A Fiat Strada é a líder incontestável no segmento de pick-ups leves, sendo que sua atuação no mercado tem como coadjuvante a VW Saveiro - sendo que ambas sofreram atualizações estéticas este ano. Assim, vamos comparar as versões topo de linha das duas, em suas versões Cabine Estendida, para responder qual veículo é a a melhor opção.

Fiat Strada Adventure x Saveiro Cross 2014

Saveiro Cross 1.6 - R$ 49.640

VW Saveiro Cross 2014

A Saveiro Cross já vem bem servida de opcionais de série, contando com alarme e chave com controle remoto, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro, direção hidráulica, sistema I-System, rodas de liga leve 6J x 15, vidros - travas e retrovisores elétricos e capota marítma.

VW Saveiro Cross 2014

O motor é um quatro cilindros 1.6 8V com 104 cavalos @ 5.250 RPM e torque máximo de 15,4 Kgfm @ 2.500 RPM.

VW Saveiro Cross 2014

Sua capacidade de carga é de 605 Kg e sua caçamba tem capacidade volumétrica de 734 litros.

VW Saveiro Cross 2014 - interior

Vídeo de apresentação da Saveiro 2014



Fiat Strada Adventure CE - R$ 50.215

A pick-up da Fiat sai de um preço maior, mantendo todos os itens da Saveiro, exceto os retrovisores externos elétricos, que precisam ser adicionados em pacote adicional que conta com o sistema de som (opcional na Saveiro também).

Fiat Strada Adventure 2013 Cabine Estendida

Em termos mecânicos, ela adota um motor quatro cilindros 1.8 16V de 132 cavalos @ 5.250 RPM e torque máximo de 18,9 Kgfm @ 4.500 RPM.

Fiat Strada Adventure 2013 Cabine Estendida

Sua capacidade de carga é de 650 km e sua caçamba tem capacidade volumétrica de 830 litros.

Fiat Strada Adventure 2013 Cabine Estendida - inteiror

Comparativo

Inicialmente se observa que a Fiat Strada conta com um motor maior, mais moderno e eficiente, e, além disso, sua caçamba, além de comportar maior volume de carga, aguenta mais peso.

Fiat Strada Adventure 2013 Cabine Estendida

Tendo em vista que em termos de preço são praticamente equivalentes, assim como em itens de série, a pick-up leve da Fiat já sai na frente por oferecer melhor relação custo x benefício. Segue os dados objetivos (oriundos da Revista Quatro Rodas).

Desempenho

Saveiro Cross x Strada Adventure - desempenho

O motor mais potente da Fiat Strada mostra seus resultados na pista. A Pick-up leve da Fiat vence a Saveiro tanto em aceleração quanto em retomadas de velocidade, mostrando que é um veículo mais ágil.

Consumo

Saveiro Cross x Strada Adventure - consumo

Novamente a arquitetura mais moderna da Fiat faz valer sua superioridade, visto que, apesar do melhor desempenho, a Strada ainda consome menos tanto em cidade quanto em estrada.

Frenagem
Saveiro Cross x Strada Adventure -  frenagem

A distância de frenagem da Fiat Strada é 10% menor que a da Saveiro, evidenciando um sistema de freios mais eficiente, tornando o modelo da Fiat mais seguro.

Vendas

Saveiro Cross x Strada Adventure - vendas

O Fiat Strada tinha apresentado uma queda de vendas em novembro - não suficiente, porém, para ser superada pela Saveiro. Entretanto, os números de dezembro mostram que foi apenas um ajuste para a chegada da nova versão 2014. O modelo da Fiat está vendendo praticamente o dobro da Saveiro.

Conclusão

Fiat Strada Adventure 2013 Cabine Estendida

A Fiat Strada Aventure 18 16V mostra neste comparativo os motivos pelos quais é a líder de mercado. Apesar de contar com um projeto anterior, ela oferece mais desempenho, menor consumo, é mais segura nas frenagens, tem maior capacidade de carga e maior volume de caçamba.

73 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Só que aí vc compra a Strada (vide família Palio) e com menos de 20.000 KM é já começa a dar defeito. É esses plásticos dos para-choques esbranquiçando, luz interna se soltando, ruído interno como se tivesse uma família de grilos morando dentro do carro, porta luvas parando de fechar, alto falantes estourados e por aí vai. O acabamento da saveiro é muito melhor e tem muito mais durabilidade.
    Obs.: acho que não estão certo esses dados de frenagem, pois o gol e o voyagem ganharam no comparativo contra palio e siena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabamento da Saveiro é mais durável aonde? É tão porcaria quanto o da Strada. Controle da qualidade passa longe das fábricas brasileiras.

      Excluir
    2. Que "Voyagem" na maionese hein amigo!

      Excluir
    3. Anonimo 01:28, pelo que eu saiba são os motores da vw que duram somente 20.000 km, acho que vc confundiu as marcas.

      Excluir
    4. brasileiro adora carro enfeitado, quanto mais enfeitado mais vende.
      só falta colocar um chifre no carro,

      Excluir
    5. Com certeza o controle de qualidade passa longe dos veículos lançados no Brasil. O que mais surpreende é o preço que essa montadoras colocam nesse itens adicionais. Uma vergonha.

      Excluir
    6. OS carros da VW, se forem comparados com os da Fiat, o único que leva desvantagens, e isso em vendas, é somente a Saveiro. Compare Golf e Stillo.Linea e Jeta. Cara aquele tal de Fiat tipo, fiat Marea, Bravo, 05 ou 04 cilindro, que dor de cabeça...

      Excluir
  2. A única coisa que é melhor na Saveiro é o câmbio. O resto, é, em tudo, inferior à Strada.

    Veremos como a VW se sairá com seu novo 1.6 16v, se haverá a perda de torque em baixa (comum em motores 16v) não compensada pelo aumento razoável na potência (para 115cv, muito inferiores aos 132cv da Fiat e 130cv da Ford, diga-se). Detalhe, a Strada é pouco (quase nada) mais pesada que a Saveiro, mesmo com um projeto claramente recauchutado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. saveiro perde sem duvida e quando eu falo que a saveiro perde é em tudo comparando a strada

      Excluir
  3. Não ganhou o Golf?
    Estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde está escrito golf?
      Amigo você está na matéria errada.

      Excluir
  4. 2 carroças !
    pagar 50k nisso É atestado de loucura !
    com mais um pouquinho leva uma s-10 cs ou ranger que é 400x mais carro do essas carrocinhas de brinquedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São caras demais pelo porte de carro pequeno, e o pior é que tem muita gente ainda comprando esses carros.

      Excluir
    2. Amigo. Vc deve ser um pobre que so anda de carro finansiados. Meu amigao se vc pensar assim nunca vai matar seu gosto meu querido sempre vai fikar no basico. Kkk porque pra andar numa ranger ou uma s10 top de linha igual a saveiro lu a strada no minin e 120 reais meu querido. Pra ter o tudo qie a saveiro e a strada tem nessas caminhonetes grande passa de 100 mil. Entao pra matar o gosto eu compro uma cross que e mil veses melhor que a porcaria da strada

      Excluir
  5. Faltou colocar na matéria que a Strada 3 portas já passou por recall em menos de 3 meses de vida, e a saveiro não!

    ResponderExcluir
  6. Matéria claramente parcial e suspeita. Decepcionante! Parece que foi autoria da Fiat. Obs: Não sou fã de VW. Não tenho preferências por marcas, e sim por modelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não brother. O Carlos só faz matérias tendenciosas para as marcas alemãs. Mas penso que ele percebeu que o blog dele cresceu muito. Portanto, ele teve que "amadurecer" para não perder o público.Desde que acesso esse blog é a primeira vezes que fala bem da Fiat. E convenhamos,a strada é o único carro da Fiat que ganha algum comparativo.

      Excluir
    2. É galera os plástico externo da strada deixa a desejar e muito...

      Excluir
  7. na minha opinião a saveiro da de 10x0 em beleza!
    que traseira horrorosa dessa strada!!


    agora, que matéria esquisita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo junto saveiro e saveiro ninquem ocupa eu lugar kkk

      Excluir
  8. A Saveiro é mais bonita, mais bem acabada, tem um ótimo câmbio. Porém, ela oferece muito pouco pelo que pede. Deveria ter direção elétrica e outros itens de acabamento e segurança.Se fosse asssim, eu compraria. Só beleza para mim, não!

    ResponderExcluir
  9. Convenhamos, ambas não ganham nenhum concurso de beleza.

    ResponderExcluir
  10. 26 de dezembro de 2013 01:28

    Meu amigo o sistema de freio da Strada não tem nada a ver com o do palio, isso já é passado hj algumas peças já não são as mesmas do palio sei disso pq meu sogro tem uma adventure cabine dupla.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Snok Show, o Carlos teve um piripaque por causa da matéria e ainda no hospital, mas sem previsão de alta.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  12. Da onde que com 20 mil km já está dando defeitos?? Só pra quem é cupim de ferro!!!!!!!! Tem gente que não faz revisão nenhuma só sabe anda depois reclama do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow isto e verdade nao tem como um carro da defeito com 20 mil km
      só se o cara for muito cupi de ferro kkkkkkkkkk
      nos temos que lembra este cara aí que todos carro precisa de manutenção
      e eu estou com a strada

      Excluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkk deve ter dado mesmo, deve não acreditar no que viu, ainda vem gente falar que a matéria está estranha, se fosse a favor da VW estaria certa.

    ResponderExcluir
  14. Chora Carlos, Chora Chora..............

    ResponderExcluir
  15. Pisa mercida. A Strada e superior sim a Saveiro por isso e lider

    ResponderExcluir
  16. Só louco que não vê a diferença indiscutível. rs

    ResponderExcluir
  17. Lá vai essa barra louca desproporcional... 10% de diferença e a barra mostra uns 300%

    O Carlos é o dono do blog??

    ResponderExcluir
  18. A strada 1.8 é superior em razāo da motorização, mas essa versão vende pouquíssimo e também é mais cara que a saveiro cross. No embate das versões 1.6 a saveiro ainda leva a melhor. Com relação ao novo motor 1.6 que devera chegar á saveiro, serå melhor que qualquer outro 1.6 aspirado do mercado brasileiro. Serå 27% mais economico, e garantirå o melhor desempenho entre os 1.6 aspirados do mercado. Se o voyage 1.6 já retoma na frente do hb20s, conforme recente teste da quatro rodas, o novo andará na frente e consumirá muito menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que o cidadão sabe até a porcentagem de economia, excelente!

      Excluir
    2. A evolução do ea111 para o ea211, em termos de consumo, foi de 27%. O desempenho também teve grande melhora.

      Excluir
    3. Tá, mas de onde veio este dado? Espero que não esteja falando dos 1.0, pois se for, você deve estar de sacanagem comigo.

      Excluir
    4. Esse dado estå no database dos motores, disponïvel também na wikipedia dos motores e no material da volkswagen sobre esse novo 1.6, que já não é tão novo assim. Quando o novo santana era um plano para o Brasil já havia até um informe publicitário informando a evolução(27%), em termos de consumo, que houve no 1.6 da nova família, além da grande melhora no desempenho, que ocorre principalmente graças a curva de torque plana e também pela maior cavalaria. O CVVT tem grande contribuiçāo na ótima curva de torque.

      Excluir
    5. Mas isso é o que ela divulga, e as fabricantes sempre divulgam números muito bons, mas já vimos que nem sempre é correspondido, é melhor esperar pelos vários testes da imprensa especializada para afirmar essa evolução de 27%.

      Excluir
    6. É uma evolução técnica que ocorreu de uma família para outra. A fabricante não está buscando informar um número de consumo, mas sim a evolução técnica de uma família para outra, que se deu em razão da maior tecnologia embarcada no motor 1.6 da nova família. É um dado técnico, assim como a redução de peso que houve do EA111 para o EA211.

      Quando foi adotado na Europa, onde informar o consumo é obrigatório e as leis não ficam só no papel, a informação técnica também foi nesse sentido(27%). Porém, concordo que devemos esperar e confirmar que o novo motor será o 1.6 aspirado mais econômico do Brasil.

      Excluir
  19. A Fiat poderia ser tão boa quanto à VW, basta querer também, infelizmente ela não parece que está querendo isso.

    ResponderExcluir
  20. Eheheh...esse blog é muito bom, basta a Fiat ganhar em algo que todo mundo contesta...rsrsrs. Forza Strada !

    ResponderExcluir
  21. A strada é melhor em todos os sentidos! esse painel da saveiro, parece de carro dos anos 90, feio demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente no quesito painel que deixei de comprar a saveiro. Que painel feio e ultrapassado tem esse carro!!

      Excluir
  22. comparativo completamente tendencioso e que só levou em consideração aspectos objetivos...números...números e mais números...
    Ora..ora, meus amigos, a definição da superioridade de um modelo perante outro é um exercício mais complexo que apenas comparar números.
    Deve levar em consideração, qualidade, onde a Saveiro é infinitamente superior .
    Duvida? Peque uma Saveiro cm 4 anos de uso e compare com uma Strada com 2 e verá a Saveiro bem mais nova.
    Estilo: Saveiro bem mais resolvida e sem apelações, enquanto Strada parece uma árvore de Natal...ridícula.
    Interior da Saveiro, sóbrio e eficiente, enquanto da Strada mais parece uma penteadeira.
    E a Strada parece uma cabrita de tanto que pula, enquanto a Saveiro é suave e estável.
    Eu iria de Saveiro, evidentemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparar numeros é o que voce mais faz amigao
      alias, so o faz qdo a VW leva superioridade
      se nao leva, é pq é tendencioso kkkk
      comedia

      Excluir
    2. Carlos, mas é obviu que a Saveiro com 4 anos de uso vai estar mais nova que a Strada, pois quem compra saveiro só roda em asfalto e quem compra a Strata é para o trabalho pesado na fazenda, citio.
      A saveiro nao aquenta serviço muito pesado, ela é muito baixa e o motor e frouxo, sem falar na manutenção que alem de mais cara quebra muito mais.
      Opiniao de quem tem as duas.

      Excluir
  23. Savairo ainda se baseia no gol em grande parte dos acessórios, a Strada está se modificando com relação ao Palio em alguns acessórios que não são mais os mesmos. Sem contar que a aparência da Strada se mostra de um carro mais agressivo e a Saveiro como diz o Carlos muito harmoniosa, tem gente que não gosta dessa harmoniosidade toda rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu Snok, ele teve alta e já comentou! Kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  24. Concordo Plenamente com Carlos quando disse que comparar uma Saveiro de 4 anos e uma Strada se vê diferença, a Saveiro só serve para passeio a Strada e para Trabalho ou seja carro de trabalho fica velho mais rápido, Saveiro e carrinho de Playboy passear kkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Sejamos sinceros, Strada Adventure e Saveiro Cross, ambas são feias com esses plásticos todos.

    O fato é que a Strada se mostra mais útil que a Saveiro, o Locker pode não ser lá grande coisa, mas a Saveiro nem dispõe de algo parecido.

    ResponderExcluir
  26. Pois é, teve alta e saiu da UTI mais sem noção ainda de tanta bobagem que falou acima rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, ele voltou mais louco que o Batman!!

      Excluir
  27. Gente, está provado aqui pelo blog mesmo, o que todos já sabem, a Strada dá uma coça, pau, humilha, espanca e o escambau a coitada da Saveiro.

    Simples assim.

    ResponderExcluir
  28. Comentário encerrado Strada Líder de vendas incontestável. Debate encerrado rs

    ResponderExcluir
  29. Strada venceu e o Carlos se rendeu...rs

    ResponderExcluir
  30. É Carlos, tu que adora números deveria ficar quietinho!
    Eu não gostei dessa última atualização da Strada, eu acho que deveria acompanhar a linha Palio todo visual e tudo. Esse projeto da Strada é igual meu Palio 2009 e igual a um Palio ED 96.
    Tá na hroa de mudar. Mas aí vemos que a Saveiro com uns 12 anos mais atual não consegue vencer. É camionete de trabalho. Saveiro é boa de rebaixar e ouvir sertanejo no postinho tomando Schin CERVEJÃO.

    ResponderExcluir
  31. Acabamento da VW é muito ruim... e o projeto da Fiat não é mais antigo que a da VW... Pesquisem sobre o sistema de amortecimento/molas/chassi da Strada e vão entender porque ela é lider!! (Não gosto do carro, mas o chassi é muito bem construido)

    ResponderExcluir
  32. A Saveiro derivado do Gol G5, não foi feita para o trabalho, ao contrário das versões anteriores, aquelas são feitas para o batente.

    ResponderExcluir
  33. Saveiro é igual a Hilux, é para cowboy do asfalto.

    ResponderExcluir
  34. strada é strada tenho uma e aguenta, ja o saveiro é bosta ja tive um polo e sei vw ja foi boa hj em dia fiat da pau nela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiat leva a VW aonde? Só nos populares que é a melhor cosia que a Fiat faz. Punto? Mico, 60K num T-Jet? Vou de Focus ou Golf. Bravo? Fumo, não vende e desvaloriza bem, vou de Focus, Cruze ou Golf.. Agora Fiat só se da bem com meio de transporte (Uno, Palio, Strada etc).
      É só esperar a VW trazer esse motor 1.6 16v, ah e se for a Strada 3p compra um caixão junto tá? Isso é se o dinheiro der, pelo preço absurdo desse carro prefiro colocar mais grana e ir numa S10, Ranger ou algo do gênero.

      Excluir
  35. O que poucos sabem é que a Strada vai mudar de novo no Salão do Automóvel, ficará com o interior e a frente do Palio. Quem comprar agora vai dançar. Comparar um motor com 132cv com um de 105 é injusto, compara com o 1.6 da Fiat. Tive cinco Stradas e são todas boas, principalmente a suspensão que carrega peso sem afundar a traseira como acontece na Saveiro que não tem feixe de mola, porém o motor 1.6 da VW e o câmbio são imbatíveis. O acabamento é um pouco superior na Fiat. Acho que a escolha é apenas questão de gosto e do uso que se fará, se for para trabalhar a Fiat se sai melhor. Acabei de trocar minha Locker por uma Cross. Cansei de Strada. A mecânica VW está muito boa.

    ResponderExcluir
  36. Olá, pessoal como eu sou mulher não entendo muito de carro, alguém por favor me tira uma duvida, em termo de estabilidade e desempenho qual e mais viável comprar a strada ou saveiro.
    Isabel

    ResponderExcluir
  37. CORREÇÃO Capacidade volumétrica de carga é de 910 litros e 685kg !!

    ResponderExcluir
  38. Achei estranho foi ele dizer que a Strada ganhou no consumo. Caramba, tive 4 Stradas na vida (a ultima foi uma 2011), e a nao ser que tenham mudado da agua para o vinho nesse novo motor e-torq, a Strada sempre foi beberrona. Tenho um Tiguan (motor TSI 211cv) ele faz 8,5 a 9,0 no meu pé. As Stradas nunca fizeram 8km/litro. Como nenhuma delas tem capacidade 4x4 ou tração traseira (que acho uma pena), são exclusivamente carros bonitos para uso urbano. Tive uma saveiro Sportline em 2008 e foi a ultima vez que usei VW antes do Tiguan. Enfim, considerando uso urbano, li em uma outra reportagem que a nova Saveiro Cross faz 12km/l, por isso, e por tambem ter gostado mais do design e opcionais do saveiro, acho que é a melhor opção entre elas. Convenhamos: se fossem 4x4 seriam "pau pra toda obra" com esse peso-pena, não acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei estranho também, todo lado dizem que a Strada tem consumo bem maior

      Excluir
  39. NOSSA!
    OLÁ PESSOAL!
    SOU GARÇONETE E NUNCA TIVE UM CARRO.
    NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS PRETENDO ABRIR MEU NEGÓCIO PRÓPRIO.
    POR ISSO QUERO FAZER UM CONSÓRCIO DE UM CARRO QUE ME DE POSSIBILIDADE DE TRABALHAR E PODER SAIR COM MINHA FAMÍLIA,(MINHA COMPANHEIRA E NOSSOS 2 FILHOS) POR ISSO PENSEI NA STRADA OU NA SAVEIRO CABINE DUPLA. MAS AGORA VENDO ESSE DEBATE FIQUEI MAIS CONFUSA AINDA.
    SERÁ QUE ALGUEM PODE ME DA UMA SUGESTÃO MAS EXATA?
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  40. Bota notícia comprada pela fiat. Obvio que a strada adventure gasta bem mais combustível. O noivo da minha prima teve as duas e me falou que a strada anda mais mas gasta muito mais e este motor também não e moderno. Como todo 16v sem comando variado e xoxo em baixa rotações. E não sei a onde estes valores. Aqui na minha cidade ambos os modelos são vendidos em torno dos 54 mil ou mais. Agora a briga vai ser feia pois não e só o motor que mudou na saveiro. Vai ter itens que a strada e até corolla não tem. Controle de tração entre outras coisas. Se mantiverem os preços iguais ao da antiga cross com estes ítens só um fanatico pela fiat para querer uma strada adventure

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem