anônimo (18:14),

      Falando em conversa fiada, temos que reconhecer que o Golf Sportline 1.6, manual, só vale R$50K mesmo, nem um centavo a mais (e olhe lá!), mas a VW tem coragem de vender esse museu sobre rodas por incríveis R$55K (rsrs), o que torna o Bravo 1.8 de R$48K mais interessante, e, talvez por isso, o Bravo tem vendido mais do que o Golfssauro nos últimos meses.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/golf/1-6-mi-sportline-8v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/10944213

      Além do Golfssauro, outro carro com relação custo x benefício bem ruim da VW é o SpaceFox, e parece que a grande maioria dos consumidores sabe muito bem disso e concorda comigo, afinal, a Spin vende mais de 2,5 vezes o volume da SpaceFox.

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    8. Space é ruim pra caramba, já dirigi uma carro duro dos inferno.

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  8. Estou esperando ansiosamente o comparativo em que o golf irá vencer a mercedes classe s

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    1. O Carlos deve estar pensando em algum argumento, logo ele aparece...kkkkkkk

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  9. Caro editor, tenha um pouco de dicernimento. Não tem benefício algum fazer uma matéria tão dendenciosa como essa a não ser o teor provocativo para com os carros que não são da VW.
    Melhore isso

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  10. O importante é que ambos são carros velhos, e indiferente se estão puxando o saco para a Fiat ou para a VW, ambos são ruins. Goste ou não os fanboys e haters da Fiat e VW.

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  11. Outro ponto positivo (inacreditável) do Bravo: o Ruído interno é bem menor que o do Golf, sendo o menor entre os médios.

    É bem melhor até do que o Golf VII, diga-se.

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  12. Olha, se tem uma coisa que não gosto desse Golf (IV) é o design dianteiro e traseiro, deveriam ter feito outro facelift, pois como li na edição de lançamento desse Golf na Quatro Rodas, a VWB dizia que estava na frente dos outros em termos de design, e que era os outros modelos que não tinham adotado, sem contar que quando estavam escolhendo o desenho, os alemães não gostaram de um desenho porque ficou parecido demais com o Golf V.

    Outra coisa, bem que as outras versões poderiam ter equipamentos de segurança do GTI.

    **Isso é opinião minha, muitos podem discordar.

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    1. Fábio, realmente este facelift ficou bem interessante, a VW deveria ter adotado algo parecido, já que estão dando sobrevida até a produção do VII. Lógico, deveria ter feito o tal facelift antes.

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    2. Foi apenas uma provocação nossa. Mas acho que não vale a pena para a VW manter os dois modelos em produção. O custo fica até mais elevado, pois são peças totalmente diferentes, linhas de montagem diferenciadas, o que acaba comprometendo as economias de escala. É bem provável que o Golf IV saia de linha no momento em que o Golf VII comece a ser produzido por aqui. []s.

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    3. Sim, muito provável, mas como em outros países a VW mantém algum veículo mais antigo em linha, até como ocorreu na África do Sul com o Golf MK1, e substituído pelo Polo Vivo. Ficou muito bom aquele desenho, parabéns para quem fez!

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  13. "Além disso, o Golf conta com uma transmissão automática de seis marchas que é a melhor entre todos os modelos nacionais". Melhor entre os modelos nacionais ? Discordo totalmente, pois há transmissões muito melhores.

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    1. Olha Vinicius, pode não ser, mas espero que quando o modelo mk7 se torne nacional, utilize esse câmbio também (no caso do modelo 1.6 16v), além dos dsg.

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    2. Dos nacionais, eu não sei qual seria melhor que esse Tip. Talvez a caixa de seis marchas da GM, talvez! Não tenho experiência para dizer.
      Já testei o Powershift da Ford. É bom, excelente eu diria. E não implica perda de potência (pois não há conversor de torque), mas o câmbio do Golf Tip de 6 marchas ainda é mais suave e rápido.
      Já tive Corolla SEG, e o câmbio dele é bom, suave, mas apenas 4 marchas.
      O do Civic tb é bom, mas é apenas 5 marchas.
      Agora, com carros importados, tem vários melhores...como tem piores tb.

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    3. Hehe, ao menos no mercado brasileiro, a coisa é esquisita, temos automáticos de 4 marchas (Corolla) até de 8 marchas (ZF Amarok e BMW).

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    4. Normal seria todo mundo com transmissão igual??
      Cada "zola" que me aparece...

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    5. Estou acabando de concretizar a venda do meu Cruze hatch automático, devido o câmbio ser muito ruim...não consegui ficar nem 01 ano com ele...esse câmbio é ridículo, muda marchas quando não deve, deixando o motor totalmente "bobo", sem força nenhuma. Além disso, no modo "manual", o câmbio não obedece aos comandos, dependendo da rotação do motor. Foi uma grande decepção e pra mim, CHEVROLET NUNCA MAIS...

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  14. Talvez muitos discordem de mim, mas esse Golf deveria ser comparado ao Astra, sei que não está em linha, mas são da mesma época. O Astra foi o maior concorrente do Golf, pois hoje em dia, este Golf está sozinho em segmento hatch médio antigo, onde já se foram o Focus e Stilo, além do Astra, é claro.

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    1. O Astra era um bom carro. Foi um pena a GM tirá-lo de linha. E pior ainda foi colocar esse tal de Cobalt no lugar.

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  15. Conclusão: quem fez o comparativo ou é funcionário da volkswagen ou tem um Golf e forçou a barra em diversos aspectos para justificar ter um carro antigo, defasado que já deveria ter se aposentado faz tempo... Ah concordo com todos os aspectos apontados sobre o Bravo.

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  16. que tipo de pessoas ainda prefere essas antiguidades, o titulo da matéria deveria ser: carros que não fazem sentido em você comprar.

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  17. O Bravo está a anos-liz do Golf em modernidade. Não que o VW seja um lixo, mas o comparativo entre eles é irreal. Como disseram ali em cima, o Golf deveria ser comparado ao Astra, pois são do mesmo tempo. rsrs
    Fico com o Bravo, manual.

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    1. Se for pelo design, então escolha o Bravo, mas se quiser dirigibilidade, consumo, câmbio automático de verdade e acabamento, vá de Golf.

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  18. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    no título: Golf 2.0 TipTronic x Bravo Dualogic: comparativo
    NO COMPARATIVO: entra o FOCUS........KKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    Acho que não tem nem como comparar gente....
    pelo amor de Deus...
    O GOLFsauro, ainda é melhor que o BRAVO.
    Mas tem o seguinte:
    QUESTÃO DE GOSTO E GOSTO NÃO SE DISCUTE
    EU PREFIRO O DESIGN DE INTERIOR DOS CARROS DA FIAT AO DOS CARROS DA VOLKSWAGEN
    A Volks, tem muita mania de linhas retas e cores mortas. Levei um susto quando vi nos carros muito mais caros interior bege, marrom, etc,. Notem que a maioria dos carros da volks tem praticamente o mesmo design de interior. Se você vendar os olhos de uma pessoa e colocá-la dentro de um carro e tirar o nome volante, quando tirar a venda, a pessoa dirá "- Estou dentro de um volkswagen!". A FIAT, coloca mais curva em seu interior. Gosta de brincar com formas e cores. Acho isso bacana e legal. Ponto para os carros da Fiat nesse quesito, agora, nos outros, aí temos que conversar.

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    1. Não sabia que o Focus era tão ruim....
      mas esse aí do comparativo pelo jeito é o mkii.
      mesmo assim....heim? O bicho era 2.0 Duratec 16V com 143 cv e tomava um couro fenomenal do Golf 4!!!

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    2. E começou a zoeira do Carlos.

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  19. eu naum entendendo como pra q a volks trouxe o golf VII se pra matérias do blog o golfssauro IV ganha de tdos os outros médios...ganhou do cruze do 308 do bravo..po..então pra q a volks iria trazer o golf VII (esse sim melhor que os outros médios...),sendo que pra alguns o golfssauro é uma "SUPER MAQUINA"?!!!,eu na minha opinião as pessoas devem deixar de falar q carro tal é o melhor do mundo..sendo que naum é..entre os médios o golfssauro é um dos piores medios sim...pode ate ser um bom carro..mas pra categoria que ele esta temos opções melhores....eu iria de bravo com certeza, eu acho engraçado o bravo é quase 1s mais rápido q o golfssauro msm com o dualogic que muitos criticam..e ainda sim o comparativo fala q o golfssauro IV é melhor...cade a imparcialidade do blog??o bravo é muito superior ao golfssauroIV...é so olhar a ficha técnica Bravo mais potencia e torque e msm assim consome menos so olhar ai no link : http://www.icarros.com.br/catalogo/compare.jsp além disso o Bravo tem Peso/potência 10,39 kg/cv Torque específico 10,82 kgfm/litro
    Peso/torque 72,59 kg/kgfm Potência específica 75,56 cv/litro golf IV :Peso/potência 10,58 kg/cv Torque específico 9,27 kgfm/litro
    Peso/torque 69,02 kg/kgfm Potência específica 60,48 cv/litro e msm assim o bravo é pior q o golf IV?!!!e de se pensar ..fora q o golfssauro é mais caro q o bravo Sporting por exemplo...!!!

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    1. Os dois Golfs estão em mercados distindos...o Golf 4 1/2 fica com o mercado abaixo de 60k...e se defende muito bem aí.
      Enquanto o Golf 7 fica no segmento acima de 75k.
      tem um hiato entre os 60 e os 65k onde está o Cruze...e é por isso q ele tá vendendo bem.
      Golf 7 mt não vende nada. ninguém quer..
      Quando a VW tiver golf 7 na faixa entre 75k e 75, com cambio at, aí será a pá de cal em todos os demais hatchs do brasil. End of Game.

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    2. Cara, eu não sei se você vai me entender. Não faço parte da equipe do CAR.BLOG e de nenhuma revista ou canal especializado no assunto. Sou somente um entusiasta do assunto e que olha para carro, não com olhos da paixão como alguns aqui, ok? mas veja bem: NA MINHA OPINIÃO SÃO DOIS CARRO DIFERENTES QUE FORAM TAXADOS COMO HATCH, MAS SE VOCÊ PRESTAR ATENÇÃO MEEEESMO, VERÁ QUE O BRAVO, está mais para ESPORTIVO e menos para hatch. O Golf, assim como o POLO, estão sim para o clássico hatch. A proposta do Bravo é ser um carro rápido e por isso ele tem essa vantagem. Onde estou querendo chegar com isso: CAMARO...qual a classificação do Camaro? Claro, não vamos aqui comparar o Camaro com o Bravo, ok? mas o que eu quero dizer? coloque 5 pessoas dentro de um Golf e faça uma viagem. Agora, coloque 5 pessoas dentro de um Bravo e depois dentro de um Camaro e faça a mesma viagem. Em qual dos 3 carros a viagem será mais confortável? Não sei quanto a você, mas se fizermos uma escala, acho que o GOLF ganhará com uma larga vantagem, sabe porque? Camaro e Bravo, são esportivos e o GOLF não!!! Na minha opinião, o GOLF é um Hatch mais para FAMÍLIA. Vou lhe dar outro exemplo para que as pessoas não me interpretem mal: SEDAN e SEDAN ESPORTIVO. Sedan comum, as pessoas taxam de TIOZÃO. Pegue o mesmo Sedan taxado de Tiozão e coloque nele um aerofólio, lanternas diferentes, rebaixe um pouco e pronto, agora você terá um ex Tiozão. A proposta do Bravo é essa...ser um Hatch Esportivo e rápido. Ao passo que o Golfssauro, não. São na verdade carros diferentes e na minha opinião colocados em um comparativo que não tem nada a ver. Outra, veja o ano de lançamento do GOLFssauro e veja o do Bravo...veja qual foi o último faceliftim do GOLF e perceba que mesmo assim, ele não perdeu a sua característica que é a de ser um HATCH não veloz, mas sim, mais família. Acho que o comparativo, seria mais interessante, entre por exemplo o GOLFssauro e o Punto por exemplo que é um pouco mais alto e um pouco maior.

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  20. caro valdek..

    concordo em tese com algumas coisas do seu comentário(so naum concordo com vc falar q o golfssauro 4/5 é bom...mas é a sua opinião e eu respeito..),mas o problema foi falarem aki q o golfssauro4/5 é melhor q o bravo em todo...concordo quando dizem q o bravo naum é um bom investimento,que tem muito mais falhas q acertos..mas comparado com o golfssauro o bravo "É SIM UMA BOA OPÇÃO" ,independente de marca,como citei o bravo tem um bom motor pela proposta do carro,bem melhor q o do golfssauro e msm assim o blog cita na matéria q o golfssauro é melhor de andar..putz...vamos ser imparcial..se ele como vc cita-se q o golf e mais confortável ,mais espaço..td bem...ai é diferente...realmente o golfssauro tem um bom espaço interno e conforto melhor q do bravo....mas falar q o golfssauro é mlhor em tudo do q o bravo..ai já é d+...assim como falar q o golfssauro é melhor q o cruze,308..isso tbm chega a ser hilário...o golf VII isso sim..é um belo carro da volks e como eu já citei em outras matérias do blog..é o melhor hatch médio a venda aki no pais...esperamos todos nos consumidores que quando o mesmo for construído aki ele continue com a qualidade construtiva q o msmo apresenta vindo importado da Alemanha....agora esse golfssauro ai naum vale o q se pede por ele na minha opinião...entre ele e o bravo..eu vou de bravo com os olhos fechados...naum tem nem comparação..como citei no meu outro comentário la em cima muito mais pontos positivos q o golfssauro..e além de todo é mais barato tbm...pelo preço desse golfssauro da matéria pago um pouco + e pego um bravo tjet....então falar q o golfssauro é um bom carro pelo q o valdek citou td bem...mas falar q ele é a melhor opção entre os outros médios e o próprio bravo ai já fanatismo d+!!!!!

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    1. O criticado Golf IV anda o mesmo que o Bravo, pois os dados do teste eram com o Bravo manual, que é mais esperto que o Dualogic. O criticado Golf IV também consome menos, tem um interior melhor acabado, melhor dirigibilidade e câmbio automático de VERDADE, não essa porcaria de dualogic.

      O Golf IV é melhor que o Bravo e por isso sempre vendeu mais que ele, só começou a cair, até o patamar atual, depois que se aproximava o lançamento do Golf VII.

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    2. kkkkkkkkk....golfssauro 4/5 melhor opção do mercado??!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..putz no minimo vc deve ter um ne pra falar isso...o bravo anda bem mais que o golfssauro,vc deve ser uma das pessoas q falam q o golfssauro 4/5 anda mais q o cruze tbm ne?!!!..putz...falar pra vc...fanatico é foda...a unica coisa q o golfssauro é melhor q o bravo é conforto e espaço interno ..falar q o golfssauro é melhor por q vende mais?!!!!!.putz..isso chega a ser hilario o q tem a ver vender mais em ser melhor?!!!!..é por isso q eu digo debater com fanaticos ou pessoas q so pq tem o veiculo isso o torna o melhor do mundo é muito dificil...

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  21. Como eu já disse, o problema do Bravo foi a demora em ser lançado no nosso mercado, quando foi lançado, veio junto com Focus flex, e o i30 já nadava à braçadas. O Golf (G 4,5) é de outra geração de médios, então não existe realmente como comparar, pois pertencem a épocas diferentes de projetos, onde já se buscavam outros valores na hora de projetar o carro.

    Valdek, respeito a sua opinião e tal, nada contra, só não acho certo dizer de comparar este Golf com o Punto, se fosse Punto e Polo, acho certo.

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  22. Pera aí pessoal....
    1) Não falei no quesito preço. Nesse, também acho que está caro o GOLF.
    2) Não nego que o BRAVO é sim uma boa opção. Não disse que o Bravo é ruim ou coisa parecida. O que disse é que na minha opinião são carro diferentes, com estruturas diferentes. Opções diferentes. Cantor Sertanejo e Cantor Sertanejo Universitário. Ambos são cantores sertanejos, mas com estilos diferentes. O GOLFssauro é sim uma ótima opção para quem quer um hatch mais espaçoso, mas isso não denigre o Bravo em nada. Acho que o Bravo está mais para ser comparado com o Peugeot 308 ou o 208 (comparado em termos de proposta de carro).
    3) Anônimo21 de dezembro de 2013 19:02..........O POLO e o GOLF possuem praticamente a mesma estrutura física e por isso citei o Polo no meu comentário dizendo que ambos são parecidos e por isso os considero mais como HATCH familiar e não esportivo como o BRAVO.

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    1. Valdesk, é como eu vejo, no meu ponto de vista, entendi um pouco o que quis dizer, mas tentando enxergar pelo seu ponto de vista, não acha que o Punto também é mais para esportivo? Sei que tem perfil mais altinho, mas vejo ele com perfil mais esportivo, e como você mesmo disse, a VW faz hatch com estilo clássico.

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    2. Sim, mas mais espaçoso e mais alto o que descaracteriza um pouco o visual totalmente esportivo. Se você procurar em imagens e videos, perceberá que o PUNTO é um pouco mais espaçoso. Por isso achei que seria mais interessante esse comparativo entre o PUNTO e o GOLF. Aerodinamicamente falando, o GOLF, está mais para PUNTO do que para BRAVO. O que causa estranhesa, e passem a observar isso, é que a FIAT tem como caracteristica também, colocar o parabrisa dianteiro, mais inclinado que a VW. Notem por exemplo que o IDEA (podem me matar e me crucificar, mas um dia ainda terei um IDEA Adventure) que tem outra proposta, também tem o parabrisa bem inclinado. E quer um exemplo mais típico ainda? CAMARO....na verdade, se você olhar friamente, o que é o CAMARO? o CAMARO é um SEDAN. Claaaaaaaaaaaaaaaro....com um baita motor.

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    3. Ahhh, entendi Valdek, até que concordo com várias coisas que você, sobre a Idea, acho a versão normal mais bonita, não curto aquele estepe pendurado. Mas já que você gosta, tudo bem, nada contra. O Punto acho legal, mas me sinto apertado, ainda mais quando se joga a 5ª marcha, esbarra no carona, mas é bom o carro.

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    4. Se gosta da porcaria da Idea Adventura, então não tem muito o que dizer... É um fanboy da Fiat.

      "O criticado Golf IV anda o mesmo que o Bravo, pois os dados do teste eram com o Bravo manual, que é mais esperto que o Dualogic. O criticado Golf IV também consome menos, tem um interior melhor acabado, melhor dirigibilidade e câmbio automático de VERDADE, não essa porcaria de dualogic. Vale lembrar que o consumo do comparativo levou em conta o Bravo manual, mas o Dualogic consome mais ainda.

      O Golf IV é melhor que o Bravo e por isso sempre vendeu mais que ele, só começou a cair, até o patamar atual, depois que se aproximava o lançamento do Golf VII."

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    5. Anônimo22 de dezembro de 2013 02:59.....defina FANBOY na sua opinião!!!!
      .
      Esse pessoal não sabe conversar, e fala bobagem.
      Vale nem à pena responder.
      Só porque eu gosto de um carro em especial, sou FANBOY....
      .
      É IMPRESSIONANTE......

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    6. KKK Valdek Waslan vc só pode estar de brincadeira cara... Camaro Sedan? me mostre onde viu isso... CAMARO É UM COUPE meu caro, SS vem de SuperSport, ou seja um Coupé SUPERESPORTIVO. E Golf é mais Punto que Bravo? Meu amigo, vc deve ser Louco cara, só pode ser... Olha aí os respectivos "RIVAIS" e aprenda: GOL=PALIO, POLO=PUNTO, GOLF=BRAVO... Golf é um hatch ESPORTIVO meu caro, foi esse o intuito da VW assim que lançou o Golf MK1, a versão esportiva mais barata, pois a mais cara era e É o VW Scirocco... Fale menos besteiras meu caro Valdek.

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  23. Esse Golfssauro está muito caro. Não vale a pena! É muito mais vantajoso pegar o Golf 7 manual por 68 k.

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    1. CONCORDO....
      e aí é que se entende por exemplo de a FORD ter retirado do site o FOCUS anterior (que por sinal eu gostava muito mais do visual dele do que desse novo. VISUAL). A VW ainda deixa o Golfssauro porque sabe que ainda vende.

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    2. Daqui à pouco o Carlos comenta dizendo que ninguém compra o Golf 7 manual.
      O Focus (G2) está deixando saudades, era simples e funcional por um preço, digamos, mais honesto.

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    3. Esse Carlos é sem noção. O brasileiro prefere o cambio manual. Ainda é minoria quem prefere o cambio automático. Outra coisa, quem prefere esportividade não troca um cambio manual por um automático.

      Outra burrice da Ford foi lançar o Focus Sedan sem opção de cambio manual.

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    4. A Volks está leiloando mais Golf´s. Tem dois automáticos e 1 mt. Dá para ver bem o quão o MT é rejeitado.
      Os três são Highline TSI Premium, com Discover Pro. A única diferença é o câmbio.
      O MT tem lance de 52k até agora.
      E o AT DSG está a 70k.
      Quase 20k de diferença entre modelos iguais!
      Quem comprar Golf MT se prepara pois será mico na hora da venda.
      Link do leilão

      http://www.superbid.net/leilao/lista/ofertas.htm?auction_id=29098&pager.offset=25


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  24. O GOLF ganhou esse comparativo????

    Que surpresa amigos...

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    1. Onde vc viu a surpresa cara? isso era mais que esperado... o Golfão ganhou de "ninguém". Apesar que o único que se compara ao Golf é o A3, então temos que comparar com tranqueiras como esse Bravo mesmo... 1000X o STILO, mas ainda assim em todos comparativos na época saiu perdendo do Golf, exeto o Stilo Abarth, que aí já é ignorância falar que não presta!

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  25. Ah, vou lá comprar o Astra que dá um pau nesse Golf antigão!!!

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  26. Anônimo22 de dezembro de 2013 02:59 e Anônimo22 de dezembro de 2013 02:56

    kkkkkkkkk....golfssauro 4/5 melhor opção do mercado??!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..putz no minimo vc deve ter um ne pra falar isso...o bravo anda bem mais que o golfssauro,vc deve ser uma das pessoas q falam q o golfssauro 4/5 anda mais q o cruze tbm ne?!!!..putz...falar pra vc...fanatico é foda...a unica coisa q o golfssauro é melhor q o bravo é conforto e espaço interno ..falar q o golfssauro é melhor por q vende mais?!!!!!.putz..isso chega a ser hilario o q tem a ver vender mais em ser melhor?!!!!..é por isso q eu digo debater com fanaticos ou pessoas q so pq tem o veiculo isso o torna o melhor do mundo é muito dificil...

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  27. Nossa,o acabamento do Bravo do teste é quase o mesmo do Focus básico(S)1.6!!!!muito ruim.....

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  28. Alguém sabe qual é a empresa que fornece este câmbio para a VW?

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  29. Engraçado, o teto solar maior do Bravo nem foi citado assim como o designer mais moderno tanto exterior quanto interior e o volante funcional que depois que agente acostuma não abre mão. Com o valor de 100 reais a mais cobrado no Golf coloca-se ar digital no Bravo.

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  30. Bravo tem DIREÇÃO ELÉTRICA e não hidráulica (como no texto), segundo que temos uns 20 anos de diferença de projeto e ainda li que o comportamento dinâmio do Golfssauro é melhor!! para!! não tem comparação o painel reto e velho do golf com o do Bravo. A única coisa que tiro o chapeu para o Golf é o cambio!! O resto e'tudo velho!!!

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  31. Acho que o cara que fez o teste não andou de Bravo e sim de "Brava", só pode! Comparar o acabamento interno do Bravo e Golf e dizer q o acabamento VW e melhor, tá de brincadeira ´ne rsrsrs!!! Acabamento interno do Golf é um pouco melhor que o Gol G4 e olhe lá! Acabamento interna do bravo, briga diretamente com o acabamento interno d o Golf VII, 308, cruze entres outros médios, iluminação interna noturna, é show, tudo é climatizado com luzes harmonicas.
    Outra coisa, o dualogic não é tao ruim assim; é questão de tempo para uma leve adpatação e os trancos desaparecerão, sem falar que trancos msm só acontece entre 1ª e 2ª marcha. A dirigibilidade muito mais prazerosa, já que tem borboletas atrás do volante. Consumo no etanol/cidade é em torno dos 8,5 km/l é questão de como dirigir economicamente.
    No Brasil tem um mania de proteger essas latas velhas da VW, até o gol é melhor que um linea, vectra ou qualquer outra marca que não seja VW.
    comparativo não está correspondendo o que é verdade, está sendo tendencioso!!!!

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    1. Só ver nas fotos que dá para ver que o Golf é melhor mesmo. Começa pelo couro do Golf contra o tecidão do Bravo. Mas montagem e etc não se compararam. Golf bem na frente.
      Tem dúvida? Ande em um Bravo com 30.000 km e em um Golf com 30.000. O Golf tá íntegro e silencioso, enquanto Bravo parece uma escola de samba..

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  32. jajajaajaj déjense de joder brasileños!!!! como van a comparar un auto de 1997 (Golf) con uno del 2007(bravo). Encima dicen que el golf supera en todo al bravo!!!! jajaaj que comico!! Mejor comportamiento mejor acabado mejor de manejar?? dejen de tomar Caipirinha!!!

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  33. Golf é concorrente do Palio ou Punto, no máximo

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  34. Olhando o comparativo em 2018, e não mudou nada. Tendencioso para os Vw.
    Tenho experiência com os 2 carros da matéria. O Bravo é muito melhor em variados aspectos.
    Se comparasse o Golf com um Bravo versão Absolute, iriam ver a surra feia que o Vw ia tomar.
    Foi esquecido de mencionar o teto solar duplo no Fiat.

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