Com o ambicioso objetivo de transformar o cenário automotivo de veículos compactos, a Honda apresentou o seu CR-Z, um carro pequeno que incorpora referências do antigo CR-X, um cupé compacto esportivo de tração dianteira que se tornou mania nos EUA, e que chegou a ser escolhido como o carro do ano de 1984 pela revista Motor Trend.


Honda CR-Z


O novo modelo é um cupé 2+2, com tração dianteira equipado com um 4 cilindros de 1.5L 16V associado a um motor elétrico de 10Kw que auxilia o motor à combustível nas acelerações, e que também dispõe de um sistema de armazenamento de energia cinética (regenerativo), energia esta que é armazenada em baterias de níquel. 






Os dois motores associados produzem uma potência total de 122hp, o que dá ao CR-Z o título de híbrido mais potente da Honda - e o menos eficiente do ponto de vista energético também. 


Equipado com transmissão manual, a Honda estima um consumo médio de seu novo compacto de 13,9Km/L na cidade, e de até 17Km/L em estrada. Já o modelo com transmissão automática continuamente variável é um pouco mais econômico: 16Km/L na cidade, e 18Km/L na estrada.

Então, se o CR-Z consome mais do que modelos híbridos da própria Honda, como o Insight, qual a inovação? A inovação é que o CR-Z não foi projetado para obter a máxima economia de combustível, mas para ser compatível com as exigentes normas do Estado da Califórnia relativas à emissões de poluentes. A letra "Z" do nome do carro vem de ZERO Emission.


Instrumentos do Painel - Honda CR-Z


Em termos de desempenho, o CR-Z acelera de 0-100Km/h em pouco menos de 9s. Para freá-lo, há discos de freios em todas as rodas (ventilados nas dianteiras, e sólidos nas traseiras). 






No painel há possibilidade de configuração de três tipos de condução: esporte, normal e máxima economia. O modo normal ativa o motor elétrico nas acelerações, e o sistema de assistência elétrica da direção. Em modo de máxima economia, o motor elétrico é desativado e permanece ativa apenas a assistência à direção. O modo Sport deixa o carro com respostas mais rápidas ao acelerador.



Esses modos de condução produzem diferentes cores de iluminação do conta giros: azul, quando em modo normal, vermelho na condução sport e verde quando em máxima economia.



O equipamentos básicos do CR-Z incluem transmissão manual de seis velocidades, controle de estabilidade, sistema de som com seis alto-falantes, ar condicionado automático e rodas de 16". O modelo EX vem equipado sistema de som especial de 360W de potência, volante revestido de couro perfurado e sistema de navegação via satélite.



Os preços ainda não foram confirmados, mas estima-se algo como US$ 20.000,00 para a versão mais completa - a EX.


2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Só é interessante este carro na Califórnia pq la exigem carros com emissão zero. Não gostei do estilo. O interior é legal.

    ResponderExcluir
  2. Passando para visitar o seu blog.
    Siga-nos: http://twitter.com/Zero_Emission_
    Uma aventura inédita em um carro 100% elétrico!
    Valeus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem