O Novo Chevrolet Cruze 2012, que chega ao Brasil ainda este ano com motor flex para disputar mercado com Honda Civic, Toyota Corolla, Hyundai Elantra, Peugeot 408 e VW Jetta, tem sido considerado um carro de linhas bonitas, prazeroso de dirigir, econômico e fácil de dirigir.


O Novo Chevrolet Cruze 2012 foi desenvolvido com o intuito de recolocar a GM no segmento de sedans compactos nos EUA, e também criar um contra-ponto para os carros japoneses e sul-coreanos que vêm dominando esse segmento há alguns anos.

O Novo Chevrolet Cruze 2012 é baseado na plataforma do Chevrolet Volt e foi desenvolvido pela GM americana com o intuito de oferecer um carro bem equipado, com um interior sofisticado e um custo não tão elevado. Na realidade, o Cruze traz um pouco do status dos sedans maiores, como o Hyundai Sonata, para esse patamar inferior de preço.


O estilo do Novo Chevrolet Cruze 2012 é marcado por uma frente com desenho agressivo, com a grade dianteira dividida em duas por intermédio de uma faixa na cor do carro que abriga a gravata dourada da Chevrolet.

O perfil do teto em arco se harmoniza com o para-brisa inclinado e o estilo da coluna C, com bastante inclinação, empresa ao sedan médio da Chevrolet um ar esportivo.


Essa conotação esportiva também pode ser observada nos faróis proeminentes que envolvem os para-lamas e se prolongam pela lateral, e, na parte superior, esculpindo o capô do motor. Da mesma forma, a traseira vem com um spoiler normalmente encontrado em carros esportivos.


As rodas ficam próximas às extremidades, de forma que o balanço dianteiro e traseiro são reduzidos, o que contribui para transmitir uma imagem de robustez e esportividade. Os espelhos retrovisores tem um desenho aerodinâmico, aperfeiçoando ainda mais a aparência esportiva do Novo Chevrolet Cruze 2012.

O Cruze também se destaca por ser mais largo que a maioria dos seus competidores. As peças da carroceira são encaixadas com precisão, e que, associado ao acabamento adotado na parte externa do carro, faz com que uma imagem de qualidade e de solidez fiquem evidentes.

O interior do Chevrolet Cruze também não decepciona. A cabine é revestida com materiais de alta qualidade e os encaixes dos componentes beiram a perfeição - decorrência da baixa tolerância de montagem adotadas pela engenharia da GM.


O painel é revestido com materiais agradáveis ao toque, suaves e que exalam qualidade, algo não muito comum nesse tipo de carro. O interior do Novo Chevrolet Cruze realmente impressiona, assim como o painel de instrumentos com todos os instrumentos necessários e iluminados por LEDs, em tom azul gelo.

No console central observa-se os sistemas de entretenimento, controles de ar-condicionado e do sistema de som. As tolerâncias de montagem adotadas para os componentes do painel são de 1mm, e a máxima distância admitida entre o revestimento do painel para as portas é de 5mm - valores expecionais para um carro que não é da categoria de alto luxo.


Nos EUA, o Chevrolet Cruze LTZ vem equipado com um motor turbo de 1.4L quatro cilindros e comandos de válvulas de variação contínua, capaz de entregar 138 cavalos a 6.300 rpm e 90% do seu torque máximo a 1.800 rpm. Trata-se de uma unidade motriz que sobe de rotações com facilidade e é bastante suave e macio em termos operacionais.

A caixa de transmissão pode ser uma unidade manual de seis velocidades ou um ma versão automática também com 6 marchas. Em termos de consumo de combustível, a GM aponta uma média de 10 Km/l de gasolina em cidade, e até 15Km/l em ciclo rodoviário.


O esquema de suspensão do Chevrolet Cruze é o MacPherson na frente, e um avançado desenho em Z-link na traseira. Trata-se de um layout inovador na traseira e que contrbui para a redução de ruídos e vibrações, permitindo uma condução confortável e melhorando a capacidade de manobra do carro.

Os equipamentos de segurança presentes no Novo Chevrolet Cruze LTZ são controle eletrônico de estabilidade, com redução de rolagem, controle de tração e de potência, e freios a disco nas quatro rodas. A direção de assistência elétrica, o que ajuda na economia de combustível.

As rodas do Chrvrolet Cruze LTZ são de 18 polegadas fundidas em alumínio, montados em pneus radiais de perfil baixo, o que indicam pouca disposição para transitar em vias não muito bem pavimentadas como as brasileiras.

Os equipamentos de série do Chevrolet Cruze LTZ são: sistema de com com 6 alto-falantes com interface USB, ar-condicionado digital, espelho retrovisor eletrocrômico, bancos de couro , computador de bordo, bancos traseiros rebatíveis 60/40 traseiro, travas elétricas das portas, acionamento elétrico dos vidros, revestimento dos bancos em couro, dois air-bags frontais, air-bags cortina laterais, airbags de joelho na frente, controle de estabilidade com sensor de capotamento, controle de tração e freios ABS, cintos de segurança de três pontos em todas as cinco posições de assento, pré-tensores dos cintos de segurança,

Conclusão

O Novo Chevrolet Cruze 2012 é um sedan médio com características de carro de luxo, tanto na aparência quanto no interior. Dependendo do preço que for comercializado no Brasil, pode se tornar um sério concorrente para o Toyota Corolla e Cia.

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. "capaz de entregar 1238 cavalos a 6.300 rpm..."

    1238 cavalos é mais do que um Bugatti Veyron. Alguma coisa errada, não?

    ResponderExcluir
  2. acho que o cara ai de cima não deve saber ler...
    não há uma única linha que diga que o Cruze te 1238 cavalos...

    ResponderExcluir
  3. Luiz Carlos da Silveira27 de abril de 2012 às 17:12

    Esclarecendo ao anônimo de 07 Nov:
    "capaz de entregar 138 cavalos a 6.300 rpm e 90% do seu torque máximo a 1.800 rpm."
    Para que dizer que o anônimo de 15 May não sabe ler! Se é por isso, "ai" tem acento agudo no i; na palavra "te" faltou um "m"!

    ResponderExcluir
  4. o do brasil ao tem esse painel legal no meio... eh simples em vez de dot pix... se economizam no painel imagina no motor...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem