A revista FULLPOWER colocou o novo Gol Rallye 2014 no dinamômetro para testar se os valores de potência e torque informados pela Volkswagen para o seu motor 1.6, de fato, se verificam na prática. Segundo a VW, o motor 1.6 do Gol Power, quando abastecido com álcool, tem 104 cavalos de potência máxima e 15.6 Kgfm de torque máximo.


Como sempre estamos acostumados com números "otimistas" divulgados pelas montadoras, não deixa de ser surpresa o fato de, na prática, o motor 1.6 da Volkswagen se mostrar com mais potência e torque que o oficialmente informado.  Confira o vídeo:



Com se pode observar, o Gol Rallye 2014 ficou com 109,2 cavalos de potência máxima (5 cv a mais que o informado pela fábrica) e entregou um torque máximo de 15,7 Kgfm (0,1 Kgfm a mais que os 15,6 oficiais).



É importante apontar, porém, que variações nos valores de potência e torque máximo em relação aos divulgados pelas montadoras é natural, já que há muitas variáveis na linhas de produção que afetam positiva ou negativamente a potência real. 

Fonte: FullPower

42 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Rallye... que piada... kkkkkkk... por falar nisso o Rally dos Sertões começou este fim de semana.


    Agmar.

    ResponderExcluir
  2. esses 109 cvs são nas rodas ?? se for a fullpower ta querendo dizer então que o gol tem uns 130 cvs no virabrequim e isso mesmo ???? fala sério só faltava essa. pqp agora o carlos vai ter uma convulsão um colapso quem sabe até um heart attack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário não condis com nada , esses tipo de teste são feitos pra ver se a fabricante entregam mesmo o prometido , e nesse caso acho que foi comprovado que entrega até mais potência do quê o esperado , e isto é fato , não adianta querer ir contra fatos .

      Excluir
    2. O que ele falou tem tudo a ver.

      Excluir
    3. Esse dinamometro é que precisa de aferição! Quando foi feita a última aferição dele? Esse 1.6 VHT é uma piada... de mal gosto!

      Excluir
    4. O que salva é o peso baixíssimo do gol, por isso que ele tem um ótimo desempenho para 1.6. O Fox não faz tanta mágica igual o gol.

      Excluir
    5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. Adorei seu comentário homosapiens ridicolus... Tô rindo até agora KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
      Mas até que o Gol anda bem, tem uma boa transmissão, um bom torque e é leve.

      Excluir
  3. Variação normal de produção. 5% a mais ou 5% a menos são esperados...

    Costuma-se falar que, numa produção em série, de cada 100 carros, 96 são normais, 2 são acima da média e 2 são abaixo da média...

    Fiote, são 109 cv NO MOTOR. Nas rodas, são cerca de 30% a menos devido às perdas mecânicas...

    ResponderExcluir
  4. pois é justamente por saber que há perdas mecânicas que fiquei na dúvida de onde tinham vindo esses 109 cvs se das rodas ou do virabrequim já que o carblog e feito essencialmente por VW fanboys fica dificil acreditar em certas noticias postadas aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade nao se pode confiar em nada relacionado a VW nesse site....esperar o que se o dono do blog nao respeita opinioes e apaga comentarios.

      Excluir
    2. Na verdade, aqui tem muito mais haters do que fanboys. O "ódio" sempre atrai mais que o "amor" e como esse blog tem muitas notícias sobre VW, os haters ficam muito a vontade para criticar qualquer coisa relacionada a ela. Aqui se critica a "VW group" mais do que em qualquer outro grande blog, basta comparar as notícias no Carplace, NA, entre outros, onde os veículos da VW são muito menos criticados. Aqui os haters não perdoam nem a Audi, apenas por ser da VW.

      E os comentários não são apagados por serem opiniões contrárias, mas sim por possuírem palavras de baixo calão, ofensas diretas a algun(s) usuário(s) e coisas do tipo, o nome disso é moderação. Quem comenta com educação não tem seu comentário apagado. Inclusive já vi muito comentário a favor da VW ser apagado.

      Excluir
    3. Anônimo 1 - O nome disso que vc tem é : INVEJA!!

      Excluir
  5. Só quem tem sabe avaliar

    ResponderExcluir
  6. Não entendo o pessoal ficar questionando se é no virabrequim ou no pneu. Se os 104 cv são no virabrequim, os 109 tb serão, o que é já é excelente.
    Agora, a Hyundai divulgava o Veloster com 160 cv (acho) e quando foram medir tinha 128 cv....
    Ou seja, prefiro uma fábrica que informe menos do que a realidade à uma que informe a mais.
    Aliás, a VW sempre foi assim. Lembram-se do motor AP-800, que a VW divulgava ocm 99 cv? Esse motor tinha uns 11 cv, e o AP-800S uns 115 cv ou mais.
    O próprio AP-600 que divulga-se 86 cv deveria ter uns 95 cv no mínimo.
    Agora, 109 cv em um motor 1.6 8V tá bão, heim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, vc disse tudo... mas comparar Hyundai Ching Ling com VW, vc só pode estar de brincadeira.

      Excluir
  7. Esse gol rallye ficou muito feio,o anterior g5 era mais bonito,agora o que falar de um motor 1.6 de 109cv,se na concorrencia esses motores já possuem 117cv no caso do palio,128cv HB20,130cv new fiesta,os motores da volks já foram bons no passado,hoje em dia pararam no tempo,e tirando os TSI,e TDI o resto dos motores dos volks produzidos por aqui podem jogar fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o gol 1.6 de hj , continua a andar mais que todos esses citados ai ,se eu colocar o antigo ap ai é covardia , sem falar q carros da fiat são todos xoxos em torque .sem exceção fato.

      Excluir
    2. o new fiesta tem um motor com 130 cv, mais nunca vi um carro com 130cv levar 15 segundos para atingir 100 kmh, ate o jetta bem mais pesado e com um motor de 120 cv anda mais que essa carroça do fiesta.

      Excluir
    3. Onde o new fiesta faz 15 segundos, já vi vídeos fazendo em menos de 10 com cambio automático, e a quatro rodas também já conseguiu esse valor, não adianta ficar mentindo pra tentar virar verdade.

      Excluir
    4. Falar que gol anda mais que todos os citados é foda... eu ja tive um gol power 1.6 2009/2010 (G5) e hoje tenho um palio sporting. O palio anda mil vezes mais que o gol em arrancada e principalmente após os 100km/h pq em giro alto esse motor 8v morre.

      Excluir
    5. Amiguinho, já foram bons no passado? Sabe porque eles não fazem esse tipo de teste com outros motores? porque eles simplesmente não aguentam nada x nada! e outra, 130 cv de potencia e toma um pau do Gol? VW sempre foi e sempre será a melhor, pelo menos em questão mecânica!

      Excluir
  8. Grande coisa, continua sendo um gol...

    ResponderExcluir
  9. Tem gente que compra isso? Carro caro e de acabamento ruim. Paga se preço de compacto premium por um popular enfeitado. Falam de 109cv como se fosse grande coisa, basta olhar a concorrência na faixa de preço e verão que o carro peca no custo-benefício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiguinho, tu vens me falar de concorrência? Sabe porque eles não fazem esse tipo de teste com outros motores? porque eles simplesmente não aguentam nada x nada! e outra, 130 c.v. de potencia e toma um pau do Gol? VW sempre foi e sempre será a melhor, pelo menos em questão mecânica!

      Excluir
  10. Só não entendo porque necessariamente da matéria...
    Todos os carros tem variação de potência.
    E se pegarem um Onix 1.4 de 106cv e medir 110cv? Vai ficar feio pra esse 1.6...
    1.6 com 109cv(104cv) quando tem 1.4 com 106cv já no mercado...
    E o 1.3 (1.4 marketing) da JAC que tem 108cv? Por mais que seja HORRÍVEL em Torque e não saia direito em subidas, ele desenvolve 108cv...

    Agora tem que medir o Onix, o Palio e o JAC 1.4 pra postar também... quem sabe os números são errados e da menos/mais?
    Ah e não esquece que se começou, tem que medir todos hein...
    é cada uma....
    Achei quando li que a noticia era que a VW já estava colocando o 1.6 16V com 120cv "Escondido" nos modelos Rallye mas não, de 104 foi pra 109, tenha dó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar feio a volkswagen tem desempenho n tem nem comparação com o onix e ainda o motor dele e antigo. E essa jac motors e uma das piores marcas do mundo.

      Excluir
  11. acho que o pessoal que frequenta o blog, poderia ter uma interpretação mais eficiente relacionado ao que é noticiado pelo o blog!
    independente se seja mais ou menos, eu entendi tal noticia como uma curiosidade, uma noticia para "descontração".
    Fato que se fosse menos (a potencia) teria o dobro de criticas para a vwb aqui.
    Acho melhor criticar o consumo dos nossos veículos do que criticar potencias de motores, desempenho e etc.. pois, nem estradas descentes temos e a nossa gasolina.. bem todos sabem e como foi dito acima pelo o Carlos, realmente e melhor saber que se leva mais pelo o que divulgado

    Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é novo por aqui, esse Blog AMA a VW, e só defende ela.
      O meu ponto de vista é que tem VÁRIOS motores melhores, e eles não fazem testes nesses, só nos VW, e devem ter testado uns 20 motores 1.6 da VW e quando 1 deu 109cv, ai foi o suficiente pra deixar contente.

      Quer fazer post assim? Perfeito!
      Mas agora, faça com outros carros, pegue um prisma 1.4, pegue outros 1.6, faça no 2.0 do Jetta, ou com o 2.0 da nissan/renault. AI SIM eu vou gostar de ver e parar de criticar.

      Excluir
    2. Amigão, acontece que se fizer esses testes que fazem nos VW nos outros motores eles estouram rapidinho... o que adianta um 1.6 com 130 CV (New Fiesta) tomar um pau do 1.6 com 104CV da VW? Isso sem falar do ching ling HB20, que consegue ser mais fraco do que o Fiesta... os da Fiat 1.6 16V, passou de 2 anos de uso pode jogar no lixo, corre risco de pegar fogo, como já era no antigo Tipo/Tempra.

      Excluir
  12. E se pegarem um Onix 1.4 de 106cv e medir 110cv? Vai ficar feio pra esse 1.6...
    1.6 com 109cv(104cv) quando tem 1.4 com 106cv já no mercado...
    E o 1.3 (1.4 marketing) da JAC que tem 108cv? Por mais que seja HORRÍVEL em Torque e não saia direito em subidas, ele desenvolve 108cv...


    "Se" pegarem? Amigo, "Se" não existe. Quando a FULLPOWER pegar o 1.4 da GM colocar no dinamometro e mostrar a realidade, nós conversamos. Agora, o que é fato, é que o motor 1.6 do Gol é 5% mais potente que o informado pela VW. E isso é bom para seus consumidores.

    Entretanto, tenho a ligeira impressao que a GM vai correr do dinamometro com o motor 1.4, assim como ela corre do INMETRO na medição de consumo.

    Quem acredita que o Motor 1.4 da GM tem 104 cv, só 2 a menos que o 1.6 do Gol? Em todos os testes o Onix 1.4 foi muito mais lento que o Gol 1.6, e ainda bebeu mais. Ou seja, esse motor da GM não tem 104 cv nem aqui e nem na Conchinchina.


    Quanto ao motor do JAC de 108 cv? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Sem comentários. Se vc acha tão bom, compra um ..kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor! E quem garante que o valor marcado pelo dinamometro esta correto? Se pegar esse mesmo carro ai e levar em outro dina vai dar outro valor de potencia!

      Excluir
    2. Puta merda, o povo só sabe valorizar potência...

      Típico de conhecimento mecânico de boteco.

      TORQUE é o que manda nas arrancadas e não potência!

      Grande coisa que o 1.4 GM tem 106 cv... Olhem o torque dele, BEM inferior ao 1.6 do Gol.

      E querem que o Onix ande mais do que o Gol 1.6? Mais pesado e com menos torque... De que jeito?

      Não é ser fanboy não. É ser realista mesmo... Variações de 5% a mais ou a menos na potência dos motores é NORMAL na linha de produção, independentemente da marca!

      Excluir
    3. Eu foquei no exemplo de Potencia pois é o que o Post está mostrando, que veio com mais potencia que divulgado.
      E tentei argumentar, assim como você disse, que tem variação, e lembrando que tem motores 1.4 que são melhores em potencia que o 1.6 da VW.
      É obvio que o 1.6 vai andar mais, vai ter melhor retomada, ele tem maior torque, ninguém pediu essa comparação.
      E quanto ao JAC Carlos, se você leu, Eu disse que é uma MERDA de motor, mas tem 108cv...

      A GM faz bem em não se importar com o INMETRO, o Consumo NUNCA bate o que esta lá. Depende MUITO de como a pessoa dirige, a região onde mora.
      Meu sogro tem um Fluence, e não passa de 5km/l no Etanol, e ele só vai da casa pro serviço, e na manha. No INMETRO mede 6,8km/l na Cidade. E ai? Vai processar o INMETRO e a Renault?...
      Assim como já ouvi Milhares de relatos que o 1.6 8v da VW é gastão, e você diz ser econômico. A GM faz certo de não participar, poupa do trabalho de depois virem reclamar que não bate com o medido.
      Olha no NA, o consumo do Prisma e do Onix 1.4 na semana que ficou la em MG, e olha que lá tem muita subida hein. Faz o Gol e Voyage bater aquilo.

      E é óbvio que estamos rebatendo tanto sobre isso porque foi um carro da VW, e não de outra marca...
      A VW só tinha que trazer logo o 1.6 16V.
      Ai da pra ter coragem de comprar um VW 1.6...

      Excluir
    4. É, ninguém pediu mesmo para compararem torque.

      Eu foquei no TORQUE porque os bocós de plantão só ficam criticando o motor 1.6 da VW porque "só tem 104 cv e o 1.4 da GM tem 106 cv".

      Acontece que 95% dos que se dizem "entendidos de mecânica" só valorizam potência...

      E essa porra desse VHT 1.6 no Gol anda muito bem pelo que é. Sem AC, anda lado a lado de AP-2000 tranquilamente... 109 cv tá de muito bom tamanho para um 1.6 8 válvulas.

      Aí os mais bocós ainda querem comparar um motor 1.6 8 VÁLVULAS com um motor 1.6 16v ou mesmo 1.8 16v, dizendo que o 8 válvulas "morre em alta rotação"...

      PORRA, mas é ÓBVIO. Motores multiválvulas SEMPRE renderão mais nas altas rotações do que um motor apenas com 2 válvulas por cilindro...

      Sobre esse lance do consumo, concordo plenamente. 95% depende do MODO DE DIRIGIR e das CONDIÇÕES QUE SE RODA... Nem mesmo INMETRO ou testes da imprensa necessariamente reproduzem a realidade. O Ka 1.0 foi tido como "o mais gastão dos 1.0 e o que menos anda", mas é uma baita falácia... Tive um e o consumo e o desempenho dele eram exatamente na média da concorrência.

      Excluir
    5. A Fullpower testou o novo prisma ele tem 106.5cv e 14.3kgfm.

      Excluir
    6. Não foi minha intenção "Provocar" falando que ninguém pediu pra comparar o Torque.
      Mas infelizmente ainda não posso concordar que os 109cv no motor 1.6 8V da VW esteja bom.
      Concordo que obviamente vai andar mais que 1.4 com mais potencia do que torque, mas pense bem, se conseguem desenvolver 106 cv em um motor 1.4 8V, porque não conseguem algo perto de 115~120cv em um 106 8v?
      Se a VW queria deixar por tanto tempo o 1.6 8v no mercado, ao menos atualizasse...
      A GM tinha 1.4 mais fracos e foi atualizando e hoje tem 106cv
      A VW tinha 1.0 de 65cv(Gol G4) e depois fizeram o 76cv(Gol G5), ambos são 1.0 8V.... Por mais que seja outro projeto.
      Então TEM algo que pode ser feito no 1.6 8V pra melhorar essa potencia, mas a VW não faz.
      Não concorda?

      Excluir
    7. Concordo. E a resposta do porque a VW não atualiza o 1.6 é devido ao fato do giro de mercado do 1.0 em relação ao 1.6. O gol 1.0 chega a vender 75% a mais que o 1.6. Minha opinião apenas (não é regra nem lei)

      Excluir
    8. Não concordo sr. Myph13. Deixa eu te contar uma historinha: eu tenho um new Fiesta 1.6 com 130CV de potencia. Meu pai tem um GOL com 109 CV (ou 104, como queira) versão trend, e dá um baile no meu Fiestinha que ambos compramos novos. Então entenda, se as outras montadoras fazem motores de 130CV e é uma merrrda, torço pra VW continuar com esse ótimo motor de 109 CV. Se arrependimento matasse...

      Excluir
  13. https://www.youtube.com/watch?v=D4c2LHg4axo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cade a curva de potência e torque versus rpm? Sem isso não tem como avaliar. É a mesma coisa que nada!

      Excluir
  14. Guilherme, tenho um gol G5 pretendo trocar por um highline concordo que o preço ta bem puxado mas temos que entender que o gol ja nao e mais o carro de entreda da vw esse papel agora cabe ao up , mas como o Gol subiu de patamar devemos cobrar mais opcionais neste mesmo valor um ex seria o teto solar ja que seu concorrente vem trazendo tal acessório por um preço similar sou afavor de uma versão sportiline com bancos em couro e teto solar claro por 50 mil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem