O Chevrolet Cobalt é o carro que a General Motors do Brasil lançou para posicioná-la do crescente segmento de sedãs médio-compactos. A fórmula, inaugurada pelo Renault Logan, é simples de falar e difícil de executar: tamanho e espaço de sedã médio com preço de compacto. Nissan Versa e Fiat Grand Siena também disputam esse mercado.

Chevrolet Cobalt LT 2013

O Cobalt, porém, foi o carro que exacerbou todas essas características: é o mais bem equipado, o que tem o maior porta-malas (563 litros) e o que oferece o maior espaço interno, e o resultado veio: líder de vendas nesse segmento desse que foi lançado. Só em junho de 2012 foram emplacados 6.412 unidades - mais que a soma dos segundo (City) e terceiro colocados (Versa).

Chevrolet Cobalt LT 2013

E dentro da linha Cobalt, a versão LT é uma das mais procuradas, por sua boa relação custo / benefício. Partindo de um preço de R$ 41.348, acrescenta-se R$ 935 da cor Prata Polaris, perfazendo R$ 42.283, o que inclui: alarme Anti-furto; bolsas de ar infláveis (air bag) frontais para motorista e passageiro; controle central das travas elétricas das portas posicionado no painel central; sistema de Freios com ABS (Anti-lock Brake System) com EBD (Electronic Brake Force Distribution) na 4 rodas.

Chevrolet Cobalt LT 2013 - prata polaris

No que respeita à aparência, o Cobalt LT vem com calotas integrais de 15" que encobrem rodas de 15" x 6J; maçanetas externas das portas na cor do veículo; painel de instrumentos em tonalidade Café com detalhes em Cinza.

Chevrolet Cobalt LT 2013

Além disso, as portas contam com acionamento elétrico das travas e há o ar condicionado manual. A chave principal é do tipo canivetes e incorpora o sistema de travamento das portas e de abertura do porta-malas. Completam o pacote direção Hidráulica, iluminação no porta-luvas e no porta-malas, vidros elétricos dianteiros e coluna de direção com regulagem em altura.

Chevrolet Cobalt LT 2013 - interior

Apesar de não contar com sistema de som, o Cobalt LT básico vem preparado para recebê-lo. O banco traseiro é bipartido, 60/40, dobrável e dois encostos de cabeça em formato de "L" invertido com regulagem em altura e removíveis também estão presentes.

Chevrolet Cobalt LT 2013 - interior


Mecânica

O motor do Chevrolet Cobalt LT 2013 é o Econo.Flex 1.4L com 102 cavalos @ 6200 rpm quando abastecido com álcool e 97 CV (71.3 KW/ 96 HP) @ 6200 rpm quando usado gasolina. O torque máximo é de 13,0 mKgf (128 Nm) @ 3200 rpm com álcool e 12,8 mKgf (126 Nm) @ 3200 rpm com gasolina.

Esse conjunto motriz produz os seguintes números de desempenho:

Aceleração de 0 a 100 KM/h em 13,4s
Aceleração de 0 a 1000 m em 34,7 s
Retomada de 40 a 80 Km/h em 9,3s
Retomada de 60 a 100 Km/h em 12,6 s
Retomada de 80 a 120 Km/h em 18,8 s
Velocidade máxima: 170 Km/h

Consumo de combustível

Ciclo urbano (cidade): 7,3 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 9,9 Km/l de álcool
Autonomia: 530 Km com álcool (tanque de 54 litros)

Interior

Chevrolet Cobalt LT 2013 - interior - painel

O interior do Chevrolet Cobalt impressiona bastante em função da grande disponibilidade de espaço, tanto na parte dianteira quanto no banco traseiro. O espaço para as pernas de quem vai atrás é maior que de muitos sedãs médios, como Corolla e Civic.

Chevrolet Cobalt LT 2013 - interior

Mas, ao contrário do Versa - que peca nos materiais usados - o Cobalt conta um interior agradável e com um ar de sofisticação. O tom "Café" do painel com detalhes em cinza, associado com o tonalidade clara do revestimento dos bancos evidencia que você não está em um popular (sensação que vem no caso do Versa, mesmo na versão SL).

Chevrolet Cobalt LT 2013 - interior

Chevrolet Cobalt LT 2013 - interior - bancos traseiros

O painel também apresenta-se com um visual interessante, bem acabado, com peças bem encaixadas e com revestimentos agradáveis ao toque. 


Chevrolet Cobalt LT 2013 - interior

Chevrolet Cobalt LT 2013 - interior

Concorrentes

Os principais concorrentes do Cobalt LT em preço são o Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V e o Nissan Versa SL 1.6. Se for possível encontrá-lo nas concessionárias, o Fiat Grand Siena Essence entrega pelo mesmo preço um estilo mais agradável, e um pacote de equipamentos similar, mas perde em espaço interno e no tamanho do porta-malas.

Fiat Grand Siena Essence 1.6 16 x Chevrolet Cobalt LT 2013

Já o Nissan Versa SL 1.6 é bem equipado e tem a mais que o Cobalt o sistema de som, além de um motor 1.6 16V um pouco mais potente (111 cv, contra 102 do Chevrolet). O estilo de ambos - Cobalt e Versa - são controversos, sendo que o Versa levanta discussões sobre o que estavam fazendo os projetistas quando criaram sua traseira, o mesmo questionamento é feito para o Cobalt, mas na dianteira. É claro que gosto é uma questão subjetiva, mas entre os dois, o Cobalt ainda é mais harmonioso. Se você faz questão de estilo, fique com o Grand Siena, ou um Voyage 2013.

Nissan Versa SL 1.6 x Chevrolet Cobalt LT 2013


Conclusão

O Cobalt LT 1.4 Econo.Flex é um carro que procura seduzir o bolso do consumidor com um bom pacote de equipamentos por um preço competitivo - menos de R$ 42.000 reais. O conjunto da obra mostra que o Cobalt não é apenas um preço camarada. Ele é um sedã médio compacto bem construído, com um interior agradável e bem acabado. 

38 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. De perfil e de traseira, o carro até que não é feio.

    Mas essa maldita frente de Agile estraga todo o conjunto da obra.

    Não é possível que os designers da GM tenham achado isso bonito.

    Provavelmente, a equipe migrou da GM para a Ford e vice-versa, porque o Cruze reestilizado ficou BEM melhor e o New Fiesta ficou horroroso com a reestilização para o ano que vem.

    Impressionante como conseguiram estragar um carro tão belo como o New Fiesta... Decididamente, não terei um carro da Ford por causa dessa presepada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ñ tem dinheiro nem pra comprar uma bicicleta por isso que fica colocando defeito em todos carros

      Excluir
    2. Esse é um carro perfeito, dirigi um e me apaixonei, quero um para mim lindooooo

      Excluir
  2. Eu já não gosto da traseira do carro. Exagerada demais. Deve ser pra ampliar espaço no porta-malas. Agora concordo que esse grade frontal partida não casou bem com a Chevrolet, raras são as exceções.

    É meio beberrão, né não? Pelo menos a álcool.

    ResponderExcluir
  3. não fui com a cara de Cobalt , ele com "supercalotas" então , Deus me livre ! mas deve ser um bom carro e tem preço bom por ser um sedan , não compraria nem que a vaca morresse de tuberculose de tanto tossir !

    ResponderExcluir
  4. Já não discuto preferência por modelo, motor ou cambio.

    O mercado automotivo brasileiro é escroto. Bando de canalhas, junto com o governo igualmente canalha. Somos roubados por todos os lados e o imposto que pagamos vai pro ralo da corrupção.

    Eu não compro carro zero! nem troco o meu. E a falsa classe média continua vendendo a alma pra sentar numa lata pelada mortífera, e se bater um pouco mais forte já sabe... é saco preto, pois a vida de um brasileiro não vale como a de um europeu ou um americano. Pois 2000 mil reais em um AB2 ABS deve fazer falta para essas montadoras do inferno. É uma verdadeira sacanagem oque fazem por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A geração de empregos diretos e indiretos que se dane então, né?

      Depois que o país entrar numa crise feia, como a que ocorre na Europa, certamente você irá reclamar também.

      Primeiro você diz que quem compra carro 1.0 zero km é idiota, que nem tu fez lá no post do Ka, e agora quer inferir que compra qualquer carro novo também é idiota?

      De boa... É fácil resolver essa situação. Mude de país. More na Europa ou nos EUA para comprar carro equipado a preços baixos. Mas claro, não reclame do custo de vida por lá, bem mais alto.

      Pára com isso. Diferencie o "não pago" de "não vale". São coisas bem diferentes.

      Excluir
    2. concordo,e alem disso cada um compra oque quer e como quiser,agora ñ vai comprar comida pra ñ pagar impostos tambem...se eu quero comprar zero km e consigo pagar a vista ou financiado vo la e compro,ñ me interessa a opinião dos outros,a ñ ser q me ajudem a pagar né!!!!!

      Excluir
  5. Quando surgiu o primeiro flagra do Cobalt de produção, fiquei impressionado com o dom que o Carlos Barba e sua equipe têm para criar carros feios, parece ter sido proposital. Num primeiro momento pensei que fosse mais horrendo do que o Agile.

    Uma coisa é design harmônico feio, outra coisa é não saber tirar do papel, não conseguir passar para o tridimensional e ainda aceitarem produzir o carro. Esse também é o caso do Grand Siena.

    O que salva o Cobalt e a Spin é o conforto, acabamento um pouco mais refinado, espaço, no caso do Cobalt, e só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora realmente você chamou a atenção para um fato que de fato ocorre no Grand Siena: o carro é lindo e harmonioso visto de lateral, mas quando olhado de perfil (3 x 4 como dizem os gringos), ele fica completamente esquisito. E isso deve ser o problema na hora de fazer o modelo tridimensional.

      Entretanto, por mais que ache a frande do Cobalt estranha, não acho que ele sofre do mesmo problema do Grand Siena quando olhado de outros ângulos que não os perpendiculares em relação à carroceria. Além disso, a frente é a única parte do Cobalt que é estranha - e que permite à GM solucionar o problema com certa facilidade.

      A traseira acho bonita e o interior também. Belo carro, com amplo espaço interno.

      Excluir
    2. Sim, é verdade, é relativamente bem resolvido a partir de vários ângulos, porém, na minha opinião, sacrificaram o design em alguns pontos com a procura de mais espaço interno. As colunas A, B e C ficaram um pouco mais verticais do que deveriam, na transversal. Mas é bem pouco, nada que incomode de fato.

      O design do Grand Siena é uma aberração, copiaram a frente do Hyundai Accent da geração passada e a traseira, do Kia Rio Sedan atual, não somente superficialmente mas em diversos detalhes, inacreditável. No interior, se puserem logotipos da Tata não tem quem diga que é um Fiat.

      Excluir
    3. Disse tudo. O design do Grand Siena ficou estranho mesmo...

      Frente "gorda" e desproporcional com a traseira, que é "magra" demais.

      Excluir
  6. Esse carro ficou meio feio, mas com um bom acabamento e um belo design. Pelo visto esse carro ficou bem devagar, porque acelera de 0 a 100Km em 13,4s e não ficou quase nada automatizado. Pelo que eu acho ele não vai fazer muito sucesso, mas tá com um preço bem caro.

    ResponderExcluir
  7. Troquei meu clio 1.6/16v por um cobalt, a impressão de inicio é um carro de estilo, espaçoso, linhas modernas, mas quando se dirige percebe que o motor 1.4 não ajuda e bebe muito 8 km na estrada com alcool e 10 com gasolina. To pensando em trocá-lo rapidinho.

    ResponderExcluir
  8. Lateral do cobalt e rodas, mata o desenho do carro....vc ver o carro no retrovisor imagina um agile, a traseira lembra um pouco vectra e astra, olha a lateral e pergunta que carro e este da GM.

    ResponderExcluir
  9. eu esto conprando um colbot,acho ele muito bonito,mas so compra quem tem denheiro ,canbadas de otarios

    ResponderExcluir
  10. Tantas reclamações aí. Achei lindo o Cobalt.

    ResponderExcluir
  11. ÓTIMO CARRO, EU TINHA UM SPACEFOX, O COBALT DA DE 10 A ZERO NELE. PARABÉNS CHEVROLET PELA INOVAÇÃO DE SEUS VEÍCULOS.

    ResponderExcluir
  12. Experimentem um LT ou LTZ 1.8, manual, ou melhor ainda, com o cambio automático de 6 marchas: Garanto que depois de dirigi-lo, e de verificar o custo benefício em razão aos concorrentes diretos, vocês vão achar ele lindo.

    ResponderExcluir
  13. Comprei um LT essa semana, o carro é ótimo! Muito silencioso e com espaço de sobra para famílias de até 5 pessoas. Custo benefício excelente. O concorrentes me levariam pelo pelo menos uns R$ 5.000,00 a mais pelo mesmo pacote. E o seguro completo com carro reserva saiu por R$ 1600,00. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  14. Quem sabe dirigir, faz até mais kilometragem com 01 litro do que o anunciado pela GM.

    ResponderExcluir
  15. É engraçado, o povo reclama demais em tudo ve defeito, o Cobalt É UM SUPER CARRO, CARRO FAMILIA, ele ate é mais confortavél que o Cruze, OTIMO CARRO, precisa-se ter,dirigir pra poder julgar... mas entedo que gosto nao se discute, mas conforto diz muito...

    ResponderExcluir
  16. Bom...Comprei um Colbalt LTZ 1.4. Apesar de ter que adimitir que o motor dele é um pouco fraco para o tamanho do carro, porem já me acostuei com o mesmo. E tenho que levar em consideração que sai de um Vectra 2.2 16V. Ai é até covardia de comparar os 138CV e 20,6Kg/f de torque.
    Estou satisfeito com o meu Cobalt, é comfotavel, muito gostosode digirir. Indico para a compra para quem não anda com o carro com o portaq malas lotado e carregado com 5 pessos. Ele com malas normais e com 4 pessoas vai muoito bem.

    ResponderExcluir
  17. tenho um cobalt 1.4 e estou muito satisfeito , na estrada ele fez quase 14 km com 1 lt, e subindo serras. agora quem critica e porque ñ tem condições de comprar um kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. gente a pessoa que pagar mais de 40.000,00 reais vai estar preocupado com combustivel ora compra uma bicicleta a motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo,nos comentários alguns disseram q quem tem dinheiro compra e paga a vista,mais depois q compram reclaman q consome muito combustível, vá entender, agora cai naquilo q vc diz,compre uma bike então, vá tomar banho na soda.

      Excluir
  19. essa gente é idiota mesmo pra que comprar um carro com motor 2.0 se nossas estradas é uma porcaria , cheias de buracos, sem contar que os caça niques chamados de radares estão por ai, então pra que correr .

    ResponderExcluir
  20. então vale a pena msm tem um amigo querendo me passar um colbat 2013 lt 1.8 não sei se tem lt 1.8 mas devo pega vale a pena mesmo não vou entra em furada nao

    ResponderExcluir
  21. Bem gente, com conhecimento de causa digo que: tinha um cobalto 1.4, fiquei com ele por 8 meses, e só não gostei do motor 1.4, com o carro lotado é terrível (tartaruga), chateado, então peguei 1.8 lt completo, cara...era isso que gostaria ter...maravilha, combnação perfeita,tenho 58 anos,realmente me senti um perfeito tiozinho...recomendo a todos que troquem 1.4 X 1.8 ...equilíbrio perfeito...perdem pelo cabo espada, e tenhan uma boa noite...como eu estou tendo.

    ResponderExcluir
  22. Comprei um cobalt 1;4 lt, o carro é otimo, ja andei a 178 km/h é muito bom.

    ResponderExcluir
  23. Comprei o cobalto 1.4 LT, em novembro de 2013 e estou gostando do carro é muito espaçoso e confortável. Só não tem muita agilidade na subida com carga máxima.

    ResponderExcluir
  24. Tenho um Cobalt ,um excelente carro não achei defeito nenhum,ja tive o Siena,da de 10 a zero no conforto,o farol pode ser igual a do Agile mais para viajar de noite é ótimo,gostei vou pegar o novo cobalt,nao pretendo trocar de marca tão cedo

    ResponderExcluir
  25. Boa noite
    Edson= comprei um Cobalt LTZ 1.4 embora ja usado tive que gastar mais de 3.000,00 de manutenção mais estou achando um excelente carro, mais deixo um salve a galera que for comprar um semi novo cuidado com a Loja Azul veículos são um bando de marreteiro comprei lá mais não indicaria ninguém porque me garantirão que estava vendendo um carro revisado e quase não cheguei em casa

    ResponderExcluir
  26. Estou querendo comprar um Cobalt 2013 1.4 Queria que vocês me ajudasse me dando opiniões sobre o consumo dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo foguim, comprei um cobalt 1.4 LT flex 2013 2014, o carro eh muito confortavel, amplo espaço interno, o meu faz meia 9 10 com gasolina na cidade ainda nao peguei viagem com ele, eu particularmente sou apaixonado por carros grandes, muitos falam da frente do carro, mas isso é uma questao de opiniao, eu acho ele muito imponente, um carro de presença, eu estou apaixonado pelo meu carro, foi uma pena nao conseguir pegar o cobalt 2015 ltz a gas que o cara tinha na loja.
      minha opinião, comprei e estou muito satisfeito com o carro, se puder comprar a gás melhor ainda mas mesmo sem gás ainda sim recomendo.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem