A Tesla - uma empresa americana que há muitos anos vem investindo em baterias e sistemas elétricos - anunciou que no dia 20 de junho ela mostrará como recarregar um carro elétrico no mesmo tempo que se leva para encher o tanque de combustível : 5 minutos.


Se isso acontecer realmente é uma revolução no segmento dos veículos elétricos cujo único problema é o da autonomia e tempo de recarga. Para isso um grupo de jornalistas e especialistas estarão testemunhando esse novo sistema da Tesla.


O fato de poder recarregar uma bateria em 5 minutos parece ser aquilo que o setor estava precisando: um grande lançamento que não só facilitará a vida dos clientes que hoje necessitam de 8 horas para fazer a recarga completa como também uma oxigenação no setor que permitirá novos lançamentos e um maior dinamismo no mercado de elétricos tornando este carro de uma vez por todas - uma alternativa viável aos carros convencionais. O prognóstico é que em 2020 sejam 100 milhões de carros elétricos rodando no planeta. 


Muitas são as vantagens dos carros elétricos: motores elétricos são mais eficientes que os demais e a gasolina é hoje um dos modos mais caros que existem de gerar energia. Gasta-se 30 centavos de Real por kilometro rodado com gasolina e apenas 9 centavos com motor elétrico. Se pensarmos na manutenção o motor elétrico é mais simples e não tem tantas partes móveis como o convencional. Portanto não é preciso substituir ítens que se desgastam com o uso como no motor convencional. A manutenção fica mais barata: apenas pastilhas de freio, pneus e amortecedores. Há uma empresa do Paraná - Vez - que está desenvolvendo um carro elétrico totalmente brasileiro mas não sabemos quando o produto será oferecido para venda. O MIT - Massachussetts Institute of Technology - está desenvolvendo um city-car elétrico, o Hiriko, para apenas duas pessoas, com autonomia de 120 km e que recarrega em apenas 12 minutos.


Além disso o Hiriko que tem 2.5m de comprimento pode "encolher" chegando a ficar com apenas 1.5 m para caber numa minúscula vaga de estacionamento.


Como isso acontece? Uma parte do chassi desliza sobre a outra reduzindo seu comprimento. A previsão de lançamento é para este ano ainda.

Com informações: InsideEVS

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os carros elétricos não irão resolver os problemas de poluição:
    1º As baterias são tóxicas;
    2º Sobrecarga dos sistemas de distribuição de energia;
    3º Maior demanda na geração de energia que ainda se resume em termoelétricas, usinas nucleares e hidroelétricas que criam grandes impactos no meio-ambiente.
    Formas "limpas" de energia como fusão a frio ainda é ficção cientifica e a geração de energia eólica e solar ainda padece de baixíssimos rendimentos.

    Solução: Várias criaturas como os gigantescos e poderosos dinossauros apareceram e sumiram naturalmente da face da Terra agora o ser humano esta cavando a sua própria sepultura e arrastando p/ o seu futuro local de descanso eterno todas as criaturas deste mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte com o ilutre, mas tem rodando por ai modelos que se auto-carregam. Portanto não há necessidade de carregamento, isto é, não haverá sobrecarga na distribuição de energia.
      Estamos por enquanto com o problema de descarte das baterias, mas por enquanto, estão estudando a reciclagem na própria máquina, e o "sistema" do petróleo servirá para outras coisas.

      Excluir
  2. bicho bravo da gora serena!!!! hahahah

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Gostei do modelo do Tesla, é Lindo! O preço, digo eu, deve ser bem mais barato para que todos possamos desfrutar dessa facilidade. E quanto a recarga das baterias, seria melhor que o mesmo pudesse ser recarregado em casa também. E fazendo referência a toxidade das baterias, sugiro que sejam isoladas das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. A baterias que o Brasil selecionou, que são baterias de Sódio, apesar de ser um pouco menos eficientes, não são poluentes e são mais baratas.
    http://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2013/03/carro-eletrico-com-bateria-de-sodio/22144
    Exemplo de bateria de sódio: ZEBRA
    http://www.abve.org.br/PF/ExibePF.asp?codigo=0040

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem