A Nissan do Brasil entra na disputa do segmento de sedãs grandes com a quinta geração do Altima - carro que tem preço sugerido de R$ 99.800, chegado ao Brasil importado dos EUA, onde é produzido na Smyrna, Tennesse.

Nissan Altima 2014

O Novo Altima vem totalmente reformulado, equipado com o motor QR25DE de 2.5 litros e quatro cilindros, que desenvolve 182 cavalos, associado ao câmbio XTRONIC CVT®, complementado pela suspensão traseira multilink.

Nissan Altima 2014

Entre as inovações, o Altima conta com o assento "gravidade zero", inspirado em estudos da agência espacial nortea-mericana NASA para reduzir a fadiga dos ocupantes, e o Safety Shield, sistema que reúne diversos equipamentos, como o Blind Spot Warning (Monitoramento de pontos cegos), o Lane Departure Warning (Monitoramento de mudança de faixa) e o Moving Object Detection (detetor de objetos em movimento), além da câmera de ré que, no Altima, possui a opção de visão expandida.

Nissan Altima 2014

Tecnologia

O Nissan Altima conta com o Rear View Monitor, equipamento que oferece visão expandida do que está ao redor por meio de uma pequena câmera instalada na região da placa do veículo. Assim foi possível utilizar sistemas modernos como o Blind Spot Warning (BSW), o Lane Departure Warning (LDW) e o Moving Object Detection (MOD), dispensando o emprego de diversos sensores pelo carro.

Nissan Altima 2014

O Lane Departure Warning (LDW ou monitoramento de mudança de faixa) usa a câmera para monitorar constantemente as faixas de rolamento do pavimento. Se o Altima sai involuntariamente da faixa de rolamento da via sem a seta estar acionada, a 60 km/h ou mais, um aviso sonoro chama a atenção do condutor em conjunto com um alerta no quadro de instrumentos, que piscará continuamente. Caso deseje, o motorista pode desligar temporariamente o recurso por meio do botão localizado no painel, à esquerda do volante, ou totalmente, na configuração acessada pelo computador de bordo.

Nissan Altima 2014

No caso de algo se mover atrás do carro enquanto ele está dando marcha ré, o Moving Object Detection (MOD ou detector de objetos em movimento) alerta por meio de um sinal sonoro ao motorista. Novidade no Altima, o Blind Spot Warning (BSW ou monitoramento de ponto cego) emite um aviso luminoso no espelho retrovisor quando outro veículo está em uma área de ponto cego. Se a luz de direção estiver acionada, esse alerta vem junto com um aviso sonoro para reforçar a proximidade.

A notificação do BSW também é mostrada na tela do Drive-Assist, avançado sistema intuitivo localizado no painel de instrumentos. O sistema Drive-Assist concentra, no painel do Altima, as informações mais importantes para sua conveniência, apresentadas através de um intuitivo design em 3D com mostrador de inclinação projetado para melhorar a visualização.

Nissan Altima 2014

Localizado entre o odômetro e o velocímetro, o display colorido de quatro polegadas do Drive-Assist é mais próximo e fácil de visualizar que os monitores tradicionais centrais. É personalizável e ajustável pelos botões no volante. Ali estão informações do sistema de áudio, consumo instantâneo, computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e dados do GPS. No total, são nove informações diferentes, sendo que seis delas podem aparecer ou não no display, de acordo com a seleção feita pelo condutor. O sistema também está integrado aos recursos de segurança do Safety Shield.

O TPMS com o sistema "easy-fill" emite um aviso da pressão dos pneus para o condutor quando um deles está com a pressão abaixo do recomendado pela fábrica. Ao parar em um posto de gasolina e iniciar a calibração, o motorista receberá a confirmação de que os pneus estão no nível adequado com um toque de buzina. Caso a pressão colocada ultrapasse a recomendada, serão emitidos três toques de buzina e as luzes do carro piscarão. O Drive-Assist mostrará na tela a pressão de cada um deles.

No caso dos freios, o Nissan Altima traz de série freios a discos nas quatro rodas com sistema antitravamento ABS, que trabalha em conjunto com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e a assistência de frenagem (BA)

O novo Nissan Altima conta ainda com um botão no interior do porta-luvas que permite trancar a tampa do porta-malas quando o carro é deixado com manobristas. O acesso ao compartimento é barrado inclusive na área do banco traseiro rebatível. Segurança para deixar objetos pessoais sem preocupação.

Estilo

O desenvolvimento do novo Altima, que é produzido na plataforma D (utilizada também pelo crossover Murano e pela nova geração do utilitário esportivo Pathfinder), mantive a personalidade do principal modelo da Nissan no mercado norte-americano.

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A grade larga caracteriza a identidade atual da Nissan, que inspirou também o Novo Sentra, aliada ao parachoque encorpado e que abriga os faróis de neblina. Os vincos nas laterais são fortes, com uma linha de cintura marcada que sai dos faróis e vai até o fim da tampa do porta-malas. As lanternas, assim como os faróis, têm desenhos que lembram setas.

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Mantendo as mesmas dimensões básicas da geração anterior - ele mede 4,86 m de comprimento e 1,83 de largura -, o Altima tem, logo abaixo do capô, barra antitorção. O modelo conta com maior quantidade de aço avançado de alta resistência Advanced High Tensile Strength Steel (AHTSS), tecnologia patenteada pela Nissan que ajuda a reduzir o peso total ao mesmo tempo em que aumenta a rigidez da estrutura.

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Silêncio

O Nissan Altima também se destaca pelo silêncio interno, graças ao bom isolamento acústico. Ele é obtido por meio de intervenções em diferentes pontos: carroceria mais rígida, design dos retrovisores e das colunas, funcionamento mais suave do motor, do escape e do sistema de aquecimento, ar-condicionado e ventilação.

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O novo design do Nissan Altima permitiu ainda a redução do coeficiente de arrasto (Cx) em 5%, trazendo-o para 0,307. Esta evolução foi obtida com a suavização do fluxo de ar na carroceria e com a adição de seis defletores e dois painéis inferiores grandes.

Motor e câmbio

O motor quatro cilindros do Altima desenvolve 182 cavalos a 6 mil rpm e entregando torque de 24,78 kgfm a 4 mil rpm. Ele conta com comando variável de válvulas na admissão e no escape e um novo coletor de admissão com geometria variável, que abre as válvulas em rotações maiores para ajudar a manter a curva de torque mais plana. Esse motor trabalha em conjunto com o câmbio XTRONIC CVT®, transmissão continuamente variável.

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Uma função interessante do câmbio é o Adaptive Control Shift (ACS), sistema que se adequa ao estilo de cada motorista e pavimento. A transmissão XTRONIC CVT® mantém a rotação do motor reduzida durante conduções em altas velocidades, o que minimiza ruídos e consumo. O ACS reconhece a velocidade, como cada motorista acelera e suas escolhas na condução. Com base nisso, seleciona a relação ideal para as condições específicas e intenções do motorista. Oferece também uma sensação mais direta da aceleração por meio da coordenação da rotação do motor com a velocidade do veículo assim que a aceleração aumenta.

Direção

O Nissan Altima adota direção com assistência hidráulica eletrônica (EHPS). A assistência hidráulica permite uma taxa de redução maior do que com as tradicionais engrenagens, enquanto o pequeno motor elétrico, que funciona diretamente da fonte de alimentação de 12 volts (sem conversor), não precisa ser montado na caixa de direção.

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Interior

O acabamento interno compõe-se de elementos na cor Piano Black do habitáculo e detalhes cromados nas portas e painel. O volante tem boa aderência e sensação tátil esportiva, combinado à alavanca de câmbio curta. A iluminação branca brilhante é unificada entre as diferentes telas do quadro de instrumentos e as maçanetas têm materiais suaves ao toque. O apoio de braços central recebeu forrações de padrão superior.

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Os faróis apresentam melhora da função automática de dois estágios. Em situações de baixa luminosidade durante o dia, os faróis iluminam, mas o restante permanece no modo de luz do dia. No final da tarde, os faróis se acendem e o restante se reverte para a iluminação noturna. As lanternas são de LED, nova assinatura dos modelos da Nissan. A ignição do motor é feita por meio do botão Push Start ou pelo botão de partida remota da chave presencial I-Key, um importante item de conforto e segurança presente nos carros da linha Nissan.

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Itens de série: acendimento automático dos faróis (sensor crespuscular); ar-condicionado automático digital de duas zonas; banco do motorista com ajuste elétrico para 10 posições; bancos com revestimento de couro; bancos dianteiros "Zero Gravity" com aquecimento; porta-óculos; luzes de leitura dianteiras e traseiras; para-sol com espelhos, iluminação e extensor para motorista e passageiro; controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático); retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos com regulagem elétrica, pisca integrado e com aquecimento; tampa de combustível com abertura interna; teto solar com acionamento elétrico; vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um toque; volante revestido de couro com aquecimento, controles de áudio, piloto automático, Bluetooth® e Drive-Assist e com regulagem de altura e profundidade; ponteiras dupla de escapamento cromadas; tapetes de carpete personalizados com emblema ALTIMA; retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo; três cintos de segurança traseiros de três pontos retráteis; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); câmera de ré com imagem integrada ao display central e pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX).

Conectividade

O motorista do Altima conta com sistemas que lhe dão a liberdade de ouvir a música que deseja ou atender a uma ligação sem tirar as mãos do volante. Ou ainda ir aonde deseja com a assistência do sistema de navegação por GPS. Entre as muitas funções voltadas para a conectividade estão o Bluetooth®, que também transfere arquivos de música para o sistema de áudio, conexão USB para iPod® e interface compatível com outros dispositivos móveis.

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O sistema de navegação por GPS, por exemplo, está integrado ao Drive-Assist e inclui a ferramenta easy-to-use com sua tela sensível ao toque de 7 polegadas. Outras características do sistema de navegação são a indicação da velocidade limite da via, mapas com rotas para uma condução mais econômica e a exibição de tela dividida.

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O sedã traz ainda o sistema Bluetooth® com comandos no volante, que conecta o telefone celular ao som do veículo, minimizando a distração do motorista por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas. O sistema de áudio é premium Bose, e inclui rádio com CD Player e função mp3; entradas auxiliar e para USB compatível com iPod®; tela colorida e nove alto-falantes.

Revisões

O Altima é vendido com três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem, e dos dois anos de uso do programa de assistência 24 horas Nissan Way, a Nissan se compromete a oferecer preços tabelados de manutenção.

Nissan Altima 2014

O "Compromisso Nissan Altima" engloba ainda revisão com preço fechado para os pacotes das manutenções periódicas (a cada 10 mil quilômetros), que incluem peças, lubrificantes, fluido e mão de obra nos preços finais. Até os 60 mil km, o proprietário irá desembolsar R$ 3.474. Confira os valores de cada revisão:
  • 10 mil km - R$ 399
  • 20 mil km - R$ 759
  • 30 mil km - R$ 399
  • 40 mil km - R$ 759
  • 50 mil km - R$ 399
  • 60 mil km - R$ 759
Consumo

Segundo o INMETRO, os dados de consumo do Altima 2.5 são os seguintes:

Ciclo urbano (cidade):  10,1 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 13,1 Km/l


Vídeos






Conclusão

Nissan Altima 2014

A Nissan busca um espaço no segmento de mercado de sedãs grandes. Entretanto, o fato de o modelo vir dos EUA faz com que seu preço seja pouco competitivo ao Ford Fusion - líder do segmento, que, nessa faixa de preço, oferece mecânica superior (2.0 EcoBoost de 245 cv) e um pacote de itens de série mais completo.

27 Comentários

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  1. Respostas
    1. Ao seu da-lhe Fusion 2.0 Ecoboost Titanium AWD (240cv), 1599 kg e 0 à 100 de 7,3s.... O Nissan que você critica é 1410 kg e 0 à 100 de 7,1s ambos dados do fabricante.

      Realmente da-lhe Fusion....

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    2. pode ter 200kg a mais e 60 cavalos a mais, e mesmo assim o Fusion é muito mais carro :p

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  2. Essa comparacao de consumo com o fusion hybrid foi "só um pouco" ilógica. Provavelmente pq o fusion ecoboost tem melhor desempenho e nao quiseram colocar isso de forma direta

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  3. Como vai rodas com a gasolina brasileira?

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  4. Nesse segmento dos sedãs grandes, o Ford Fusion literalmente massacra e humilha todos os seus concorrentes no Brasil. O Fusion vendeu em 2013, sozinho, mais do que o dobro de todos os seus concorrentes, juntos.

    VENDAS ACUMULADAS ATÉ OUT/13 FENABRAVE
    1) Ford Fusion - 7.402 unidades;
    2) Hyundai Azera - 1.756;
    3) VW Passat - 868;
    4) Kia Optima - 489;
    5) Hyundai Sonata - 359;
    6) Toyota Camry - 189;
    7) Honda Accord - 97.

    O Altima, que é um excelente carro, chega ao nosso mercado para brigar com o Passat pelo terceiro lugar no ranking dos sedãs grandes, segundo a previsão de vendas da própria Nissan.

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  5. Esse carro vem com controle de estabilidade e tracao! Acho que nao li isso na reportagem? Quanto ao motor menos potente se justifica pelo bom consumo, pelo menos para mim! Da vontade de compra-lo no mercado de usados......... Un carrao de verdade tanto quanto o fusion. Porem gosto de carros mais discretos. Vou dar uma olhada no preco do seguro e etc que sabe......

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  6. uma banheira dessas com um motor de enceradeira 4 cil !!!.mesmo erro cometido pela gm com o malibu.kd o v6 dona nissan ??

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  7. Valeu Car Blog ! Essa matéria que eu pedi ! Sr. Blogger, você que esteve recentemente nos EUA sabe que o Altima foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o carro mais confiável dos EUA. Segundo mais de 3000 mecânicos entrevistados em todo o país, o carro é o que menos quebra e menos dá oficina !

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    1. Tem muito Altima mesmo nos EUA, mas do modelo antigo. Do novo não vi nenhum.
      Só não tem mais que o new Focus, já que esse reina soberanamente como o carro de maior freqiuencia.

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    2. Olha, parece que o terceiro ou segundo mais vendido do seguimento la e quando fui aos EUA nao imaginava que a nissan era tao forte la. Sobre esse carro, vou dar uma olhada em uma autorizada, achei muito bonito e certamemte muito confiavel....

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    3. Sem dúvida o custo-benefício é vantajoso !

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  8. Muito parecido com o Sentra, ambos feios pra caramba!!

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  9. Feio deve ser vc que anda a pe e não pode comprar nem mesmo um popular. Ai fica criticando tudo que vê . Se liga; isso é coisa de pobre.

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    1. Eu acho esse carro maravilhoso sem ser apelativo do ponto de vista visual, espacoso e acima de tudo extremamente confiavel segundo os mecanicos americanos.... Acho que aqui as pessoas sao tao sem gracas quanto seus comentario.....

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    2. Achei muito bonito, compraria fácil. Pena que o pós-venda da Nissan no Brasil não é aquelas coisas....

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    3. Pós-venda Nissan no Brasil é terrível.
      O carro é bom, mas como todo carro um dia dá problema, você acaba tendo que vender ele ainda meio novo para evitar problemas, ou seja, se gosta de carro para ficar um bom tempo, passe longe de Nissan...
      Eu gosto de carro para ficar algum tempo e já tive Nissan, mas depois de a garantia terminar, tem que vender correndo.

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  10. Caraca Mano !! Esse Carro é TOP D+ !!!

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  11. Fui vê-lo na agência e confesso que fiquei gamado. O único senão é o mercado quando necessitar vendê-lo, após usado, já que não posso dar-me ao luxo de perder muito dinheiro. Mas, como diz aquele antigo adágio, mais vale um gosto que dinheiro no bolso. Vou aguardar para ver a a reação do mercado.

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  12. Ótima alternativa ao Fusion, que é um excelente carro mas me deixa com a pulga atrás da orelha por causa do câmbio.

    O Fusion 2013 é todo novo, porém o câmbio é o mesmo do antigo - que era problemático. Conheço gente que deixou pequenas fortunas na concessionária para consertar o câmbio quando fora da garantia.

    Esse Altima poderia ser uma boa pedida, parece um bom carro e bem construído. Mas como disse alguém aí em cima eu aguardaria para ver a aceitação do mercado, se não vender bem corre o risco de ter uma desvalorização muito acentuada.

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    1. Esse câmbio automático do fusion já é consagrado, mas é ineficiente. O CVT é mais eficiente na cidade.

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  13. O melhor cambio do mundo,comprei um desses baratinho! Até agora as oficinas estão me esperando, e vão ficar assim por muito tempo! Um amigo me disse que esse carro é tanque de guerra! E todos os outros amigos ficaram com inveja de mim,dize ndo: que Carrão!

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  14. Pois é,é um baita carrão, apesar do motor ser 2.5 nenhuma outra marca , atinge o ótimo consumo dele, muito econômico por o tamanho do carro, chega a fazer 9/10 km por litro na cidade e de 13/15 na estrada dependendo do motorista.

    Enquanto o fusion só faz 6/7 na cidade e 10.5 na estrada

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  15. Eu s queria um Altina um Sentra todos carros bons ruin e andar apé kk

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  16. quem fala mal dese carro e porque nunca teve um

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